Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 08/09/2012

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Fabio escreveu:Caio: Vou falar sobre composição em outro momento, mas só para testar... tente usar um fundo mais neutro, pois o amarelo está chamando muita atenção (lembrando que quando queremos desfocar o fundo é justamente para dar maior destaque ao assunto).

*Dica - como sua câmera não tem uma abertura significativa para este tipo de foto, tente explorar a distância. foque o objeto o mais próximo possível e distancie bastante o objeto do fundo. Com o tempo vai acabar descobrindo outros meios (eu ainda não sei ^^ ).

Pode conseguir desfocar ainda mais o fundo por meio de algum editor de imagens, mas o intuito aqui é pegar a manha da fotografia.

Outra ponto... Vou arriscar um chute... Você está cortando a foto, não está? E acredito que isso seja para aumentar o objeto principal (o assunto), não é?
Se sim, saiba que você está perdendo a qualidade da imagem. Se a sua máquina não consegue ter uma boa aproximação do assunto, respeite isso e permita que a foto mostre o assunto no tamanho em que o sensor conseguiu captar. Ou seja, não corte a foto, apenas diminua ela para garantir maior nitidez. E se precisar muito cortar a foto, faça isso numa porcentagem baixa.

De toda forma, já podes perceber que o fundo realmente ficou desfocado... Parabéns! agora é só treinar mais : joia :
Oi Fábio, vou tentar seguir suas dicas.
Quanto à cortar a imagem, só em uma das fotos (na 2ª foto) que usei uma ferramenta da própria câmera para enquadramento da imagem. :geek:
Vou treinar mais...
Obrigado!
Um abraço! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Que tópico fantástico! : joia :
Amanhã vou fazer alguns testes hehe.
Muito obrigada meeesmo!


Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Fabio »

Lucy escreveu:Que tópico fantástico! : joia :
Amanhã vou fazer alguns testes hehe.
Muito obrigada meeesmo!
Eu que agradeço pelo seu interesse : joia :

Pessoal, Mais uma atualização no tópico.... Confiram!


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Tá ficando bão o negócio! 8-)


Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Cara, só agora que eu fui ver que você atualizou a mensagem... Quando eu li tava o tutorial básico... FIcou muito bom! :D
Eu ficaria muito feliz, se já não tivesse lido sobre isso tudo hoje mesmo, em outros sites.... :lol: :mrgreen:
Mas é um ótimo tuto, assim a gente aprende a usar melhor as ferramentas que a câmera nos proporciona! : joia :
Gostei muito dessas técnicas!


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Fabio »

MarcielS escreveu:Tá ficando bão o negócio! 8-)
Obrigado, Marciel!
Espero, ao menos, despertar o interesse de alguns pelo assunto e com isso tornar a "Galeria de fotos" ainda mais atraente. :D
Igor_souz4 escreveu:Cara, só agora que eu fui ver que você atualizou a mensagem... Quando eu li tava o tutorial básico... FIcou muito bom! :D
Eu ficaria muito feliz, se já não tivesse lido sobre isso tudo hoje mesmo, em outros sites.... :lol: :mrgreen:
Mas é um ótimo tuto, assim a gente aprende a usar melhor as ferramentas que a câmera nos proporciona! : joia :
Gostei muito dessas técnicas!
Igor, fico contente em notar que está procurando desenvolver mais seu lado fotógrafo.
Não importa de onde está colhendo as informações, contanto que compartilhe seus resultados.

Se tiver críticas sobre o que foi abordado aqui ou algo a acrescentar, sinta-se a vontade : joia :


Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Estava dando uma olhada numas fotos em tópicos antigos aqui no fórum e vi essa foto tirada por mim:

[img]http://img268.imageshack.us/img268/3952 ... 111111.jpg[/img]

É minha N. X mixta. Utilizei luz artificial, modo supermacro, ISO 64, não lembro da abertura do diafragma, mas creio que deva ter sido f3.1.

Abs.


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Fabio escreveu: Igor, fico contente em notar que está procurando desenvolver mais seu lado fotógrafo.
Não importa de onde está colhendo as informações, contanto que compartilhe seus resultados.

Se tiver críticas sobre o que foi abordado aqui ou algo a acrescentar, sinta-se a vontade : joia :
Críticas? tá ótimo o tuto... : joia :
To gostando de aprender mais sobre as configurações das câmeras...
Aliás, fiz um teste rápido com a minha Canon:

Abertura máxima, 3.4 e abertura mínima, F8.0 :
Imagem
Infelizmente minha câmera não dá muita liberdade nesse quesito... :roll:


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Fabio »

Pessoal,

Vamos treinar um pouco de configuração do obturador?!

Agora peço que postem, quem tiver interesse, duas fotos:

A primeira congelando o assunto (com velocidade alta)

A segunda retratando movimento (com velocidade baixa)

Não precisa ser de planta, desde que a foto tenha sido tirada com este fim (não postem fotos que já foram tiradas, pois não ajudará em nada no "treinamento" :roll: )

Abraços e bom cliques!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem