Germinação e Quebra de Dormência em Sementes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Mensagem por Father_Time »

Ótimo tópico! : joia :

Para mim isso ainda é um mistério no caso das espécies "chatas" para germinar. Germinações homogêneas, até hoje, só consegui com sementes frescas. Claro que a falta de experiência, na minha opinião, é onde está o problema! :oops:

Recentemente comprei uma pancada de sementes de Dionaea no eBay, demoraram a chegar e vou te contar... Estratifiquei, usei GA3, muita luz, pouca luz, muito calor, pouco calor... Total de germinações: zero. :(

Abraços! ;)


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Marciel,

em cultivo de uvas, é usado o alho na proporção de 100 gr para 1 lt de água, após 48 hs aplicar no broto das estacas (gemas). este quebra a dormência e o parar de roncar. :lol: :lol:

em sementes de drosophyllum, que naturalmente pode demorar 1 mes, 3, 6, 9 até 12 meses... será que deixarmos a semente deste (sem escarificação) neste substrato por 24hs, com maior proporção de água, poderá ajudar?

como o semente deste é raro... :roll: :roll: , quando eu puder, farei a experiência primeiro em sementes de sarracênias.

que sou meio ou de todo doido, você já sabe amigo, mas no arriscar que podemos aprender. você já leu/sabe algo a respeito?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Edson Poscai escreveu:... em cultivo de uvas, é usado o alho na proporção de 100 gr para 1 lt de água, após 48 hs aplicar no broto das estacas (gemas). este quebra a dormência e o parar de roncar. :lol: :lol:
Oi Edson.

Sei que o método é utilizado para quebra da dormência de gemas de videiras e macieiras (propagação de estacas).

Segue um link de um trabalho sobre a 'quebra de dormência de macieiras com o uso de alho', em PDF, https://unicentroagronomia.com/destino_ ... erussi.pdf

Sim, talvez funcione para as seeds de drosophyllum e outras seeds. :geek:

... : joia :


juninho13
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Ago 2017, 14:34
Localização: JUIZ DE FORA (MG)
Contato:

Mensagem por juninho13 »

Opa. Eu comprei algumas sementes de drosera campensis (demorar quantas semanas para nascer) ou se é bom eu guardar elas na geladeira e esperar até 28 de setembro para plantar.


Obs já plantei umas semana atrás nesse inverno será que cresce


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...já plantei umas semana atrás nesse inverno será que cresce
deixe em local de sol fraco da manhã ou da tarde, local sem chuva. a d. capensis é de fácil germinação.
uma tempo médio de germinação é de 30/45 dias. (qdo novas até menos)

as demais, você guarda em geladeira.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem