Experiencia com Fibra de COCO

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

elinston escreveu:Oi Smart, achei muito legal sua experiência, é com curiosidade que se pode inovar as coisas : joia : :D
Resolvi comprar um saco de fibra de coco pra tentar o mesmo que você, mas ai surgiu uma dúvida: A fibra de coco é vendida em cores diferentes, que variam do marrom escuro até o branco, será que todos servem? por acaso você já tentou em outro? não entendo nada de cocos, talvez seja a mesma coisa, mas não vou arriscar por enquanto, vamos ver se alguém entende disso. :)

Obrigado, abraço!
então amigo, a fibra que uso e de fabricação caseira, ou seja peguei uns cocos secos aqui, piquei em cubinhos e joguei no triturador, e depois fiz o tratamento para remoção do tanino. então complica saber qual e essa que esta a venda por ai. qualquer coisa tira uma foto da embalagem e posta aqui mesmo, que tentaremos analisar. o básico e que fibra de coco e sempre fibra, o tom que entendo ser natural e o marrom. o teste que o Edson indico e básico em caso de compras, deixe ao menos um pouco de molho submerso por 1 ou 2 dias e veja a coloração da agua, quanto mais amarelada + tanino ela tem. so esta apta para o uso quando a agua ficar límpida.

obs: temos "Fibra de coco" e "Pó de coco" e os 2 juntos
fibra são as linhas, tipo uma bucha
pó de coco e a parte que parece mais uma farinha

quando fabrico fica os dois juntos oq e mais indicado, pois a fibra não deixa compactar e o pó e o que retém a umidade.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

quando fabrico fica os dois juntos oq e mais indicado, pois a fibra não deixa compactar e o pó e o que retém a umidade.
isso q eu estava curioso até conversarmos por mp e você ter me explicado. pois só a fibra o substrato ficaria de todo seco e observamos algo mais junto a fibra. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Opa, obrigado Smart, será que seria possível substituir o pó de coco por areia de construção? porque nunca vi o pó por aqui, se bem que eu podia triturar as fibras pra virarem pó :lol:


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então amigo, substituir por areia vai ficar complicado, por musgo de boa, pois a ideia do pó e a retenção de água. porem embora você compre a tal fibra e so observar que e bem provável que ela venha com o pó junto ja misturado, fibra pura pura mesmo acho que so nos vasos ou algo bem especifico o resto tem varias variações assim como os tal ships de coco que são fibras em cubinhos. quando for procurar pergunte para o vendedor sobre a fibra de coco e olhe o pacote se ele e similar a mistura ou se e apenas um monte de linhas...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

smart2 escreveu:então amigo, substituir por areia vai ficar complicado, por musgo de boa, pois a ideia do pó e a retenção de água. porem embora você compre a tal fibra e so observar que e bem provável que ela venha com o pó junto ja misturado, fibra pura pura mesmo acho que so nos vasos ou algo bem especifico o resto tem varias variações assim como os tal ships de coco que são fibras em cubinhos. quando for procurar pergunte para o vendedor sobre a fibra de coco e olhe o pacote se ele e similar a mistura ou se e apenas um monte de linhas...
Infelizmente só tem um monte de linhas, não veio 1 grão se quer de pó, mas deve dar pra triturar um pouco dessas fibras pra fazer o pó.

Obrigado,abraço!


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

olha o meu triturador não conseguiu nada, somente desfiou a fibra, então o ideal seria encontrar um outro pacote de pó e misturar... ainda estamos em testes com a fibra verde batida no liquidificador q o Edson e eu tivemos essa ideia, mais ae o processo e longo tb.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

smart2 escreveu:olha o meu triturador não conseguiu nada, somente desfiou a fibra, então o ideal seria encontrar um outro pacote de pó e misturar... ainda estamos em testes com a fibra verde batida no liquidificador q o Edson e eu tivemos essa ideia, mais ae o processo e longo tb.
Beleza, obrigado pelas dicas, vou procurar o tal pó por aqui, abraço!


Pride
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 17 Set 2014, 19:36
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 33 vezes

Mensagem por Pride »

elinston procure por "pó da fibra do coco" ou pela marca: VerdeBem

smart2 escreveu:rapais eu vinha observando isso a algum tempo, mais não tinha comentado ainda, nada de algas, nada de ciano bactéria, nem aquele lodinho aparece... isso me deu uma grande alegria, se livrar dessas pragas e um grande sucesso...
quanto a D. filiformis florida "all red", estão chegando sementes para mim e germinando eu irei transplantar e ver como saem.

detalhe q tb observei minhas Dionaeas que estão na fibra a mais tempo estão com aparência melhor que as do musgo, da fibra estão ficando vermelhas ja, e as do musgo não.
Parabéns smart2! Vejo ótimos resultados.
Muito bom saber que as "Dios" estão se dando muito bem!
Acompanharei o seu tópico!!


ifucju
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 09 Dez 2015, 13:12
Localização: Não-Me-Toque/RS
Agradeceu: 19 vezes

Mensagem por ifucju »

Tive que fazer um "transplante de emergência" em uma das minhas dios, que estava em substrato genérico, tava indo bem, mas meu cachorro arrancou ela. fiz uma mistura de fibra de coco com areia de construção e Não tinha pó de coco no pacote, também não achei aqui na minha cidade. O problema é que não retém nada de água, e ela está secando. A que ainda está no substrato genérico está muito melhor do que a da fibra. O que posso fazer pra melhorar a retenção de água, se na minha grande cidade não tem pó de coco nem sphagnum?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

ifucju escreveu:... O que posso fazer pra melhorar a retenção de água, se na minha grande cidade não tem pó de coco nem sphagnum?
Aí é complicado, rs. :)

Só encontrei uma floricultura aí na sua cidade, acredito que possa existir mais, rs.

Bom, você já viu nessa aqui?

Floricultura Sebastiani
R Padre Valentim Rumpel , 805 - Centro - Não-Me-Toque, RS - Cep: 99470-000
(54) 3332-1586

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem