Experiência de água por cima das dios

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Experiência de água por cima das dios

Mensagem por Felipe Siebert »

Olá pessoal, estou vindo aqui somente para expor uma experiência que tive, eu sei (e também recomendo isso) que não é interessante regar as dios por cima, e sim somente por capilaridade, pois isso poderia resultar no disparo da traps, compactação do substrato e até mesmo algas, porém a um tempo atrás, um amigo meu me fez o relato de que eles regava sua dios por cima, com um regador mesmo, uma vez por semana, e elas estavam crescendo muito, todas típicas que ele tinha estavam gigantes, com traps de 3cm para cima, então resolvi fazer o teste, e comecei a borrifar agua de chuva nas plantas 3 vezes por dia, e para minha sorte elas reagiram reagirão muito bem, algo que notei muita diferença, foi na formação e abertura das traps, esse processo de “borrifamento” de água acelera em muito, por exemplo, havia uma trap grande já toda formada, porém que não abria, essa planta eu já não borrifava agua a dois dias, então após fazer isso, em questão de meia hora ela havia aberto na metade do ângulo normal, e isso eu notei em todas as plantas, as que vieram por sedex ou carta registrada, que ficaram até 12 dias nos Correios, todas elas vieram com todas as traps fechadas, mas com esse procedimento em dois dias no máximo três, todas elas já estavam abertas e funcionais...
Não sei se isso é realmente benefício da agua de chuva, ou simplesmente de ter agua por cima, mas se olharmos o habitat natural irá fazer todo o sentido, pois elas vem de regiões pantanosas, onde é quente e úmido...
Se alguém tiver algo a acrescentar ou me corrigir eu agradeço.
Abraços. : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Felipe Siebert escreveu:Olá pessoal, estou vindo aqui somente para expor uma experiência que tive, eu sei (e também recomendo isso) que não é interessante regar as dios por cima, e sim somente por capilaridade, pois isso poderia resultar no disparo da traps, compactação do substrato e até mesmo algas, porém a um tempo atrás, um amigo meu me fez o relato de que eles regava sua dios por cima, com um regador mesmo, uma vez por semana, e elas estavam crescendo muito, todas típicas que ele tinha estavam gigantes, com traps de 3cm para cima, então resolvi fazer o teste, e comecei a borrifar agua de chuva nas plantas 3 vezes por dia, e para minha sorte elas reagiram reagirão muito bem, algo que notei muita diferença, foi na formação e abertura das traps, esse processo de “borrifamento” de água acelera em muito, por exemplo, havia uma trap grande já toda formada, porém que não abria, essa planta eu já não borrifava agua a dois dias, então após fazer isso, em questão de meia hora ela havia aberto na metade do ângulo normal, e isso eu notei em todas as plantas, as que vieram por sedex ou carta registrada, que ficaram até 12 dias nos Correios, todas elas vieram com todas as traps fechadas, mas com esse procedimento em dois dias no máximo três, todas elas já estavam abertas e funcionais...
Não sei se isso é realmente benefício da agua de chuva, ou simplesmente de ter agua por cima, mas se olharmos o habitat natural irá fazer todo o sentido, pois elas vem de regiões pantanosas, onde é quente e úmido...
Se alguém tiver algo a acrescentar ou me corrigir eu agradeço.
Abraços. : joia :
Meu cultivo deixo todas no tempo, pegando chuvas, tempestades nunca tive nenhuma perda pelo ao contrario nesses dias que chovem todo dia em SP elas estão crescendo muito mais rápido do que muito sol . : joia :


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

por ser de regioes pantanosas como você bem citou, é de se entender que o melhor é de fato manter o solo bastante molhado por baixo porém, chuvas são muito boas para qualquer planta (inclusive para as dionaeas) e numa frequencia esparsa a agua por cima acaba sendo muito bem vinda sim.

A rega por capilaridade é a forma de deixar a planta o mais intocado possível já que o abre e fecha de armadilhas geram perda de energia porém não será nada que irá matar a planta (a não ser que faça isso todos os dias hehehehe)


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Elas gostam mesmo de água kkk eu só estou borrifando água nas plantas que não pegam chuva, estas estou aclimatando ao sol ainda, e nas que ficam no tempo sem chuva por mais de dois dias. Já utilizo o borrifador para evitar o disparo das traps, até agora nenhuma se fechou, e elas ficam bem molhadas... Quando a temporada de chuva acabar vou continuar borrifando vez ou outra, eu sei que é um pouco de frescura, porém como tenho, e vou continuar tendo poucas plantas, eu cuido um pouco mais..


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem