Formigas e orquídeas

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Formigas e orquídeas

Mensagem por Elise »

E aí pessoal, tudo bem? : joia :

Estou com um grave problema. Tenho uns 5 vasos de barro com orquídeas de espécies diferentes (ainda não me aprofundei nos estudos de orquídeas, então não sei o nome das espécies), porém em duas delas sempre - não importa se eu colocar dentro de casa, fora de casa, em cima de mesa, vasilhinha com água- estão sendo atacadas por formigas. Mas atacadas no sentido de sempre que eu vou rega-las, sai uma colônia enorme de formigas que se mudaram para o subtrato. Não sei mais o que faço. Tenho medo de aplicar algum tipo de veneno, primeiro porque o vaso de barro irá absorver e segundo porque tenho medo de matar as orquídeas. Já afoguei umas 5 vezes essas colônias, mas sempre está aparecendo mais, e também já troquei o substrato umas três vezes.

As formigas são daquelas pretas de tamanho médio que não picam (não sei a espécie).Vocês conhecem algum método para expulsar essas pestinhas?


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
GMKleiman
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 109
Registrado em: 02 Nov 2015, 11:12
Localização: Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 39 vezes

Mensagem por GMKleiman »

Elise, as formigas em si não não são malignas à planta, podem estar sendo atraídas pelo doce cheiro liberado pelos brotos antes de florescerem, porém elas podem estar denunciando que outros seres estão ali escondidos, como a cochonilha e o pulgão, pestes muito prejudiciais para todas as plantas.
O óleo de Neem, facilmente encontrado em hortos e em algumas petshops, é um repelente natural de insetos como formigas, cochonilhas e pulgôes, como você já disse que tentou afogar as formigas e mesmo assim elas voltam, o uso desse repelente pode ser uma opção. Normalmente 1,5 mL é diluído em 1 litro de água e pulverizado sobre a planta no fim da tarde 1 vez por semana.
Espero ter ajudado, :D
Gabriel K.


Cultive no amor a sinceridade,
Para receber em igual a verdade,
Ou, em resumo, se assim prefere:
Sem nenhum mal causar,
Faça o que tu queres.
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Elise, tem fotos?

Então, quando formigas instalam novas colônias em vasos, eu troco o substrato o quanto antes, porque os fungos simbiontes que elas cultivam podem apodrecer as raízes. Além disso, elas são dispersores de ectoparasitas, como cochonilhas e pulgões, além de defendê-los contra predadores.

O que deve estar atraindo as formigas são as condições do substrato. Elas preferem tocas úmidas e abafadas, com pouca comunicação com o meio externo. Daí acho melhor mudar o substrato para algo mais arejado.

Podia tentar cultivar as orquídeas como epífitas. Garanto que resolveria o problema :mrgreen:


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem