Fizeram um rombo na minha ping

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Fizeram um rombo na minha ping

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Outro dia eu dar umas larvas de besouro de amendoim, eu sempre confundo os nomes, e quando abri a tampa de onde eles ficam, alguns besouros voaram. Mas não era o besouro do amendoim e sim uns menores.

Um deles caiu numa folha de uma pinguicula gigantea e vejam o estrago que fez.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=471[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=472[/thumbnail]

Pois é, o raio do besouro é pequeno, mas fez um rombo na folha.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Paulo, o mesmo aconteceu na minha dionaea... Mas tem tempo.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Grande demais para a folha?
Que chato hein, mas ela continua linda! hehehe


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Que coisa Paulo, isso é o que eu chamo de falta de sorte.

Obs.: Vou confessar uma coisa que fiz; há alguns dias fui ver como estava minha pequena Dionaea e vi um tatuzinho andando no substrato, peguei-o e coloquei em uma armadilha que abrirá a poucos dias. Resultado, a armadilha começou a amarelar, depois ficou preta e morreu. Moral da história, nunca mais alimento minha PC, se ela quiser que atraia e capture o seu alimento.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Pois êh,ah alguns insertos que escapam as nossas PC's,na minha gigante um tempo atras também teve problema,no caso foi uma pequena lagarta..
Rodrigo,ah insetos que possuem substancia nocivas para as armadilhas de dioneia,como a formiga que possui acido formico


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Fique tranquilo Paulo, isso acontece mesmo, o bom é que não tem predadores que comem a planta. Este inseto deve ter tentado escapar, perfurando a folha. isso não irá prejudicar a sua planta, e é bem capaz da folha continuar bém. As minhas pinguiculas já sofreram ataques de lesma, ela comeu a ponta de algumas folhas de uma, e outra minuscula P. esseriana que estava se desenvolvendo aos poucos, cortou a planta ao meio, separando ela da raiz, plantei o que restou e ela continuou a desenvolver-se.

So My Friend Don't Worry : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu: ...Outro dia eu dar umas larvas de besouro de amendoim, eu sempre confundo os nomes, e quando abri a tampa de onde eles ficam, alguns besouros voaram. Mas não era o besouro do amendoim e sim uns menores...
Pois é, o raio do besouro é pequeno, mas fez um rombo na folha...
Extranho Paulo, pois o besouro do amendoim não voa. :shock:

Com certeza tem outro 'besouro' na sua criação. Concordo com o pessoal, esse 'furo' não vai prejudicar sua planta.


Aquiles Gernaldo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mai 2012, 19:36
Localização: Tenente Ananias - RN
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Aquiles Gernaldo »

Paulo
Como o Marciel citou, realmente o besouro do amendoim não possui a capacidade de voar, tenho minha pequena criação deles e aqui e uso a larva para as pcs e meus guppys :lol:
Sua criação pode ter sido "infectada" por outro tipo de besouro, caso sim (o que é certeza), é bom você refazer sua criação separando besouro e larvas e colocar em outro pote ou local que crie.
A planta vai ficar bem : joia :
Abraços!

@Edit
Esqueci de dizer o besouro do amendoim libera um liquido fedorento quando ameaçado, podendo ser também tóxico para as plantas, por isso sempre uso somente as larvas ;)
Olhando a imagem bem de perto, o besouro pegou mesmo no nervo central da folha :?
Editado pela última vez por Aquiles Gernaldo em 12 Jul 2012, 12:32, em um total de 1 vez.


"Meus amigos, nunca digam que há plantas más ou homens maus. O que há são maus cultivadores."
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

MarcielS escreveu: Extranho Paulo, pois o besouro do amendoim não voa. :shock:

Com certeza tem outro 'besouro' na sua criação. Concordo com o pessoal, esse 'furo' não vai prejudicar sua planta.
Marciel,

É como eu disse, não é o besouro de amendoim é um menor de cor acinzentada.
Parece que eles estão convivendo no mesmo ambiente.

E um detalhe, minhas pings estão florindo, preciso fazer polinização.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu: ......minhas pings estão florindo, preciso fazer polinização.
Ôbaa! Pinguiculas com flores, legal!

Utilize um palito de dente.
A maioria das pings aceita a polinização manual. Se tiver mais de uma espécie, você pode tentar hibridizar uma parte das flores. 8-)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem