Identificação de Sphagnum

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Não sabia que funcionava aos finais de semana...


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Como faço para higienizar o sphagnum?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Você vai colocá-lo pra ferver durante 30 min.
Depois você pode espremê-lo até que a água comece a sair limpa...
Fora a coleta manual que alguns fazem para retirar gravetos e coisinhas indesejáveis do meio do musgo kk


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Deem uma olhada no esfagno que comprei em uma loja aqui em sp...

[img]http://img685.imageshack.us/img685/1527 ... 185057.jpg[/img]


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Parece que está limpo...
Se tentar cultivá-lo separe um pouco antes de ferver e faça daquela forma, numa mini estufa...


lucasmedeiros
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 11 Nov 2012, 11:25
Localização: Pelotas-RS

Mensagem por lucasmedeiros »

Fui atras do Sphagno hoje mas sem sucesso... Procurei em algumas floriculturas/casas de plantas e liguei para outras, e em todas obtive a mesma resposta de que não trabalhavam com o musgo. Achei estranho, pois a cidade não é tão pequena (320mil habitantes), mas deve ser por não ser comum de se encontrar PCs por aqui. Encontrei então no MercadoLivre (link) um vendedor de uma cidade próxima, mas gostaria de confirmar com vocês se é isso mesmo, pois no site diz ser o musgo desidratado.
Outra coisa, 200g são suficientes para fazer o substrato da planta se ele for misturado com areia na razão de 1:1?

Ou então alguma outra mistura possivel que não utilize sphagno, para q possa fazer a troca mais rapidamente. O tempo de entrega do produto é de até 5 dias úteis, e com o feriado de quinta o produto chegaria só la pelo meio da semana que vem...

Abraços


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lucas - O suposto sphagnum está ensacado, por isso não posso garantir com 100% de certeza que se trate do musgo usado no cultivo de PCs. Seria mais prudente pedir fotos dele, fora do saco, para o vendedor para ter certeza que não está comprando "gato por lebre".

Como comaparação acesse o tópico Ajuda!, da forista Ana, e veja que em uma das postagens colquei a foto de como seria o musgo seco e vivo, lembrando-se apenas que o útimo deve ser usado apenas como decoração nos vasos, não se prestanto para germinar sementes de PCs.

Quanto ao uso de outro substrato, vai por mim com neste género/espécie de PC que você tem, este substrato que te passei é o mais recomendado.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Olá pessoal, Ultimamente tenho estado com uma pergunta que não quer calar-se:
Vocês diriam que esse musgo pode ser usado no plantio de PC's?

Imagem

Imagem

Não tenho certeza se é Sphagnum, mas eu diria que é algo muito próximo.
Caso seja utilizável, gostaria de saber quais plantas podem ir nesse substrato, levantando o fato de, como todo o musgo, ele retém bastante água.
Também queria conhecer se ele necessariamente deve ser fervido, ou se posso utilizá-lo do jeito que está,
Pois fico com pena de mata-lo, afinal ele é um ser vivo.


Por enquanto é só, creio que ao decorrer da conversa irão aparecer novas perguntas :mrgreen:


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não está com cara de Sphagnum não, desconheço se o mesmo serviria para nosso hobby, para saber apenas fazendo uma "experiência" com uma PC e, mesmo assim você teria que colhê-lo e secá-lo, uma vez que vivo poderia trazer junto algum fungo, fito-vírus, erva daninha, ovos de insetos ou quiçá quaisquer outras pragas oportunistas que não desejamos ter em nossos cultivos.

Obs.: Tópico fundido para melhor organização do fórum.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Eu achei que daria para cultivar nele sem problemas porque quando eu viajei na Bahia, mais especificamente um lugar próximo a Chapada Diamantina, encontrei uma pequena colônia de Droseras vegetando nele, então trouxe um pouco do musgo para ver se dava certo e, antes de colocar em PC's, resolvi utilizá-lo em seedlings de orquídeas que, por sinal, deu certo, segue a imagem:

Imagem

A partir daí achei que seria bom, mas para prevenção resolvi perguntar antes, então obrigado pela dica :D


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem