hormônio enraizador

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

hormônio enraizador

Mensagem por nelciJ »

boa tarde pessoal
bem estava eu desfrutando do feriado dando uma geral nas plantas, enquanto fazia uns leaf cutting nas minhas pinguiculas notei que a Xsethos estava sem nenhuma raiz , nenhuma mesmo totalmente solta, era a unica também que não estava formando mucilagem (ja desconfiava que devia ter algo errado com suas raizes ) e a mesma que esta formando um fruto por isso fiquei mais preocupado pois ela ja esta gastando muita energia para formar as sementes e sem raiz :shock:
então comecei a pesquisar sobre hormônio enraizadores e vi o uso de vitamina B1 para esse fim , então queria perguntar aos mais antigos se ja usaram vitamina B1 ou outro enraizador em suas PC´s e qual foi o resultado?


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O Marciel e o Paulo fazem uso de um produto chamado Superthrive, que nada mais é do que vitamina B1. Creio que desde que você use este enraizador na proporção recomendada pelo fabricante, ele não fará mal algum a sua P. x "Sethos".

Caso sua dúvida persista, entre em contato com os dois e pergunte como utilizam este produto em suas PCs ou espere até um deles responder aqui no seu tópico ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
O Marciel e o Paulo fazem uso de um produto chamado Superthrive, que nada mais é do que vitamina B1.

Rodrigo F. Costa
Rodrigo,

O Marciel não usa o SP, ele já postou aqui sobre a fórmula desse troço que usa vitamina B1. Na verdade ele já comprou e usou a muito tempo antes de saber o que era.

Eu tenho o SP, mas só usei em nepenthes e acabei não achando grande vantagem numa comparação que fiz.
Para outras plantas eu nunca usei, só num teste com 3 mudas de dioaneas aonde usei açucar + SP que acabaram morrendo.
Agora sobre o problema de enraizamento da pinguicula pode ser problema no substrato, praticamente com um fio de raiz essa plantinha já vai para frente.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:O Marciel não usa o SP, ele já postou aqui sobre a fórmula desse troço que usa vitamina B1. Na verdade ele já comprou e usou a muito tempo antes de saber o que era.

Eu tenho o SP, mas só usei em nepenthes e acabei não achando grande vantagem numa comparação que fiz.
Para outras plantas eu nunca usei, só num teste com 3 mudas de dioaneas aonde usei açucar + SP que acabaram morrendo.
Vou dar uma pesquisada no CPUK para ver se encontro algum enraizador que possa ser usado em PCs, sem que isto implique em danos ocasionais a elas. Caso ache algo, eu publico aqui para que possamos discutir as implicações de seu uso ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,

Não recomendo. Sugiro apenas que você a replante num substrato totalmente higienizado e mantenha as condições de luz/temp/umidade adequadas.

Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Nelci.

Não dá para dizer categoricamente que hormonios enraizadores funcionam por sí só, e sobre o uso da vitamina B não há relatos negativos. Sabemos que um cultivo saudavel depende de um conjunto de fatores.

A vitamina B1 (tiamina) é indicada para estimular o crescimento das raizes das plantas. Utilizei muito para produzir estacas de Nepenthes, e aparentemente existe um ganho, sutil, no desenvolvimento radicular.

O Superthrive tambem tem a receita oculta, mas dá para sentir o odor de vitamina B.

Sobre a sua P.xsethos, diminua a umidade do substrato e enterre a base da planta, de modo que fique em contato com o substrato. P.xsethos não gosta muito de solos encharcados.

Pinguiculas são as 'suculentas' das plantas carnivoras.

Abç


Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

muito obrigado pelas respostas galera
de imediato eu pensei que a culpa deveria ser de excesso de umidade no substrato então na mesma hora ja preparei um novo tirei as folhas que estavam feias e afundei o "bulbo" "centro" sei la da planta no substrato , não relatei mas ja dava para ver uma raizinha bem tímida surgindo .
se fosse uma situação normal eu não ficaria preocupado ja vi isso acontecer mais de uma vez ,o que me preocupou e que ela esta com um fruto formando o que seria um maior gasto de energia para uma planta que nem raiz tem no momento , por isso a ideia do hormônio ja até vi como se faz o bem dito em casa kkk
mas vou acompanhar o estado dela


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
philippegarrido
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 29 Dez 2011, 18:52
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por philippegarrido »

Meu amigo eu tenho experiências com enrraizador!!!Eu nunca utilizei nenhum com vitamina B1 como princípio ativo, mas eu uso um chamado AIB (Ácido idol butírico)!!!Esse hormônio é vendido misturado em uma base de talco estéril com (tiamina que é um revitalizante + enxofre) para matar bactérias e microorganismos que possam atacar as plantas carnívoras, principalmente se a técnica utilizada para propagação for a alporquia e estaquia em que o sistema linfático da planta fica exposto e suscetível a microoganismos invazores!!!Utilizei o AIB em estaquias em Nepenthes e Dioneias!!!O resultado foi excelente muito satisfatório, pois de uma única Nepenthes eu consegui fazer mais 3 e a minha Dioneia estava com problemas de saúde e simplesmente cortei pela metade o risoma e apliquei o talco enraizador puro sem diluílo em água!!!O resultado nas Dioneias tb foi excelente, pois a mesma enrraizou e está crescendo cada vez mais!!!Um detalhe muito legal, é que esta mesma Dioneia tinha acabado de sair d euma dormência, mas por problemas no substrato acabou com problemas de saúde!!!A solução foi dividi-la e enraizar a outra parte menos danificada!!!Devese tomar cuidado para o enxofre não apodrecer as raizes após as mesmas brotarem!!!Eu após 30 dias lavo as novas raízes e deixo que as mesmas se desenvolvam por conta própria, pois o AIB já cumpriu seu papel de fazer as raízes brotarem!!!Qualquer dúvida sobre o AIB, me perguntem!!!Por esses dias eu devo abrir um tópico falando sobre este assunto no qual eu domino!!!Um abraço a todos!!!


Avatar do usuário
rbarbusci
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 13 Dez 2012, 08:25
Localização: rio de janeiro
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por rbarbusci »

Philippe,

Seria válido a aplicação de algum desses hormônios (diluído em água) em raizes, em casos de transplante/ troca de substrato?


"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos."
(Bob Marley)
Avatar do usuário
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 03 Mar 2013, 00:13
Localização: Duque de Caxias - RJ
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por anairda »

e a história da tiririca?!!! por q ñ tentar algo como isso q é natural???
e-vamos-criar-raizes-com-tiririca-t3795.html



esse mato da em tudo q é lugar, ñ custa nada e ainda faz bem pras plantas!


cuidado com oque você deseja, pois pode se tornar realidade!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem