Galeria - Gabriel Ribeiro (Att-02/10/2012) Pág 09

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Cultivo impecável, nota 10 :oki: . Parabéns pelas bela fotos que compartilhou conosco Gabriel.

Obs.: Você já observou algum inseto simbionte nas folhas de sua Ibicella lutea?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Lindas, essa ibicella cada vez mais linda a cada atualização!
Parabéns ,amigo!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Rodrigo: Agradeço os elogios Rodrigo, quando eu aprender a tirar fotos descentes e comprar uma câmera descente, eu teria mega fotos por aqui! Haha...
Não querendo ser ignorante, mas o que seriam insetos simbionte? Vem de simbiose?

Fernando: Haha, Valeu Fer! Eu sei que você curte as protos! Boa sorte por aí também!
Abração.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Gabriel inseto simbionte,é aquele que tem uma relação com a planta,tipo a rodridula com aquele besouro preto,ou seja o inseto que digere as "presas" da planta,assim adubando com suas fezes a planta...entendeu??


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Aaaaah, saquei Thássio, obrigado!
Eu estava com endosimbiose na cabeça, embora não tenha muito a ver, ou nada a ver com insetos '-'.
A propósito ainda não vi não... De vez em quando eu coloco um adubo orgânico ou preencho com uma fina camada de terra, mas inseto simbiótico ainda não...
Abração!


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

lindas plantas gabriel, principalmente essa ibecella que flor linda.


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gabriel, existem alguns cultivadores e pesquisadores que afirmam existir um inseto que consegue caminhar sobre as folhas da Ibicella sem ser capturado por sua mucilagem. Estes insetos são aparentados com os percevejos e costumam se alimentar das vítimas da Ibicella. Em troca adubam o solo com suas fezes, igual ao parceiro da Roridula faz.

Há algumas fotos deste bicho em folhas desta "PPC". Vou ver se encontro e posto aqui para que você saiba do que estou falando.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Muito bonitas suas plantas Gabriel, Parabéns.
Interessante esse inseto que caminha na mucilagem, ainda não vi isso. Mas com certeza não se trata de simbiose, porque o conceito de simbiose é que quando você separa os dois organismos, eles morrem, ou seja, é uma interação obrigatória... como acontece com os liquens (fungo + alga), e os corais (corais + algas zooxantela)...
No caso desse inseto e a planta Ibicella, tá com cara de ser facultativo... a planta se vira muito bem sem o inseto.. Então seria apenas um mutualismo de protocooperação.
Abç.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Valeu pela informação Ivan : joia : , é sempre bom poder contar com a ajuda de um biólogo para explicações mais científicas. Quanto a este inseto, estou tentando achar a foto e não a encontro. É sempre assim quando encontramos algo legal não damos importância e quando precisamos da informação, não sabemos onde está :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Rodrigo, deve ter sido isso que você viu...
São da espécie Cyrtopeltis modestus. Mas no site que achei essa informação o autor da mensagem sugere que poderiam facilitar a carnivoria da planta, assim como acontece com os Hemiptera do gênero Pameridea, que se alimentam das presas capturadas pela Roridula e a planta absorve suas excretas.. Mas nesse último caso também, a planta secreta uma resina sem enzimas digestivas o que apenas segura a presa, o verdadeiro predador são os Hemiptera e a obrigatoriedade desse mecanismo é apenas para esses insetos, que vivem e se reproduzem exclusivamente na planta. Aparentemente ela sobreviveria normalmente sem as excretas dele basicamente através da fotossíntese, o que descaracteriza a simbiose. Esse cenário parece mesmo de uma transição para a carnivoria.

fontes: https://www.sarracenia.com/faq/faq5720.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Pameridea
https://en.wikipedia.org/wiki/Ibicella

Abç.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem