Identificação de substrato e outras dúvidas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
kenppires
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Mai 2016, 22:08
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 7 vezes

Identificação de substrato e outras dúvidas

Mensagem por kenppires »

Olá,
Estou começando no ramo das PCs (Faz 1 mês que adquiri minhas primeiras), já li bastante coisa aqui no fórum porém ainda restaram algumas dúvidas, também gostaria de ajuda para identificar este musgo que adquiri de uma vendedora aqui em recife no mercado São José, a moça disse que era substrato para orquídeas, e como foi o único lugar que achei, acabei arriscando comprar este pacote por R$5,00, infelizmente quando tirei do saco percebi que provavelmente não é musgo sphagnum (Que "mistura" seria esta? Serve pra algo?), sem falar que vieram 3 pedras pra fazer peso :( , pensei em comprar pela net mas o frete sai muito caro em relação ao produto e não achei em outro lugar por aqui, seguem imagens:
Pretendo futuramente fazer um "bog" de acordo com um tutorial que vi por aqui, porém tenho uma dúvida besta, como funciona o sistema de água do bog? como vou saber quando preciso colocar mais água?

Outra coisa que gostaria de saber, eu posso higienizar o musgo/areia com água da torneira? por exemplo: lavar a areia com água da torneira e no final colocar pra ferver?

Resumindo
1 - Que mistura seria esta da foto? (substrato para orquídeas)
2 - Como saber quando colocar mais água no "bog"?
3 - Posso higienizar o musgo/areia com água da torneira e depois ferver?

Seguem imagens da minhas PCs:
[thumbnail]https://c5.staticflickr.com/8/7067/2692 ... c73b_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://c6.staticflickr.com/8/7101/2713 ... 1015_o.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://c7.staticflickr.com/8/7219/2692 ... 928d_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://c4.staticflickr.com/8/7575/2713 ... a0d4_o.jpg[/thumbnail]
Que drosera seria esta?


Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

1 - Que mistura seria esta da foto? (substrato para orquídeas)
Parece Sphagnum com isopor e mais alguma ''raiz?''

2 - Como saber quando colocar mais água no "bog"?
Quando começar a ficar menos úmido.

3 - Posso higienizar o musgo/areia com água da torneira e depois ferver?
Pode.

Qual Drosera seria essa?
Parece D. Spatulata


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Boa noite, Segue um link com o projeto de um bog: como-fazer-um-mini-bog-how-to-make-a-li ... t5682.html a água é colocada pelo cano de pvc !!


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

mais um pq detalhe...

observa-se que sua dionaea e sua d. spatulata estão pedindo sol, estas espécies qto mais sol melhor. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
kenppires
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Mai 2016, 22:08
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 7 vezes

Mensagem por kenppires »

Vinilokão:P:D escreveu:1 - Que mistura seria esta da foto? (substrato para orquídeas)
Parece Sphagnum com isopor e mais alguma ''raiz?''

2 - Como saber quando colocar mais água no "bog"?
Quando começar a ficar menos úmido.

3 - Posso higienizar o musgo/areia com água da torneira e depois ferver?
Pode.

Qual Drosera seria essa?
Parece D. Spatulata
Obrigado, foi o que pensei da "mistura", só não sabia se o musgo era sphagnum :)
Mas... posso usar essas raízes no substrato ou melhor separar tudo, higienizar e só usar o musgo?
kaique escreveu:Boa noite, Segue um link com o projeto de um bog: como-fazer-um-mini-bog-how-to-make-a-li ... t5682.html a água é colocada pelo cano de pvc !!
Foi justamente deste bog que eu estava falando, pretendo fazê-lo futuramente :D
Edson Poscai escreveu:mais um pq detalhe...

observa-se que sua dionaea e sua d. spatulata estão pedindo sol, estas espécies qto mais sol melhor. : joia :
Realmente... o problema aqui é que moro em apartamento com déficit de varanda, tenho que me virar com as janelas que tem :D, sem falar que tenho dois gatos aqui, um dos gatos já comeu uma das armadilhas da dionae :( , porém já estou providenciando um lugar mais ensolarado para elas ;)


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

tente separar. confirme se o seu musgo será o da foto desse tópico. duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html
...só não sabia se o musgo era sphagnum


compare com a da foto, qq duvida publique uma nova foto somente do sphagnum para tentarmos lhe ajudar melhor.
posso usar essas raízes no substrato ou melhor separar tudo, higienizar e só usar o musgo?
raízes não, esta não é usado e terá que separar. se for realmente o sphagnum é aconselhável ferve-lo de 3 a 5 min para higienização. a branca provavelmente seja perlita. perlita é mais usado em outro gênero, as pinguiculas. separe superficialmente, mas sem problemas ser usado no substrato, mas este considere na quant. de areia. o sphagnum é aconselhável ser usado 50%.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na boa, eu não apostaria minhas fichas nesta mistura de substrato. O mesmo até contém algumas coisas que usamos nas PCs (musgo Sphagnum e perlita), mas o resto eu desconheço.

Como diria o refrão da música de Jorge Benjor; "Prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém"...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Ludgero
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 12 Mai 2016, 01:56
Localização: Goiânia, Go
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Ludgero »

comprei um pacote de "musgo para orquídeas" postei no fórum e alguns identificaram como sendo o sfagnum, paguei 10 reais por um pacote de tamanho similar a esse seu, tente encontrar em sua cidade, as vezes eles n conhecem por sfagum, só por musgo para orquídeas mesmo


A vida de um homem é oque seus pensamentos constroem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem