identificação de inimigos naturais de pragas agrícolas

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

identificação de inimigos naturais de pragas agrícolas

Mensagem por Fatikn »

nas minhas pesquisas sobre as joaninhas e afins, fui parar no site da embrapa e encontrei uma cartilha (gratuita) bem interessante.

Nela, a pesquisadora listou vários insetos (inclusive com fotos) pra q os agricultores possam identificá-los e preservá-los em suas culturas. Achei interessante, pq pelo menos, já consegui identificar alguns desses bichinhos por aqui e fiquei feliz... outros eu via muito por aqui e hj ja não os vejo mais... :cry:

Segue o link:

Publicação facilita a identificação de inimigos naturais de pragas agrícolas

Ah!! no meio da materia tem o link pra baixar a cartilha em pdf : joia :

Desculpem-me se eu deveria ter copiado e colado a matéria junto à fonte... mas achei mais interessante linkar, assim todo mundo "bebe na fonte" :)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

O que chegou a prejudicar por aqui foram:
Lagartas, Taturanas, Lesmas e Besouros, tais quais comem as plantas, famintos, sem dó nem piedade.
Pulgões, sugam a energia das plantas, e normalmente se camuflam dificultando encontra-los.
Cochonilhas, também se escondem normalmente nos vãos das plantas e sugam a ceiva delas.

Agora os piores e que demorei para encontrar nas plantas foram os Thrips e uns tatus bolinha, menores do que os convencionais e que não viram bolinha ao toca-los, vivem nos substratos úmidos das plantas e comem as raízes delas, por aqui as plantas prejudicadas foram as do gênero Nepenthes.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem