Gênero Cephalotus

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rapha,

A receita do Matheus é um bom exemplo para montar seu substrato.


raphapricci
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 491
Registrado em: 08 Jan 2012, 23:43
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por raphapricci »

MarcielS escreveu:Rapha,

A receita do Matheus é um bom exemplo para montar seu substrato.

Bacana Marciel!
Posso usá-la para as outras espécies de PCs ou apenas com a Cephalotus???

Abrç...


Raphael Pedro Ricci
Galeria de Fotos
[url=http://www.carnivoras.com.br/raphael-growlist-wishlist-t2181.html]Growlist/Wishlist[/url]

[hr]"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
(A Hora da Estrela) Lispector, C.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Boa pergunta, e é aí que está o segredo.

O substrato deve ser montado de maneira que simule as caracteristicas fisico/quimicas do ambiente de origem da especie. Pelo menos é isso que tentamos fazer, rs.
Esse substrato do Matheus eu usaria para nepenthes que gostam do substrato menos acido (vermiculita).
: joia :


raphapricci
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 491
Registrado em: 08 Jan 2012, 23:43
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por raphapricci »

MarcielS escreveu:Boa pergunta, e é aí que está o segredo.

O substrato deve ser montado de maneira que simule as caracteristicas fisico/quimicas do ambiente de origem da especie. Pelo menos é isso que tentamos fazer, rs.
Esse substrato do Matheus eu usaria para nepenthes que gostam do substrato menos acido (vermiculita).
: joia :
Bacana..!!!
Vou pesquisar a respeito de cada componente do substrato para poder fazer uma composição melhor para cada espécie que vou cultivar....
Dionaeas e Dróseras gostam de substrato ácido, né???

Sds..


Raphael Pedro Ricci
Galeria de Fotos
[url=http://www.carnivoras.com.br/raphael-growlist-wishlist-t2181.html]Growlist/Wishlist[/url]

[hr]"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
(A Hora da Estrela) Lispector, C.
Waxye

Mensagem por Waxye »

Acho ela uma das mais incríveis plantas carnívoras conhecidas. Alguém sabe onde posso encontrar exemplares ou sementes pra comprar?


Avatar do usuário
danilo92
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 03 Ago 2016, 18:31
Localização: Recife/PE
Agradeceu: 45 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por danilo92 »

MarcielS escreveu:
raphapricci escreveu:...O Cephalotus vai bem em bog? Se eu colocar ele num terrário, mais sem o vaso, e sim como se o aquário fosse um bog e sob iluminação artificial, ele cresce??...
Pois é, apesar da planta ser pequena (minúscula) e rasteira suas raízes são longas e delicadas, e em um 'bog' existe uma probabilidade maior de apodrecer as raízes.

Para não correr riscos é recomendavel que o cultivo seja parelho ao de nepenthes, com substrato umido mas não encharcado e umidade alta no ambiente. : joia :


Nesse caso, seria possível a utilização de vasos autoirrigáveis para Cephalotus?
utilizo em minhas Dionaeas, Droseras, Pinguiculas e Nepenthes.... todas vão muito bem.
Claro que mudo o substrato a depender de qual planta seja. : joia :


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]


Eclesiastes 3:1,2
-----> Instagram: @recifecarnivoras <-----
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Acredito que sim, pois o reservatório do vaso autoirrigável teria a mesma função que o pratinho com água.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Waxye escreveu:Acho ela uma das mais incríveis plantas carnívoras conhecidas. Alguém sabe onde posso encontrar exemplares ou sementes pra comprar?
Entre em contato com o Eduardo member4432.html ele é profissional em cepha, ele tem praticamente uma fábrica de cephalotus na casa dele e vende a um bom preço. Se quiser fala que eu que indiquei.

Abraços


eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

maurovalek escreveu:
Waxye escreveu:Acho ela uma das mais incríveis plantas carnívoras conhecidas. Alguém sabe onde posso encontrar exemplares ou sementes pra comprar?
Entre em contato com o Eduardo member4432.html ele é profissional em cepha, ele tem praticamente uma fábrica de cephalotus na casa dele e vende a um bom preço. Se quiser fala que eu que indiquei.

Abraços
Obrigado pela confiança, Mauro!

Fábrica de cephas :lol: :lol: :lol: :lol: nem tanto.. só dominei totalmente o cultivo delas, entendi todas as causas e soluções de problemas/pragas.

Um dia loto minha estufa de cephas, capacidade para 400 vasos, atualmente to chegando a 1/4 disso. Projeto 2020/2021 :-)


Avatar do usuário
rafael1708
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Jun 2018, 09:48
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por rafael1708 »

Não conhecia esta PC, realmente este universo é extenso e bem legal!


A sabedoria vem daqueles que decidem ouvir ao invés de falar
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem