Ideia de cobertura para DIO MUDAS!

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Minhas cultivares estão vindo do Val, quanto ao efeito do vidro, eu pensei nisso também, por isso deixei ele bem alto até, nessa época de chuva quase não tem sol, as vezes uma ou duas hrs por dia, e está bem fresco, aqui a época menos quente é a do verão, pois é estação chuvosa, o problema mesmo, acredito eu, seria em meados de agosto, onde já marcamos 49°C com umidade de 15%. Por enquanto as plantas estão indo bem, deram até uma revitalizada, mas obrigado por avisar, vou ficar bem mais atento agora...
Quanto as cultivares, quando elas chegarem, se já estiverem com um tamanho razoável, irei retirar o vidro. Vou deixar uma foto abaixo, dessas plantas, que o Val me passou, que provavelmente ele iria me enviar, se forem essas mesmo acredito que já possam ficar ao tempo sem muitas preocupações, isso depois da aclimatação é claro..
Eu sei que sou cagao demais kkk mas é por que comecei a pouco.. e já reparei que as minhas típicas quando na chuva, sempre fecham quase todas traps, e já perdi duas adultas e dois leafs, então fico meio cabreiro em perder as cultivares, pois são carinhas..

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 001.md.jpg[/thumbnail]

Obrigado pelas dicas pessoal!


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

caso note esse problema, uma alternativa é forrar o vidro com sombrite! Já deixa a carta na manga..


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Então, estou correndo atrás de informações sobre o assunto, em uma pesquisa rápida pela internet, não vi em nenhum lugar dizendo que esse efeito ocorreria em um vidro totalmente plano, sem as gotas de água em cima é claro, então liguei para a maior empresa que fabrica e vende vidros em minha região, e conversei com um técnico, e o mesmo também me informou, que se o vidro for totalmente plano, sem frisos detalhes etc, ele não irá aumentar nem diminuir a insolação, muito menos causar focos concentrados de insolação, que seria o efeito lupa, hoje ao meio dia, horário mais forte do sol, irei verificar a taxa de lumens com um luxímetro, ao céu aberto e em baixo do vidro para comparação, isso será a prova real, a tarde posto os resultados. E também, em uma simples olhada por cima do vidro, se aproximando e se afastando, notasse que não existe nenhum tipo de “zoom” nas plantas, muito menos deformidades.. Mesmo assim vou ficar muito atento sobre isso, ao menor sinal de que o mesmo estará prejudicando minhas dios eu irei retira-lo. Outro ponto que poderia impactar, seria a retenção de calor, que é o que poderia ter acontecido no caso do aquário, porém acho difícil, pois o vidro está bem alto, e com as laterais abertas, mesmo sem vento algum o calor se dissiparia...
Agora algo que realmente irá acontecer, é a refração do sol, ou seja, dependo da angulação que o sol atingir o vidro, ele “saíra” em um ângulo diferente, em direção as plantas, como no exemplo com a foto abaixo, porém como meu vidro possui espessura muito pequena, quase não se nota isso, vou tentar arrumar um laser para fazer o teste a noite, depois posto o resultado também.
Obrigado pela participação e experiências dos Srs.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... esvios.gif[/thumbnail]


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Eu deixaria já no tempo, as plantas do Val são resistentes. Espero que tenha sucesso no cultivo o mais importante você já tem que é sempre buscar conhecimento e aplicar da melhor forma no clima da sua região. Eu demorei muitos anos pra deixar as minhas no tempo, depois que fui no Ono vi o cultivo dele apliquei na prática. Left e sementes sempre tem perdas fica tranquilo. :mrgreen:


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Eu espero mesmo algum dia perder esse medo e deixar na chuva kkk
O teste com luxímetro falhou, ele travou em 1.700.000 Lux em baixo do sol, e não mostrou diferença nenhuma embaixo do vidro, mas isso pq ele chegou no seu limite de cálculo kkk, pra se ter uma ideia, um cômodo pequeno com uma lâmpada led simples, apresenta em torno de 100 à 150 Lux.. Sei desses parâmetros pois faço projetos de instalações elétricas.. Mas vou continuar pesquisando a respeito..
Por enquanto as dios estão indo super bem, da para notar como elas sentem falta de sol, as minhas por estarem recolhidas já estavam com as folhas molinhas, uma tinha duas traps totalmente formadas faz uns dias, porém não dava sinal de abrir, hoje finalmente fez sol a manhã inteira, e somente este período foi o suficiente para abrir totalmente as traps e deixar as folhas durinhas novamente..
Quando eu tiver mais algum resultado, volto a postar..
Obrigado à todos. : joia :

PS.: Olá senhores, pois bem, estou retirando a cobertura de vidro das minhas dios, pois notei que não está sendo tão benéfico, elas não estão morrendo, porém estão estagnadas, antes elas pipocavam traps nova toda hr, depois que coloquei o vidro pararam de nascer folhas novas... não sei arriscar o motivo disso, pois os raios solares passam normalmente, e não existe um sobreaquecimento.. Vamos ver se vejo algum tipo de melhora, pelo menos valeu de experiência.. Mas assim como os colegas me aconselharam, acredito realmente que a chuva irá fazer muito bem para elas, pois fiz um teste com as minhas dios que chegaram pelo correios, depois de dois dias de descanso sem sol, ainda com as traps fechadas, eu borrifei agua em cima delas, e para a minha surpresa as traps começaram a se abrir, em questão de 4 hrs quase todas já haviam abrido quase por completo, então cheguei a conclusão que elas gostam e precisam sim de agua por cima, vez ou outra... Outro fato que me faz acreditar nisso, é que um amigo meu possui várias dios típicas dessas de 5 Reais, e todas estão gitantes, pois pelo menos uma vez por semana ele as rega por cima, uma ou outra ficar grande tudo bem, agora todas acho difícil, eu mesmo vi as fotos, estão bem grande msm, com as traps até 3,5cm, eu mesmo vou adotar esse método quando a temporada de chuva passar...


Obrigado a todos que me ajudaram e me aconselharam a deixar ao tempo, os Srs. Tinham toda a razão!


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Nem é a questão de água por cima... A questão é que a água da chuva trás outros benefícios... Ela vem com diversos micro nutrientes. Você pode coletar essa água (com uma bandeja por exemplo) e colocar por baixo... Dará "na mesma". Entre aspas pq sem dúvida o contato dessa água com a folha também fará bem mas por baixo já estaria bom também.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Hélio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 02 Mar 2014, 14:24
Localização: Blumenau SC. Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Hélio »

O vidro é lindo mas o problema da refração no vidro liso é realmente um problema. Eu uso uma bandejinha de aço galvanizado pintada de branco e exposta ao tempo para minhas dionaeas e não tenho nenhum problema, nem com chuva e calor. A água circula por ela 14 vezes ao dia o que a mantem a uma temperatura adequada. Gostei das etiquetas de identificação impressas.


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Na verdade não creio que realmente o problema teria sido esse vidro, eu fiz um post exclusivo sobre isso: uma-triste-experiencia-com-dionaeas-t86 ... ia#p105483
Inclusive, ontem voltei a colocar o vidro, pois havia dado uma chuva de 5 minutos, que fechou quase todas as traps da minha maior dio, essa foi a dio q me deu a primeira trap de 3,5cm e a chuva dispara, no final ela tinha tinha 2 traps abertas, que estavam de lado, e umas 6 fechadas, ai fiquei put* e coloquei novamente.. Vamos ver no que vai dar! :|


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Fica frio, pode deixar as dios tomaram chuva numa boa, não tem problema algum, todas as minhas tomam chuva. Esse mês mesmo choveu por 15 dias seguidos, as dios ficaram na chuva todos esses dias e adoraram.


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Eu sei cara, eu sei que não teria problema em deixar na chuva, mas pensa comigo, cada trap faz em torno de 3 as vezes 4 disparos, depois disso ela morre certo? A planta produz novas folhas de uma em uma e muito lentamente certo? Logo, se eu perder 90% das folhas por disparos inúteis, a planta não vai conseguir repor tudo em um tempo hábil, para ficar, digamos, bonita como antes, certo? Então, aqui temos chuva normal, e temos aquela chuva que da uns bitelo de uns pingos, que chega doer na pele.. foi uma chuva dessas que disparou quase todas as traps, e essas chuvas vem ocorrendo com frequência, logo se eu deixar no tempo, creio q em uma semana as traps já terão esgotado os seus ciclos, é claro que a planta não vai morrer, porém também não ficará cheia de traps, e principalmente, vermelhas! Que é meu principal objetivo, entenda, minha preocupação nesse momento não é com sua sobrevivência, e sim na sua estética...! Eu quero dios cheias de traps enormes e vermelhas... E nisso a chuva atrapalha e muito!


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem