Hoje fui as compras

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Hoje fui as compras

Mensagem por Paulo »

Amigos,


Moro em Sorocaba que para quem não sabe fica a 100km de São Paulo.
Eu sou de Sampa e acabei em Sorocaba por acaso e conheço o Ceagesp muito bem.

Hoje eu resolvi ir no Ceasa aqui e dar uma volta pela cidade e ver o que eu conseguia achar.
O Ceasa que seria um pequeno Ceagesp foi uma decepção, tem muitas flores até vi umas Nepenthes, mas estavam tão sem graça e o preço de lascar R$ 27 cada vaso e com os vasos ainda em formação.

Aí saí atrás de esfagno, pó de coco, areia de quartzo e perlita.
Desses eu consegui achar apenas esfagno, bom achei barato comprei 150g por R$ 6, do resto não achei nada e acabei comprando vermiculita que custou R$ 3,50 o kg.

Cheguei em casa contente por ter achado alguma coisa, mas pesquisando eu vi que a vermiculita é alcalina e fiquei com receio de usar.

Bom, eu vou precisar comprar mais algumas coisas como medidor de ph, um higrometro do Crytec e outra coisa que li foi sobre a dureza da agua.

Agora ficam perguntas.
1- Posso usar vemiculita na preparação do substrato?
2- Eu não entendi patavinas sobre a dureza da agua, só sei que é quimica? Alguém pode abrir um tópico sobre isso e explicar?


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Pena nao ter achodo muita coisa Paulo, e 6 pila 150G de sphagnum eu nao acho muito barato nao hehehe.
aqui um amigo meu comprou 2 saquinhos que deveria ter umas 300g vivo em cada por 5 reais.
Mas uma dessa voce não acha em outro lugar mais barato, da uma sorte as vezes.
enquanto a vermiculita, eu nao tenho certeza, mas me parece que algumas pessoas usam para as PCs.
não posso te afirmar. mas creio que se voce usar uma mistura de Areia lavada e Sphagnum já está ótimo, e se tiver pó de coco melhor ainda.

Não sei te responder o resto.
boa sorte :D


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
André Fabri
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:14
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por André Fabri »

Paulo, dureza da água é o seguinte:

A agua que temos em qualquer lugar por ai, no rio, mar, torneira, etc, nunca é agua pura, ela tem sais e outras coisas dissolvidas nela, diversos tipos...

A quantidade de sais dissolvidos nessa água é o que chamamos de dureza. Quanto MAIS sais dissolvidos, mais dura a água é. a dureza é medida em ppm (partes por milhão), e no caso das PC's, ha um certo senso comum de que no caso das PC's, a dureza da agua deve ser inferior a 100ppm, outros dizem que deve ser menor que 50 obrigatoriamente.

EM lojas de aquario tem teste de dureza pra agua, nao é muito preciso mas da pra ter uma ideia nse sua agua é adequada.

PS: diminuir a dureza da agua nao é facil, voce precisa de algum método que cause os sais dissolvidos a precipitarem (voltarem a ser sal sólido)

Ca+² + Cl- -> CaCl2

Ou seja, os cátions e ânions dissolvidos na água se combinam novamente formando o sal, e ai deve ser separado da agua por filtração.

Espero ter esclarecido algo :P


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

paulo escreveu: ... contente por ter achado alguma coisa, mas pesquisando eu vi que a vermiculita é alcalina e fiquei com receio de usar...
Paulo,
Pode usar a vermiculita sem medo pois é de ph neutro (ph7). Eu sempre usei aquela da 'Dimmy' em todos os vasos das pcs na proporção 1:1:1:1 (1 vermiculita, 1 sphagnum, 1 turfa e 1 areia). Quando quero o substrato mais leve e aerado eu elimino a areia da mistura.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Marciel, voce consegue incontrar Turfa fácilmente?
Qual o preço dela, eu nunca incontrei que eu me lembre, só uma vez a vermiculita dimmy


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Turta? Loira?

Eu quero!!!
:carente:


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
megat
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2010, 22:43
Localização: Santos -sp

Mensagem por megat »

essa tal de "turfa loira" é feita de que materias?


Thiago
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Felipe,
Aqui no Ceasa SP eles vendem turfa natural (acho que vem de turfeiras de sphagnum do sul/sudeste) e agora não lembro o preço. Amanhã (domingo) vou lá justamente pra comprar pois o meu acabou. Então depois coloco o preço que paguei.
Ao procurar por turfa, peça sem adubo porque tem quem vende já adubado e pronto para plantar orquideas.
Parece que existe uma turfa da Dimmy mas essa eu não conheço e não sei dizer se dá pra usar.

crytech,
Não é a turfa loira. Essa é morena!!! :lol:


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Valeu Marciel, aguardo o preço da sua turfa morena :lol:
eu ja achei por aqui se nao me engano mas faz muito tempo e se nao me engano tinha adubo junto :cry:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,


Muito obrigado pelas informações e assim estou aprendendo e indo para galera. :rock:


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem