Futuro bog

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

Picota isso ai tudo e faz estaquias in aqua que você deve ter sucesso com todas elas ( a cada dois nós da planta você corta depois junta tudo e poem num copo com agua cobrindo pelo menos metade das estaquias e ponha em um zip lock para fazer uma estufa... quando as raizes nascerem pode passar as mudas para um vaso com substrato adequado) ... quanto a planta mãe achei o vaso dela pequeno para a idade dela , troque por um maior, borrife água sempre que puder e vai td ficar bem
Editado pela última vez por nelciJ em 11 Mai 2015, 16:02, em um total de 2 vezes.


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Acho que vai dar tudo certo. : joia :

Já escolheu um vaso para a ampullaria?

PS.: Concordo com o Nelci, faça estacas do galho quebrado, Erik. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Katouu
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 14 Dez 2014, 08:31
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Katouu »

Dá pra fazer um bucado de estacas e com esse galho rapaz só segui o conselho dos colegas o vaso pode botar um bem maior pra ele poder crescer sem se preocupar com o espaço.


Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Concordo com o Nelci e aproveita e manda uma estaca aqui pra mim ! :D :D :D


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
ErikDorth
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 21 Jan 2015, 16:26
Localização: Sao Paulo
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por ErikDorth »

nelciJ escreveu:Picota isso ai tudo e faz estaquias in aqua que você deve ter sucesso com todas elas ( a cada dois nós da planta você corta depois junta tudo e poem num copo com agua cobrindo pelo menos metade das estaquias e ponha em um zip lock para fazer uma estufa... quando as raizes nascerem pode passar as mudas para um vaso com substrato adequado) ... quanto a planta mãe achei o vaso dela pequeno para a idade dela , troque por um maior, borrife água sempre que puder e vai td ficar bem
MarcielS escreveu:Concordo com o Nelci, faça estacas do galho quebrado, Erik. : joia :
Abç
Katouu escreveu:Dá pra fazer um bucado de estacas e com esse galho rapaz só segui o conselho dos colegas o vaso pode botar um bem maior pra ele poder crescer sem se preocupar com o espaço.
Muito obrigado pela ajuda, pensava que era mais difícil de fazer estacas haha... É mais fácil fazer as estacas enraizarem na água ou sphagnum úmido?
Farei as estacas e postarei aqui os resultados :D
SantiagoOver escreveu:Concordo com o Nelci e aproveita e manda uma estaca aqui pra mim ! :D :D :D
Se der certo podemos fazer alguma troca Santiago :lol:

Quanto ao vaso... Ela veio desenvasada para facilitar o envio pelo correio. Como só li as mensagens agora, acabei pondo a planta em um vaso não muito grande, nem troquei o substrato (Tudo bem?)... Só passei para um vaso e preenchi o resto com sphagnum puro picado.

Algumas fotos:
[img]https://oi58.offline/2akjpl2.jpg[/img]

[img]https://oi58.offline/27yq4uc.jpg[/img]

[img]https://oi61.offline/2lm5bmh.jpg[/img]

[img]https://oi58.offline/ixgk1w.jpg[/img]


"Se fosse possível nascer do nada, tudo poderia nascer de tudo, e coisa alguma teria necessidade de semente[...]Mas, como todos se formam por sementes certas[...]cada ser determinado tem em si possibilidades próprias"(De rerum natura - Lucrécio)
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

Por experiência própria posso dizer que e muito mais fácil as estaquias vingarem no método in aqua do que no sfagnum úmido, quanto a planta mãe eu optaria por um vaso maior e trocaria o substrato pois o mesmo aparentava estar bem gasto e por ser uma planta ja velhinha ela deve querer esticar as raizes... quando as estaquias pegarem e você quiser fazer uma troca lembre-se de mim kkkkk


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Erik, por acaso essa é a planta que veio do Leonardo Santos? Se a resposta for sim, saiba que fez uma excelente compra uma vez que essa Neps é adulta (se não me engano ela já floriu este ano) e não há de demorar a se recuperar dos infortúnios que sofreu nos Correios.

Todas as dicas já lhe foram dadas pelos amigos acima, de forma que a mim só cabe desejar-lhe boa sorte no cultivo dela : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Katouu
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 14 Dez 2014, 08:31
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Katouu »

Mano depois acrescenta casca de pinus, isopor, areia além do musgo pois nep n gosta do solo encharcado demais.


Avatar do usuário
ErikDorth
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 21 Jan 2015, 16:26
Localização: Sao Paulo
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por ErikDorth »

nelciJ escreveu:Por experiência própria posso dizer que e muito mais fácil as estaquias vingarem no método in aqua do que no sfagnum úmido, quanto a planta mãe eu optaria por um vaso maior e trocaria o substrato pois o mesmo aparentava estar bem gasto e por ser uma planta ja velhinha ela deve querer esticar as raizes... quando as estaquias pegarem e você quiser fazer uma troca lembre-se de mim kkkkk
Interessante... bom saber que é mais facil as estaquias vingarem no método in aqua! Coloquei todas as estacas em água, agora vamos esperar pra ver se fiz direito...
No momento prefiro deixar a Nepenthes Ampullaria no substrato em que foi enviada e nesse vaso, ela ja sofreu bastante durante o transporte. Na primavera faço essas mudanças (Substrato, vaso), assim ela já estará adaptada ao novo ambiente.
Certeza que lembrarei de você quando for fazer algumas trocas, muito obrigado pelas dicas Santiago : joia :
rdrgobra escreveu:Erik, por acaso essa é a planta que veio do Leonardo Santos? Se a resposta for sim, saiba que fez uma excelente compra uma vez que essa Neps é adulta (se não me engano ela já floriu este ano) e não há de demorar a se recuperar dos infortúnios que sofreu nos Correios.
Sim, foi com ele que comprei essa planta, ótimo vendedor :) Me enviou mais algumas estacas de diferentes Nepenthes!
Obrigado Rodrigo.
Katouu escreveu:Mano depois acrescenta casca de pinus, isopor, areia além do musgo pois nep n gosta do solo encharcado demais.
O substrato em que ela foi enviada já tem esses componentes, e não o troquei. No novo vaso só coloquei Sphagnum puro na superfície :)

FINALMENTE o bog ficou pronto!

[img]https://oi59.offline/2sbtzdk.jpg[/img]

[img]https://oi59.offline/2mzms8w.jpg[/img]

[img]https://oi61.offline/10p8xns.jpg[/img]


sarracenia alata , sarracenia rubra gulfensis, sarracenia flava rugelii, sarracenia leucophylla (albina e vermelha), sarracenia psittacina , dionaea tipica, dionaea microdent, dionaea UK sawtooth 2, drosera burmannii red , drosera burmannii hong kong, drosera intermedia, drosera prolifera, Drosera affinis, Drosera capillaris, Drosera capensis, Drosera filiformis red, Utricularia reniformis e utricularia arenaria


"Se fosse possível nascer do nada, tudo poderia nascer de tudo, e coisa alguma teria necessidade de semente[...]Mas, como todos se formam por sementes certas[...]cada ser determinado tem em si possibilidades próprias"(De rerum natura - Lucrécio)
Avatar do usuário
Vinicius12
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 247
Registrado em: 14 Abr 2015, 16:28
Localização: Campina Grande-PB
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Vinicius12 »

Parabéns Erik ficou incrível : Clap :


"Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é."

(Friedrich Nietzsche)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem