Galeria Nienkoetter

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
nienkoetter
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Fev 2017, 12:58
Localização: Floripa / SC
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Galeria Nienkoetter

Mensagem por nienkoetter »

olá a todos, sou novato aqui e esse é meu primeiro post (fora a apresentação) então qualquer coisa, malz kkkk :D

comprei uma dio, na floricultura mesmo perto de casa em final de janeiro, hoje deve fazer quase um mês que estou com ela...
no começo claro, fui atrás de toda informação que achei sobre dios mas não tem nada muito completo, por isso acabei caindo aqui (obrigado google)
aprendi muito aqui e graças a deus eu não estava fazendo nada tão errado, fiz a aclimatação e agora estão no sol o máximo que dá (ponho elas as 6 da manhã e retiro por volta as 5 da tarde)

minha dio é uma planta residencial, fica conosco compartilhando espaço na cozinha e aqui começam algumas dúvidas
primeiro que ela veio com o substrato genérico... e eu estava pensando em trocar por turfa de spagnum com perlita(50%) aconselham-me algum site de confiança para compra? achei em um tal de "grow&plant" oque acham?

ela também está a todo vapor, até diferente do que leio que ela costuma não crescer muito e que o genérico não é tão bom.. mas a minha está a pleno vapor, as armadilhas estão verdes, mas depois da aclimatação e com bastante sol, tem vindo um tom rosadinho, mas nada vermelho forte ainda... poderia ser um sinal da dormência?
me aconselham a trocar ela de substrato agora ou esperar passar o inverno?
também tive a sorte(ou azar?) de que na verdade não comprei 1 dio e sim 3 kkkkk apesar que quando comprei parecia ser uma só :roll:

aqui em baixo umas fotos dela(ou melhor, delas!)
[img][/img]
[img][/img]

aqui agora nessa ultima imagem, uma curiosidade, minha dio esta ficando bem alta e na vertical, oque poderia ser?
[img][/img]

também dá pra notar em uma das fotos que as armadilhas ficam com manchinhas pretas redondas depois de comer alguma mosca (eu não alimento elas, elas pegam as moscas sozinhas) e ja notei isso, que depois de pegar uma mosca uns dias depois forma essa bolinha preta na armadilha e acaba meio que apodrecendo a mesma, é normal/natural?

só por final, sobre a troca de substrato, já planejo separar as 3 e por cada uma em um vaso maior que esse...


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...e retiro por volta as 5 da tarde
deixe-a em local fixo, evite mudar de local. o mudar e ainda mais toda dia prejudica a planta em estresse.
aconselham-me algum site de confiança para compra?
veja em parceiros na pg principal.
poderia ser um sinal da dormência?
me aconselham a trocar ela de substrato agora ou esperar passar o inverno?
não vejo sinal de dormência, mas fique sempre atento.
não aconselho a troca de substrato, a planta está bem. qdo vier a fazer a separação dos rizomas, então você troca por 50:50 sphagnum e areia, ambos preparados, esterilizados. : joia :

fez uma boa compra, bom cultivo, boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
nienkoetter
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Fev 2017, 12:58
Localização: Floripa / SC
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por nienkoetter »

quanto ao sol, a única opção que tenho é mover ela de lugar antes do sol pegar nela e depois mover ela de novo quando o sol se põe...
pois dentro de casa não pega sol quase nenhum (minha casa é comprida e sentido norte/sul)
e se eu deixar do lado de fora os intempéries daqui são fortes, é comum final do dia(quando sol se põe) dar uma tempestade muitas vezes com chuva grossa e bastante vento


Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Não vejo motivo algum para trocar de substrato agora, a planta esta muito bem, não faz sentido mexer nela.
Ela não tá com nenhum sinal de dormência, fique tranquilo .

Abraços


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...e se eu deixar do lado de fora
pc's em geral amigo, precisam de sol. as dionaeas, droseras e sarracênias, mais ainda. estas deixamos sempre fora e não retiramos do local exceto em casos de necessidade. com sol, chuva e ventos, sem preocupação. pode ocorrer chover granizo e trazer estrago, sim. eu e a maioria deixamos fora sem nos preocuparmos.

compreendo a sua preocupação, então lhe recomendo, observar o lado de fora de casa q tem mais sol por mais tempo e neste local você deixar o vaso. qto a preocupação com chuvas fortes e ventos, use então uma tela fina acima. : joia :

há o sombrite q bloqueia parcialmente a intensidade solar e a tela comum. se já tem pouco sol, não use sombrite. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
nienkoetter
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Fev 2017, 12:58
Localização: Floripa / SC
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por nienkoetter »

Edson Poscai escreveu:
...e se eu deixar do lado de fora
pc's em geral amigo, precisam de sol. as dionaeas, droseras e sarracênias, mais ainda. estas deixamos sempre fora e não retiramos do local esceto em casos de necessidade. com sol, chuva e ventos, sem preocupação. pode ocorrer chover granizo e trazer estrago, sim. eu e a maioria deixamos fora sem nos preocuparmos.

compreendo a sua preocupação, então lhe recomendo, observar o lado de fora de casa q tem mais sol por mais tempo e neste local você deixar o vaso. qto a preocupação com chuvas fortes e ventos, use então uma tela fina acima. : joia :

há o sombrite q bloqueia parcialmente a intensidade solar e a tela comum. se já tem pouco sol, não use sombrite. : joia :

obrigado, vou ver se consigo arranjar o spot e providenciar a tela : joia :
quanto as armadilhas criarem aquela manchinha preta e meio que apodrecerem após comer uma mosca, é natual? :?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

quanto as armadilhas criarem aquela manchinha preta e meio que apodrecerem após comer uma mosca, é natual?
sim é normal. acontece mais qdo formigas, mas alguns tipos de moscas tbm.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
R.Oz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 50
Registrado em: 21 Fev 2017, 09:43
Localização: Ilópolis, RS
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por R.Oz »

Amigo,
também sou iniciante nesta arte e já posso garantir que quanto menos mexer na planta, melhor!
Deixe ela em lugar fixo como indicaram.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,


Esse substrato tem mais desvantagens do que vantagens.
Desvantagens - ele se degrada rapidamente, pois existem muitos componentes em decomposição.
Vantagens - ele é uma bomba de nutrientes e corretamente usado é muito bom para plantas novas.

Quanto ao sol, essas plantas gostam muito de muito sol, pode deixar do lado de fora, mesmo quando chegar o inverno.

Quanto a troca de substrato, aguarde o inverno e torça para que ela entre em dormência. Quando chegar na primavera troque o substrato pelo correto que pode ser sphagnum ou turfa mais areia ou perlita.
Quando ela retornar da dormência com toda certeza conseguirá mais 3 ou 4 plantas.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem