fibra+areia

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Gilzinhowl
Newbie
Newbie
Mensagens: 29
Registrado em: 01 Mar 2016, 22:37
Localização: Passo Fundo
Agradecimentos: 1 vez

fibra+areia

Mensagem por Gilzinhowl »

Pessoal, estou preparando meu substrato pra por minha dio substrato vai ser areia e fibra de coco. Alguém tem alguma dica pra me dar? Que quantidade ponho de areia e fibra? Ex 50% fibra 50% areia, 70% fibra 30% areia, etc..que cor deve ficar a areia? Obg desde já...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ambas a composições podem ser usadas sem problemas, visto essa PC ser de uma região de solo arenoso.

Obs.: Melhor do que a fibra seria se usasse pó de coco ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Gilzinhowl
Newbie
Newbie
Mensagens: 29
Registrado em: 01 Mar 2016, 22:37
Localização: Passo Fundo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Gilzinhowl »

Pó de coco não achei em parte nenhuma ;( não tem riscos de a areia se compactar e acabar que as raízes não consigam crescer? E como devo fazer o transplante?

Outra pergunta, devo por do jeito q está a fibra ou cortar/triturar no liquidificador?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6336
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

João Vitor,

tenho 4 plantas em 50% areia e 50% fibra de coco, estão em experiência. está sendo em usar fibra de coco verde, mas mesmo assim, com mais de mes o tempo já fez o papel de deixá-lo quase como o comum, embora o q acho principal é entre as fibras ainda conter um material da fibra coco q ajuda na absorção e a armazenar umidade, na adquirida isso será bem mais dificil.

unica coisa q posso adiantar até o momento é q nenhuma morreu ou sentiu alguma diferença. mas eu em um mes já observei, vi q o crescimento/desenvolvimento qto a dionaea está sendo menor. qto a droseras percebi ser maior. ;)

acho em seu caso, fazendo a experiência com fibra adquirida (tenho e sei como é) a planta irá sentir sim a necessidade de algo mais, q neste caso como o Rodrigo comentou o pó de coco é o mais indicado, este absorve a armazena umidade, mas lembre-se de tratá-lo antes devido o tanino.

caso tenha várias plantas para testes, sugiro começar. caso tenha poucas, sugiro analisar bem. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
viniafreire
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 42
Registrado em: 29 Jan 2016, 01:16
Localização: Porto Seguro/BA
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por viniafreire »

Edson Poscai escreveu:João Vitor,

tenho 4 plantas em 50% areia e 50% fibra de coco, estão em experiência. está sendo em usar fibra de coco verde, mas mesmo assim, com mais de mes o tempo já fez o papel de deixá-lo quase como o comum, embora o q acho principal é entre as fibras ainda conter um material da fibra coco q ajuda na absorção e a armazenar umidade, na adquirida isso será bem mais dificil.

unica coisa q posso adiantar até o momento é q nenhuma morreu ou sentiu alguma diferença. mas eu em um mes já observei, vi q o crescimento/desenvolvimento qto a dionaea está sendo menor. qto a droseras percebi ser maior. ;)

acho em seu caso, fazendo a experiência com fibra adquirida (tenho e sei como é) a planta irá sentir sim a necessidade de algo mais, q neste caso como o Rodrigo comentou o pó de coco é o mais indicado, este absorve a armazena umidade, mas lembre-se de tratá-lo antes devido o tanino.

caso tenha várias plantas para testes, sugiro começar. caso tenha poucas, sugiro analisar bem. : joia :
Como você preparou a fibra do coco? Acha que consigo germinar umas droseras nesse substrato?


Siga
Instagram: @pcarnivoras
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6336
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o processo q nosso amigo usa e q vim a fazer a experiência, é trabalhoso, antecipo. veja o link dele q o ajudará a entender bem. : joia :

fabricacao-de-fibra-de-coco-caseira-t6777.html

o Ricardo conseguiu boas germinações. mas estamos de todo em experiência. fique ciente amigo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
viniafreire
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 42
Registrado em: 29 Jan 2016, 01:16
Localização: Porto Seguro/BA
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por viniafreire »

Comprei umas sementes do Ricardo, ele me enviou hoje, chegando vou semear na fibra de coco, ainda não encontrei musgo na minha cidade, e o valor do frete está muito caro.


Siga
Instagram: @pcarnivoras
Gilzinhowl
Newbie
Newbie
Mensagens: 29
Registrado em: 01 Mar 2016, 22:37
Localização: Passo Fundo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Gilzinhowl »

Creio que valha a pena pois plantei minha dio na fibra faz 2 dias e já notei uma melhora imensa dela...


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

viniafreire escreveu:Comprei umas sementes do Ricardo, ele me enviou hoje, chegando vou semear na fibra de coco, ainda não encontrei musgo na minha cidade, e o valor do frete está muito caro.
olha o teste que estou fazendo com as sementes que tenho, das mesmas que lhe enviei, a partir da pg 6, tentarei atualizar amanhã

experiencia-com-fibra-de-coco-t6425-50.html


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem