Ibicella - Carnivora ou Assassina?

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Responder
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Ibicella - Carnivora ou Assassina?

Mensagem por guigacaldeirão »

Eu não sabia se colocava em mitos populares ou aqui,mas decidi colocar em outros gêneros mesmo:
É o seguinte,ano passado(no final do ano pra ser mais exato) eu fui ao nordeste ,na cidade de Surubim-PE e enontrei uma planta estranha que dava flores muito bonitas(e eu ñ sei como classificar o cheiro para alguns poderia ser bom,para outros ruim então...)ela tinha um cheiro estranho e produzia um fruto estranho que ainda verde eu peguei e abri : farmer : : farmer : (maldita curiosidade !!!)que cheirava ao meu ver,um pouco mal e que as folhas(apesar de parecer não ter mucilagem muito aparente)eram bastante grudentas,tinham um tipo de muco e formato de uma folha de abobora depois quando voltei pro rio de janeiro e ganhei meu computador com internet,comecei a pesquisar sobre frutas exoticas e apareceu um link sobre plantas carnivoras e apesar da minha decepção com a dioneia que pensava que teria morrido(depois de pouquissimotempo de pesquisa descobri que joguei ela fora no meio da dormencia : maluco : )e enquanto pesquisava encontrei um rosto (flor na verdade):
https://www.karnivoras.com/articles/25/ ... la-reducta" onclick="window.open(this.href);return false;
Depois de um tempo de pesquisa descobri que na verdade a especie que eu vi era a ibicella lutea e que é considerada proto carnivora(eu acho esse termo errado pois não se pode prever o futuro da cadeia evolutiva)ou simplismente de assasina,eu ate fiquei triste em saber disso mas as vezes eu encontro afirmaçõs estranhas como no primeiro link que encontrei:"Esta planta é passiva na forma como captura os insectos. Actua como um vulgar papel "caça moscas" semelhante à byblis ou drosophylle. Os insectos ficando colados à planta ao simples contacto. A planta está recoberta de pelos transparentes, finos e muito perto uns dos outros. Alguns segregam um muco, outros têm a função digestiva".
Vocês viram que o proprio site disse que a ibicella produz enzimas digestivas?
Esse daqui diz exatamente o que a maioria dos cultivadores diz:
https://www.ladin.usp.br/carnivoras/Por ... cella.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Aqui vai um treço do texto:"Tanto o gênero Ibicella quanto Proboscidea contêm espécies cujas plantas são totalmente cobertas por milhões de pêlos glandulares colantes. Montes de insetos diminutos são aprisionados nas folhas da I. lutea.

Mesmo assim, é quase certo que nenhum dos membros desta família digere suas presas por meio de enzimas digestivas, ou seja, seus pêlos glandulares são utilizados para proteção ou outros propósitos não-carnívoros.

Essas plantas herbáceas são de aparência normal. Indivíduos de maior tamanho bem lembram pequenas abóboras."
Ou seja não tem a desculpa de que so a especie ibicella reducta é carnivora uma dos sites errou pois um diz que nenhuma especie nem do gênero proboscidea quanto ibicella tem especies que tenham mesmo a capacidade de digerir insetos e outros artropodes pequenos e outro diz com todo certeza que uma das especies do gênero ibicella tem a habilidade de absorver os nutrientes de insetos !!!
Outro site que encontrei hoje parece ser o mais completo(e que infelizmente esta em alemão usem o google tradutor :cry: ):
https://www.fleischfressendepflanzen.de ... ffp?id=369" onclick="window.open(this.href);return false;
Dessa vez ele cita bastante sobre a habilidade digestiva da ibicella lutea vejam com tradução do google que ficou meio mer...mas da pra entender:"As glândulas são perseguidos principalmente a tarefa de atrair a presa e segurá-la. A luz solar (especialmente quando os raios do sol caem obliquamente sobre o papel) Fangschleim brilhante de ouro que, infelizmente, emite um cheiro de carniça claramente visível, tem muitos insetos, principalmente pequenas moscas, como as moscas de fruta, um recurso adequado.

Como mencionado acima, a garra do diabo Klebfalle passivo, o que significa que as folhas e os tentáculos não se mover ou não é um rolo para estragar mais facilmente dominar os presos e mais capaz de digerir. Desde que não Fangschleim muito é secretado, a planta também pode apenas pequenos insetos, como moscas e moscas brancas oprimido. Embora as propriedades de carnívoros lutea Ibicella há muito tempo já foi descoberto (em 1875 por WJ Beal, consulte Braem ou experiências revelaram-se), 34 p. (1906 em botânico italiano, E. Mameli, ver Peter D'Amato: O Jardim Selvagem, p. 289), que até agora não produziu a planta enzimas digestivas detectado por, a planta é classificada como präkarnivor isso.

Quando os insetos atraídos por Fangschleim entrar em contato, que ficou preso a ele e sufocá-Fangschleim, situar-se entre os bicos perseguida para o papel, de modo que o fluxo (por bactérias?) Do inseto extraídas de nutrientes para a superfície da folha, onde, em seguida, o glândulas sésseis assumir seu anfitrião".
Dessa vez eles citaram uma pesquisa cientifica em que disseram que apesar de não produzir enzimas digestivas,parece que talvez (pelo o que esta no texto leiam pricipalmente o último paragrafo)bacterias fazem a digestão e os restos do que não foi digerido a planta absorve


Agora a analise de texto:
o primeiro cita duas caracteristicas:
prender e digerir

No segundo ele cita apenas uma caracteristica:
prender

No terceiro ele cita todas as caracteristicas para uma planta ser carnivora:
atrair,prender e digerir indiretamente*(por meio de bacterias ou outro fator que torna essa digestão indireta)


Conclusão:as 2 unicas caracteristicas que todos os textos concordam e a parte de prender,pois não é preciso nenhuma pesquisa pra perceber que a mucilagem da ibicella prende insetos,e o modo de cultivo que nenhum dos três discordam.

Mas o meu verdadeiro objetivo é mostrar o quanto os sites da internet nem sempre são confiaveis e que o melhor é pedir ajuda à um cultivador experiente ou procurar em sites renomados e bem conhecidos(salvo a wikipedia :roll: com fontes nem um pouco confiaveis).
E vocês o que acham ?ela é carnivora ou assassina ? Pesquisem bem antes de responder e se conseguirem eu vou agradecer muito,pois foi por causa da ibicella que eu ganhei essa paixão por plantas carnivoras e eu quero mesmo saber sobre ela,abraços.


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

A questão é boa e ja é debatida a algum tempo entre os cultivadores de Pcs,
assim como a Stylidium (que tem uma mucilagem) não é comprovado se conseguem digerir realmente...

Eu mesmo já cansei de procurar informações esse tipo de informação em sites,
a melhor maneira é trocar idéia com a galera mesmo!! :mrgreen:


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

O problema é daonde a "galera" conseguiu essas informações,imagina se eles encontraram de um desses sites,a unica coisa que todos esses sites concordam é que a ibicella tem mucilagem,mas no último site ele comenta toda a pesquisa cientifica em torno da ibicella,dizendo que ela consegue absorver nutrientes,mesmo não sabendo como elas conseguem fazer isso e ate da o palpite de que pode ser feita por bacterias( alguem lembra da brocchinia ?)então qual o site com todas as informações certas ?


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

guigacaldeirão escreveu: ... então qual o site com todas as informações certas ?...
Não existe um site com todas as informações corretas.
São centenas de informações na internet com origem duvidosa.
Cabe a nós analizarmos a veracidade de cada uma delas e oferecermos inclusive a correção de algumas.
Levemos em conta também que muita gente simplismente 'pinça' uma informação qualquer (sem ao menos pesquisar se é válida ou não!) e publica em outro local (site/fóruns). Essa informação 'equivocada', mesmo corrigida na origem, vai continuar existindo por muito tempo no mundo virtual. : bad :


guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

mas,então qual o site melhor para pesquisa ?


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem