Flores, polinização, energia da planta

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Mixy1000
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Fev 2017, 17:28
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Flores, polinização, energia da planta

Mensagem por Mixy1000 »

Olá amigos, dessa vez estou tentando polinizar utilizando uma pinça de metal para pegar o pólen e colocá-lo no órgão feminino, como mostro na imagem a seguir:
[img]https://preview.ibb.co/m7PPd6/687f55e9_bf15_408c_9ef3_e912eb1d1f80.jpg[/img]

No entanto, durante estas florações tenho percebido que as armadilhas pararam de funcionar e muitas armadilhas velhas estão querendo secar/morrer, mas ainda assim estão sendo repostas por armadilhas novas e menores. Seria um processo normal durante a floração? Minhas plantas nunca quiseram entrar em dormência, eu acho :P

A outra planta maior que tenho começou com um rizoma, hoje em dia acho que ela se multiplicou e já deve ter 3 ou 4 e está fazendo duas hastes ao mesmo tempo, acredito que estejam usando bastante energia, mas ainda assim nascem folhas bebês.

[img]https://preview.ibb.co/g1Bny6/f231fcf0_2db6_4acf_9dfa_4b05f88c1ea8.jpg[/img]

Obs: elas pegaram muita poeira da obra que está ocorrendo aqui, eu pulverizei água por cima delas tentando limpá-las simulando uma chuva e agora as armadilhas maiores e mais antigas não estão funcionando.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

elas aparentam pouco sol, ou é impressão minha?

você acho que será professor em polinização.

boa sorte aí, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Mixy1000 escreveu:... durante estas florações tenho percebido que as armadilhas pararam de funcionar e muitas armadilhas velhas estão querendo secar/morrer, mas ainda assim estão sendo repostas por armadilhas novas e menores. Seria um processo normal durante a floração?
Normal. A floração consome muita energia da planta. :geek:


... : joia :


Mixy1000
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Fev 2017, 17:28
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Mixy1000 »

é , no local onde elas estão o sol anda meio precário e aqui anda bem nublado recentemente, é o melhor que posso estar oferecendo no momento, mas pega sempre alguma claridade. Elas estavam acostumadas a um sol pleno, estavam até com as armadilhas vermelhas, pode ser isso realmente.


Mixy1000
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Fev 2017, 17:28
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Mixy1000 »

Hoje me deparei com um inseto (não sei se é uma abelha ou algo parecido) rondando nas flores da minha dio... será que são capazes de polinizar a planta para mim?? :P

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

A outra planta está perto de florescer também, devo usar o pólen de uma planta na outra? Isso costuma dar melhores resultados genéticos nas filhotes? :)


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Mixy1000 escreveu:Hoje me deparei com um inseto (não sei se é uma abelha ou algo parecido) rondando nas flores da minha dio... será que são capazes de polinizar a planta para mim?? :P
Que ótimo! Uma ajudinha nunca é demais. : joia :
Mixy1000 escreveu:A outra planta está perto de florescer também, devo usar o pólen de uma planta na outra?
Sim, apesar de aceitar o próprio pólen, a polinização cruzada garante plantas mais resistentes. :geek:


... : joia :


Mixy1000
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Fev 2017, 17:28
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Mixy1000 »

MarcielS escreveu:
Mixy1000 escreveu:Hoje me deparei com um inseto (não sei se é uma abelha ou algo parecido) rondando nas flores da minha dio... será que são capazes de polinizar a planta para mim?? :P
Que ótimo! Uma ajudinha nunca é demais. : joia :
Mixy1000 escreveu:A outra planta está perto de florescer também, devo usar o pólen de uma planta na outra?
Sim, apesar de aceitar o próprio pólen, a polinização cruzada garante plantas mais resistentes. :geek:


... : joia :

Olá, sabe dizer quanto tempo leva em média para eu ter que colher as sementes? Na outra floração eu esperei um mês mais ou menos e tive que espremer as flores ja sequinhas e acho que consegui cerca de uma dúzia de sementes. Eu tenho que esperar elas ficarem visíveis ou tem um tempo certo pra já tentar retirar as sementes?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Mixy1000 escreveu:... sabe dizer quanto tempo leva em média para eu ter que colher as sementes?
De vinte dias há um mês. :geek:

[thumbnail]https://www.orchidconservationcoalition ... 0_skip.jpg[/thumbnail]

Acho que esse tópico vai ilustrar melhor.
floriu-deu-semente-t3054.html

: joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem