Haste floral + recuperação de dioneas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
ifucju
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:12
Localização: Não-Me-Toque/RS
Agradeceu: 19 vezes

Haste floral + recuperação de dioneas

Mensagem por ifucju »

Oie pessoal! Seguinte, tenho duas dioneas a alguns meses, ambas vieram plantadas em substrato genérico, mas uma delas foi arrancada do substrato por minha cachorra, e como não tem musgo na minha cidade, replantei-a em fibra de coco + areia. Tava tudo certo, tudo lindo, ambas as plantas estavam bem desenvolvidas, até que saí de férias e deixei as duas com minha avó para ela tomar conta.
Fiquei 10 dias fora, quando voltei as duas estavam com haste floral (é normal ser nessa época?) e também bastante amareladas, com muitas armadilhas mortas e muitas morrendo.
A planta da fibra de coco está com a haste muito maior, mas também está mais judiada.
Será que é devido ao solo, mudança de ambiente, ou por causa do nascimento da haste, que tende a enfraquecer a planta?
O que é recomendado fazer nesse caso? Cortar a haste, deixar florescer? Mudar de substrato?
Seguem fotoss:
Imagem
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por ifucju em 28 Jan 2016, 21:01, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

as fotos não viram publicadas. dê uma olhada em: publicar-fotos-t5702.html

boa sorte, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Geralmente eu não deixo minhas Dios florirem pelo fato das mesmas se desgastarem demais, porém esse ano abri uma exceção e deixei algumas delas seguir seu rumo e o resultado só não foi pior porque obtive muitas sementes.

Uma dica; corte a haste da planta que esta no substrato genérico e deixe a outra seguir em frente. Se algo de errado acontecer tu ainda terá uma planta reserva ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

veja as dicas do amigo Rodrigo. não sei se ainda é possível, mas não custa tentar, faça um "haste cutting (estaquia de haste floral)" e tente ver se consegue novas mudas. : joia :

a fibra de coco não é recomendada. estamos ainda em testes, mas caso vier a deixar na fibra, te aconselho a deixar um volume maior de água abaixo, uns 30/40%, analise a quant. para a fibra ficar bem úmida. a fibra acima aparenta estar seca e pode ser este o problema. "aparenta"


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

eu tb fico com o rodrigo...

dica: quanto a fibra de coco tente adicionar um pouco de pó de coco junto e da uma picada nas fibras, fica estranho esse emaranhado de fios


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Realmente depois da floração das minhas dios elas estão bem feinhas. Agora não sei se foi pela privação do sol e do pó da construção que tive em casa ou a floração. Pelo menos tive sementes e pelo menos umas 15 germinaram.


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

A minha dionaea floresceu e eu demorei pra cortar a haste. Depois que ela já atingiu seu tamanho máximo não adiante mais cortar porque ela já usou praticamente toda a energia que precisava. salvei a planta colocanto uma bolinha de osmocote 20-20-20 bem no cantinho do substrato. Ela terminou de abrir as flores e perdeu o aspecto amarelado das folhas.
Pra mim funcionou, de repente vale uma tentativa se tiver esse tipo de coisa à mão.
Abraço

Andre Gomes


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
ifucju
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:12
Localização: Não-Me-Toque/RS
Agradeceu: 19 vezes

Mensagem por ifucju »

Obrigada pessoal! Farei isso!! Minha mistura de fibra de coco tem bastante areia, então ela acaba ficando sempre bastante úmida, só as de cima ficam secas, pois é a fibra pura, mas picá-las é uma ótima ideia, pois percebi que as folhas mais novas ficam bastante enroscadas nas fibras.
Vou cortar a haste da que está no substrato genérico, pois ela ainda está bem pequena.
Obrigada, novamente :D


Avatar do usuário
yolanda.seg
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Fev 2016, 21:59
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por yolanda.seg »

Lendo essas respostas, fiquei com umas dúvidas, como deve ser a aparência final da haste floral? Ela deve abrir? E depois que a haste atinge o tamanho final a planta morre?


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

yolanda.seg escreveu:Lendo essas respostas, fiquei com umas dúvidas, como deve ser a aparência final da haste floral? Ela deve abrir? E depois que a haste atinge o tamanho final a planta morre?
então o correto e ela soltar uma flor ao atingir o tamanho programado por elas e isso pode variar... morrer não e o foco dela, digamos que vou tentar exemplificar

se eu mandasse você correr por 50km para ganhar 10 mil reais... : hero :

no fogo para ganhar o premio você poderia ate sair correndo... porem apos correr um certo período você ja saberá se consegue chegar ou não ao destino final, se sabe que não conseguira e normal simplesmente desistir, porem se você tem um problema de coração por exemplo ao atingir um X do percurso você irá bater as bielas mesmo... :caveira:

sendo assim e a mesma coisa com elas, se elas estivem bem ou ao menos +ou- poderão iniciar a floração, e se algo der errado elas tb podem abortar a floração, mais se tiver um problema mais grave e prosseguirem com a floração podem morrer sim, lembre-se tb que na corrida mesmo que você desista ainda terá que ficar parado uns 10 minutos para voltar sua respiração ao normal e umas 8h de sono para as pernas pararem de doer... mesma coisa com elas recuperação e demorada... : joia :


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem