Filtro de galho de árvore torna a água suja potável

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Filtro de galho de árvore torna a água suja potável

Mensagem por MarcielS »

IFL Science! Janet fang

[thumbnail=center]https://tudosobreplantas.files.wordpres ... branes.png[/thumbnail]
foto: Bactérias (verde) preso sobre poros (vermelho e azul) no borne após filtração / Boutilier et al.
“Para transformar água suja em água potável, retire a casca de um galho de árvore próximo e despeje lentamente a água através da madeira”. Segundo a nova pesquisa, este truque de baixa tecnologia capturara qualquer bactéria, tornando a água potável.

Para obter a água e os minerais, a madeira da arvore é composta de xilema, um tecido poroso disposto em tubos que conduz a seiva das raízes através de um sistema de vasos e poros. O tecido do xilema é encontrado em alburno*, a madeira jovem que se encontra em círculos concêntricos entre o cerne central e a casca.

Poros minúsculos, chamados de membranas, estão espalhados por toda a parede dos vasos, permitindo que a seiva flua, alimentando várias estruturas ao longo do comprimento de uma árvore.

O mesmo tecido que evoluiu para o transporte da seiva tem os poros do tamanho certo para permitir que a água atravesse enquanto bloqueia bactérias. Além disso, os poros também impedem que bolhas de ar, que pode matar a árvore, espalhem-se pelo xilema.

“As plantas descobriram como filtrar as bolhas, permitindo o fluxo da seiva”, o autor do estudo Rohit Karnik do MIT diz em um comunicado à imprensa. “É o mesmo problema que temos com a filtragem de água, onde queremos filtrar os micróbios, mas manter uma vazão alta. Então é uma boa coincidência os problemas serem semelhantes. “

Para estudar o potencial de filtragem de água do alburno, a equipe recolheu ramos de pinho branco e retirou sua casca para a experiência.

[thumbnail=center]https://tudosobreplantas.files.wordpres ... anches.jpg[/thumbnail]
Testaram o filtro improvisado utilizando água misturada com partículas que variavam em tamanho. Eles descobriram que, enquanto o alburno filtra naturalmente as partículas maiores do que 70 nanômetros, este não foi capaz de separar as partículas de 20 nanômetros.

Quando eles jogaram água contaminada com E. coli através do filtro, viram como as bactérias acumularam-se ao redor dos poros nos primeiros milímetros de madeira. Na imagem do microscópio eletrônico de cores falsas acima, (verde) bactérias estão presos sobre membranas pit (vermelho e azul).
Tecnologias de purificação de água que usam tratamentos de cloro e membranas com poros em nanoescala são caros. Mesmo ferver a água requer combustível para aquecimento.

Aqui, basta ter um pouco de madeira e fazer um filtro do mesmo – é de baixo custo, eficiente e de fácil acesso para as comunidades rurais.
“Idealmente, um filtro seria uma fatia fina de madeira que você pode usar por alguns dias, em seguida, jogá-lo fora e substituir sem nenhum custo”, explica Karnik.

O grupo estuda a possibilidade de filtragem de outros tipos de alburno. Florescência das árvores, por exemplo, tendem a ter poros menores do que as coníferas e pode ser capaz de filtrar partículas ainda menores, como os vírus.

... : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Estudo interessante este, eu já começo a imaginar o uso prático desta técnica em áreas pobres tendo como matéria prima o Pinus elliottii (Pinheiro comum), visto ser esta planta um "invasor". Desta forma dois problemas poderiam ser resolvidos de uma vez só, mas temos que ter em mente que para implementá-la faz-se necessário uma boa dose de vontade política e, convenhamos, isto anda em falta ultimamente :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Kato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 14 Mai 2014, 11:35
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Kato »

Estilo Bear Grylls em A prova de Tudo rs
Não confiaria 100% mas em uma situação de necessidade e em áreas mais carentes, isso pode salvar vidas com certeza.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Vai fugir um pouco do assunto, mas talvez poderia ser aplicada a um artigo que li certa vez.

Um médico foi para o nordeste aonde o nível de doenças por contaminação da água era muito grande.
Diversos profissionais já tinham tentando resolver o problema, mas não conseguiram.

Como o povo era ignorante e acreditavam em rezas, benzimentos ele criou uma simpatia.

Ele ensinou as benzedeiras o seguinte, que deveriam ensinar a todas as donas de casa.
- Achar um galho de uma planta com 3 pontas, não lembro qual, mas era importante que tinha que ser da tal arvore, para dar importância a
- Pegar a água e coar num pano branco lavado na beira do rio, tinha que ser na beira
- Ferver a agua coada junto com o galho da arvore, mas com as pontas para baixo
- Depois de fria, deveria pegar o galho e girar a agua para direita rezando um pai nosso e depois para esquerda rezando uma ave maria. Isso pelo menos 10 vezes de cada lado e bem rápido.
Depois disso poderia beber a água que não faria mal.

Bom a explicação que ele deu é que a tal arvore não deixava gosto e nem fazia mal e fervia junto para matar os agentes patológicos dele, e o tal de rezar pai nosso e ave maria girando a água nada mais era para oxigenar porque sem isso ela fica ruim.
Resumindo o nível de doenças na região pelo consumo de água contaminada diminuiu em 50%.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem