Futuro Terrário carnívoro do vítor

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Futuro Terrário carnívoro do vítor

Mensagem por vitordv »

Oi pessoas, estou planejando um terrario para plantas carnívoras que suportem temperaturas altas e gostem de alta umidade, fiz um desenho.

Estou planejando por 2 coolers, pois a temperatura sobe muuuito por aqui, vou por lâmpadas, não sei que tipo de lampadas, podem me ajudar?
as plantas ficarão em seus vasos pousados na argila expandida. A água ficará até o nível da argila expandida para manter a umidade. Vou por epécies tropicais:

Drosera:

*Genero Indica
* Genero Petiolaris

Nepenthes:

* Lowlanders

Pinguiculas:

* mexicanas tropicais que aguentem calor. (sabem umas espécies assim?)

utriculárias:

*aquaticas
*semi-aquaticas
*todas que gostem do meu clima.


AQUI O DESENHO:
[thumbnail]https://s18.postimage.org/gq5qgq415/ter ... _voras.jpg[/thumbnail]

PS: alguém sabe onde eu encontro mudas de droseras petiolaris a venda? qualquer espécie a venda serve, pois é difícil encontrar mudas


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Belo projeto Vitor, apenas duas pequenas observações;

1) cuidado com a iluminação que pretende dar as suas PCs, pois como você mesmo disse, aí é bem quente. Digo isso pois temo que a temperatura atinga patamares perigosos que comprometam a saúde de suas plantas. Seria interessante você colocar um termo-higrômetro para monitorar a temperatura/umidade deste terrário.

No eBay existem alguns modelos (analógicos e digitais) por um bom preço. Peça pros seus pais darem uma olhada e atenha-se ao fato de que é recomendado comprar apenas entre os melhores vendedores. Veja também se eles enviam para o Brasil, evitando assim dores de cabeça.

2) Utricularias terrestres e semi-aquáticas tudo bem cultivar no terrário, mas as aquáticas seria melhor colocar em um aquário à parte.


Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá Vitor,
Não consegui visualizar seu projeto. você tem as medidas?
Existem lâmpadas específicas para plantas( usadas em aquarios por ex.) mas alguns companheiros europeus preferem lâmpadas luz do dia msm. Cada um tem sua opinião nesse quesito.

Sobre a refrigeração eu realmente preciso das medidas e de como é o clima aí para opinar mais. outra coisa é saber a posição da estufa...tipo fica no quintal e pega somente o sol da manha...etc.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Carnivoras_Online escreveu:Olá Vitor,
Não consegui visualizar seu projeto. você tem as medidas?
Existem lâmpadas específicas para plantas( usadas em aquarios por ex.) mas alguns companheiros europeus preferem lâmpadas luz do dia msm. Cada um tem sua opinião nesse quesito.

Sobre a refrigeração eu realmente preciso das medidas e de como é o clima aí para opinar mais. outra coisa é saber a posição da estufa...tipo fica no quintal e pega somente o sol da manha...etc.

Abraço
link: https://postimage.org/image/xqompeh2d/" onclick="window.open(this.href);return false;

imagem: [img]http://s18.postimage.org/lc1up2pk7/terr ... _voras.jpg[/img]


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Vitor.

Pode repensar seu projeto de terrário sem alguns gêneros de pcs.

Nepenthes são plantas de porte médio a grande e de rápido crescimento, principalmente as lowlanders, e não vivem em solo encharcado. Pinguículas não precisam de terrário.

Se mesmo assim você ainda quer investir nesse tipo de cultivo para as droseras, lembre-se que este gênero requer o máximo de luz possível (sol) para sobreviverem.

Abç


Logan
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 101
Registrado em: 13 Nov 2012, 20:00
Localização: São Paulo

Mensagem por Logan »

Vai ficar ótimo Vitor mais como o Rodrigo disse ai é muito quente e dentro da estufa ficará muito mais quente.

Mas depende do lugar que ira colocar se é mais fresco isto já iria ajudar muito.

Boa Sorte!


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
Conforme já mencionado pelos nossos colegas de fórum, você não precisa de terrário pra algumas espécies.
Pelo que pude entender na figura, o sistema de iluminação artificial ficará no mesmo ambiente que as plantas. Sugiro que fique à parte pois as lâmpadas geram muito calor e o sistema de refrigeração à cooler não é muito eficiente caso o clima fora da estufa também esteja muito quente.
Você pode usar, por exemplo, um aquário velho e cobre todas as paredes dele(exceto a frontal) com papel alumínio(pra você aumentar a eficiência da iluminação). Como não é muito bom que as lampadas fiquem junto das plantas, na parte de cima você cria uma estrutura para colocá-las do lado de fora do vidro da tampa. Os coolers podem ser usados para refrigerar o sistema de iluminação e também o interior do terrário, daí vai de sua criatividade. Se você não souber mexer na parte elétrica eu recomendo que voce peça à uma pessoa qualificada.

Ainda não vi as medidas do seu terrário...

Abraço : joia :


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

vitordv escreveu:Oi pessoas, estou planejando um terrario para plantas carnívoras que suportem temperaturas altas e gostem de alta umidade, fiz um desenho.
Vitor,

De uma olhada nesse tópico upgrade-na-minha-estufa-t2755.html" onclick="window.open(this.href);return false; eu estou em Sorocaba-SP que as vezes é mais fria do que em São Paulo.
Com o ventilador que instalei a temperatura sobe 1.1°C e hoje aqui estava 31.1°C logo mais a temperatura externa vai subir para 35ºC e não vai adiantar colocar outro ventilador.

Precisa ver qual a média de temperatura que você tem aí senão vai acabar cozinhando as plantas.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Olha Vitor, sinceramente eu acho que não há necessidade de você ter um terrário.
Para nepenthes, não adiantará, pois elas crescem. Droseras se importam mais com a umidade nas raizes e não no ambiente...
Mas se quiser arriscar, arrisque! Só acho que é um gasto desnecessário que você pode ter!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Oi pessoal, realmente eu acho que vocês estão certos, o meu objetivo principal de fazer esse terrario era para aumentar a umidade do ar, mas como muitos de vocês disseram, para muitas espécies isso nem é necessário 8-) fora que de NADA adiantaria eu ter um sistema de coolers para resfriar o interior do terrario se a temperatura ambiente é de 35 graus. E cocncordo, é um gasto desnecessário, acho que ja que tenho muito espaço na área de fora, eu deveria fazer um pequeno viveiro na parte de fora da casa, usando mais sombrite do que plastico ou 100%sombrite. Assim eu poderia montar o pequeno viveiro em uma parte da casa que durante a manhã pegue sol e depois sombra com luz indireta. A intensidade luminosa de MT é tão grande que até a sombra é clara.

Bom, pessoal, é isso, vocês me ajudaram muito e mesmo que a ideia de terrario tenha falhado eu gostei muito da ajuda de vocês, obrigado pelas sugestões, dicas e críticas. : joia : Vou planejar um pequeno viveiro e então mostro minhas ideias pra vocês! Ainda bem que eu estou inscrito aqui no fórum, ja pensou se eu faço uma coisa sem pensar e acabo tendo PCs cozidas pra saborear? :lol: assim que eu fizer o projeto, com a aprovação da galera eu lanço as medidas, fotos do local, etc. Muito obrigado pela ajuda, até mais :mrgreen:
Editado pela última vez por vitordv em 09 Dez 2012, 13:08, em um total de 1 vez.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem