Experiencia com Fibra de COCO

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
ifucju
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:12
Localização: Não-Me-Toque/RS
Agradeceu: 19 vezes

Mensagem por ifucju »

MarcielS escreveu: Aí é complicado, rs. :)

Só encontrei uma floricultura aí na sua cidade, acredito que possa existir mais, rs.

Bom, você já viu nessa aqui?

Floricultura Sebastiani
R Padre Valentim Rumpel , 805 - Centro - Não-Me-Toque, RS - Cep: 99470-000
(54) 3332-1586

Abç
Já procurei sim, lá eles não tem nem a fibra de coco, me ofereceram casca de pinus hehe :?


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem amigo, uma dica que pode ajudar e a seguinte, não deixe a água sair... use pratinhos maiores tipo mantenha o nível da água da altura do substrato, a fibra de coco ate hoje aqui ao mesmo nunca desenvolvera ciano bactéria entre outros, e as Dionaeas não tem problemas com níveis de água mais altos, a galera não recomenda porem acredito que seja bem melhor excesso de água do que a sua falta...

PS.: OK pessoal, já fazia algum tempo que não dava um UP nas imagens, e como meu experimento ficou meio grande, a quantia de imagens tb aumentou. porem com um pouco de paciência da para analisar todas elas.

D. burmannii
ImagemImagemImagemImagemImagem

D. burmannii Red
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

D. intermedia
ImagemImagemImagem

B. liniflora
8/12/15
Imagem
29/12/15
ImagemImagem

Dionaea muscipula "Tipica"
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

variados
ImagemImagemImagem

meu primeiro vaso de teste e a Dionaea da caqueira de tijolo se recuperando
ImagemImagemImagem

D. Intermedia sobrevivendo e ate florindo porem com muita dificuldade (95% Caqueira de tijolo 5% musgo)
Imagem

como podem ver todas estão com ótima aparência e com floração muito boa. e como podem observar nenhuma delas apresenta focos de Ciano bactéria ou mesmo aqueles lodinhos, infelizmente o danado do mosquito da dengue ainda gosta desta agua tb... : joia :


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Oi Smart, você deixa suas Pcs em Sol pleno, ou tem alguma coisa que as proteja? E da chuva? Elas tem alguma cobertura?
Sucesso no cultivo! Obrigado, boa sorte!


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

tem sim amigo, sombrite 75% acredito que tenha feito errado, pois não tem caída para a água, e no final ela acaba caindo tudo sobre as PC, qualquer dia desse eu mudo isso fazendo uma caída para o excesso de água escorrer pelo sombrite.

visão geral
Imagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Muito Show! obrigado pela informação, abraço!


Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Essa experiencia foi muito boa, gostei muito dos resultados.
O cantinho das suas pcs gostei também :D


Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Suas plantas estão se desenvolvendo bem na fibra de coco chegaram até a florir fora a sua dio q ta vermelhinha, smart2 quebrando um grande tabu e um substitutivo para o esfagno !! Faiz quanto tempo que essas plantas estão na fibra ??


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Cada vez q esse tópico sobe eu corro pra espiar.... tô adorando acompanhar esse progresso, Ricardo!!! Obrigada por mantê-lo atualizado pra gente!!!!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

O único ponto negativo que vejo na fibra é o tratamento demorado para a retirada do tanino.
Eu ia citar a durabilidade do substrato que dura menos sem o tanino mas pelo preço e abundância da fibra acredito não ser um ponto negativo.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

elinston escreveu:Muito Show! obrigado pela informação, abraço!
+
elinston escreveu:Ahh tem uma coisa, descrobri como fazer a fibra virar pó, é só bater com água no lidificador e coar :lol:
obrigado por essa informação muito valiosa amigo, ja tinha pensado no assunto porem, como o triturador não deu conta eu nem tentei o liquidificador.
flp010 escreveu:Essa experiencia foi muito boa, gostei muito dos resultados.
O cantinho das suas pcs gostei também :D
e sempre muito bom ser util, porem ainda não acabamos, no caminho temos analise de Burnanni (anuais), analise de Biblys (anuais) e D. Intermedia, Dionaeas a longo prazo para ver o comportamento, inclusive quando a fibra começar a se decompor juntamente com sua Durabilidade media.
kaique escreveu:Suas plantas estão se desenvolvendo bem na fibra de coco chegaram até a florir fora a sua dio q ta vermelhinha, smart2 quebrando um grande tabu e um substitutivo para o esfagno !! Faiz quanto tempo que essas plantas estão na fibra ??
obrigado amigo, pois é todas as minhas mudas ja floriram na fibra com exceção da Biblys que esta com menos de 30 dias e as Dionaeas, porem desconfio que minhas Dionaeas são esteres pois essa danada ja me acompanha a uns 4 anos e nunca floriram, sei que eram maltratadas porem nos ultimos 2 anos ja foram mais bem cuidadas, eu so tive 1 muda o resto ai e tudo clone por divisão re rizoma e tem mais um monte vindo (caso veja la no meu tópico sobre primeira semeadura) e nenhuma floriu ate hoje tanto na fibra quanto no musgo. porem se você ver os 2 topicos verá que as da fibra estão bem melhor que as do musgo (vermelhas). o tempo esta no primeiro post com as primeiras imagens e resultados. (19/09/2015
Experiencia 01 - substrato 100% fibra de coco/farelo ( 1 muda de Dionaea Muscipula e 8 mudas de D. intermédia))
Fatikn escreveu:Cada vez q esse tópico sobe eu corro pra espiar.... tô adorando acompanhar esse progresso, Ricardo!!! Obrigada por mantê-lo atualizado pra gente!!!!
e o minimo que eu poderia fazer por vc6 que tanto me ajudaram ate aqui. so me falta mais especies para o experimento aqui a as especies que tenho ja estão sobre o teste, a não ser algumas semeaduras muito novinhas ainda e a D. Afinis que so tem 1 muda, porem acredito que iremos bem longe ainda.
flp010 escreveu:O único ponto negativo que vejo na fibra é o tratamento demorado para a retirada do tanino.
Eu ia citar a durabilidade do substrato que dura menos sem o tanino mas pelo preço e abundância da fibra acredito não ser um ponto negativo.
e como você falou, porem se compararmos por exemplo
Dificuldade de remover o tanino X Dificuldade de encontrar o musgo sphagnum
Durabilidade Fibra de coco X Durabilidade musgo sphagnum (sem Brotação)
Preço da Fibra de coco X Preço do musgo sphagnum

so ai eu acredito que a Fibra ja ganharia. porem ainda temos aquela lista. de benefícios da fibra
Auto sustentavel
Não agride o Meio ambiente
Ecologicamente correta
Pode ser feita em casa mesmo ( mesmo não tendo o pé de coco e fácil conseguir coco seco e ninguém quer as cascas)
Imune a Ciano bactéria (ate o momento)
Sem Algas
e tem resistência superior ao musgo em relação a outras pragas, pois a remoção do tanino não e 100% e a mixaria que sobra serve como repelente para parasitas, e como se ele ficasse amargo para eles ou seja não atrativo

quando me refiro a fibra de coco eu quero dizer o conjunto de fibra com pó de coco misturado e não so as linhas da fibra.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem