Frigorífico de barro que não usa eletricidade

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Frigorífico de barro que não usa eletricidade

Mensagem por MarcielS »

O indiano Mansukhbai Prajapati criou um frigorífico de barro e chamou-lhe Mitti Cool, este não precisa de eletricidade para manter os alimentos frescos.

Imagem

Em muitos locais do mundo as populações não têm acesso à eletricidade. É por esta razão que invenções como o Mitti Cool são importantes, para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

A temperatura no interior do Mitti Cool pode chegar aos 8° C e custa cerca de 45 euros (155 reais).

Imagem

O frigorífico Mitti Cool funciona segundo o princípio da evaporação. Ou seja, a água é armazenada no andar de cima do frigorífico, escorre pelos lados e evapora-se através do calor concentrado pelo barro. O resultado é que o calor é libertado e os dois andares inferiores, onde os alimentos são colocados, ficam frescos.
O frigorífico tem ainda uma pequena torneira na parte da frente de onde é possível retirar água potável para beber.

Imagem

Mansukhbai criou este frigorifico simples mas eficiente e por isso foi premiado pelo governo indiano. O sucesso deste sistema fez com que, em 2010, a prestigiada revista Forbes considerasse o inventor um dos mais importantes empreendedores rurais da Índia.
Para além do frigorífico de barro Mitti Cool, Mansukhbai criou muitos mais produtos com o mesmo material, nomeadamente filtros para purificar água, panelas, e até garrafas para guardar a água.

Manshuk Prajapati começou por trabalhar como supervisor de uma empresa que produzia telhas de barro. Nos anos 90 acabou por lançar a sua própria empresa de produtos de cerâmica, produzindo frigideiras e filtros de água que tiveram uma excelente aceitação.

Em 2002, o artesão criou este frigorifico simples mas eficiente que já foi premiado pelo governo indiano. O sucesso deste sistema fez com que, em 2010, a prestigiada revista Forbes considerasse Prajapati um dos mais importantes empreendedores rurais da Índia.

Segundo o site oficial da empresa Miticool, os produtos de barro criados por Prajapati recebem encomendas do mundo inteiro.


Vê o vídeo seguinte e aprende a criar o teu próprio frigorífico de barro:

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

Fonte: noctulachannel, Boas Notícias

... : joia :


Avatar do usuário
Vinicius12
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 247
Registrado em: 14 Abr 2015, 16:28
Localização: Campina Grande-PB
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Vinicius12 »

Caraca :shock:. Otima descoberta Marciel.


"Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é."

(Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Caramba,


A temperatura baixou 18ºC em 6 horas.
Eu já tinha visto aqui no fórum um semelhante e pensei que abaixasse pouco.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Seria bom desenvolvermos algo com essa técnica para o cultivo de plantas de clima mais frio.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Aí esta uma solução para aqueles hobbystas que moram em regiões de Inverno amenos e precisam induzir a dormência em Dionaea e Sarracenia para evitar de perdê-las.

Gostei da ideia e sou-lhe grato por ter criado este tópico nos informando desta invenção, Marciel.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Aí esta uma solução para aqueles hobbystas que moram em regiões de Inverno amenos e precisam induzir a dormência em Dionaea e Sarracenia para evitar de perdê-las.
Rodrigo,

Pelo projeto que eu já tinha visto no fórum e pelo que o gringo diz esse processo é trabalhoso.
Numa explicação bem rápida o interior esfria no processo de evaporação da água, a troca de calor é feito de dentro para fora. Então é preciso ficar colocando água direto na areia.
Conforme a água vai acabando o processo vai resfriamento vai acabando.


Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Vitor Matheus
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 172
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:53
Localização: Pelotas/RS
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Vitor Matheus »

Aqui no Rio Grande Do Sul ta fazendo 6 graus De noite e 8 de dia acho que nao preciso ibduzir a dormencia nas minhas dios... Oque me preocupa é as nepenthes belli e ventricosa nao conseguir se acostumar com a temperatura


https://www.facebook.com/carnivorasbr/
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

A N.ventricosa é intermediária, sentirá um pouco, mas aguenta. A N.bellii, lowland, vai sofrer. :geek:

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem