Experiencia com Fibra de COCO

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Caramba,

Me deu inveja por aqui. Minhas dionaeas estão começando a sair da dormência. Vou ter que fazer transplante, muitas com rizomas divididos e muitas com clones naturais. E eu não tenho espaço. :?

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

E eu não tenho espaço. :?
se não me engano, o que é comum, você tem um espaço grandão. não seria possível fazer uma beliche :afraid: :afraid: ?

mas sério, se a altura for suficiente para uma divisão, despesas ficariam somente em lampadas? não será possível?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

heh, boa ideia Edson, vou ter que mexer em algumas aqui e ja vo aproveitar msm, vo fechar tudo...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu:
E eu não tenho espaço. :?
se não me engano, o que é comum, você tem um espaço grandão. não seria possível fazer uma beliche :afraid: :afraid: ?

mas sério, se a altura for suficiente para uma divisão, despesas ficariam somente em lampadas? não será possível?
Amigo,

Se eu fizer mais um buraco na parede o prédio cai. :lol:

Na verdade estou cansado de cultivo desse meu cultivo indoor por causa do pouco espaço.
Tenho que conseguir um espaço maior que seja ao ar livre.
Aliás está tudo difícil no meu cultivo, as nepenthes que ficam na minha mãe eu não vejo há mais de um mês. E vai demorar para eu aparecer lá, assim espero.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Jul 2015, 12:08
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por Eco-matheus »

smart2 escreveu: 30 Jul 2017, 13:04 pequena atualização pq o tempo ta corrido... observem que nace de tudo na fibra, tenho q ficar limpando igual aos outros vasos...

Saindo da Hibernação
Imagem
atrazada tb, ou apenas sufocada..
Imagem
ja saiu a alguns uns 2 meses eu acho
Imagem
meu Bog de Fibra de coco (podem ver na que a fibra ainda esta 10, sem sintomas de degradação)
ImagemImagem
bog 02 com o resto das folhas e pequenas mudas que sobraram quando montei o bog de cima...
Imagem
Vou reviver o post depois de longos 2 anos hehehe

Olá smart2, estou muito curioso para saber como estão as suas plantas agora em 2019. Pelo que pude perceber, o resultado até agora do seu experimento foi sensacional :yahoo:

A minha Drosera capensis (e creio que logo logo a minha Dionaea tipica também) está para florescer, e já quero germinar as sementes que virão em fibra/pó de coco. Acho esteticamente a fibra/pó de coco MUITO mais bonita que o musgo Sphagnum em sí.

Depois de todo esse tempo, tem alguma consideração a fazer em relação a esse substrato alternativo ?


"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

muito bem pessoal. depois de tempos sem atualizar aqui estamos. o bog apos um acidente onde minha estrutura cedeu acabei replantando as mudas onde dei uma limpada nos rizomas q estavam enormes, hoje ainda continuam na mesma fibra de coco que não apresenta sinais de decomposição, hoje vejo um pequeno sinal de compactação ja que o bog baixou o nível do substrato... pretendo por esses dias completar por baixo com brita ou areia grossa, tipo so tirar o torrão e completar mesmo sem mexer nas PC.

Imagem
substrato ainda perfeito mesmo apos mais de 3 anos...
Imagem
armadilhas gigantes
Imagem
pra quem tem olho bom... temos 1 intermedia perto do cano, mais a baixo 1 poko tem 1 binata, no rumo da binada pra esquerda tem uma burmanni assim como no canto esquerdo da pra ver outra haste de uma burmanni red, a filiformis red vc6 não viram né, atraz da filiformis red da pra ver 1 haste vermelhinha tb e outra burmanni red...
Imagem
com minha mudança de cidade acabei me desfazendo de muitas plantas e esse vaso a seguir e um dos que foi doado, ontem recebi essa foto antes do transplante, ou seja esse vaso esta saindo do teste tb... ta merecendo um transplante ja ne... 1196 dias ou 3 anos, 3 meses, e 7 dias e 2 latinhas de margarina :D
ImagemImagem

bem apos tanto tempo ainda estou atrás de algo que facilite a fabricação da fibra de coco, mais especificamente na parte de triturar o coco, ja estou pensando seriamente em adquirir um triturador de coco, vi uns na faixa de milão... não queria investir tanto, mais coco tenho de sobra aqui, estive pensando em gramar minha futura calçada... pensa lona no fundo 4 dedos de fibra de coco uns 20M joga uns mix de capensis, burmanni, capilaris, filiformis e quem sabe ate umas dionaea (acho q as dio iriam ser roubadas) garanto q não teria praga pra acabar com capensis e burmannis livres...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »



nesse video é um detalhe que no meio do apresentação, ele torce as fibras batidas como que torcer roupas e saem bastante liquido. líquido este que deduzo ser o tanino, deduzo este ser o que secando deixa o tanino forte.

ou seja, ao torcer e tirar esta água, boa parte do tanino já é retirada. isso já penso ser ponto positivo, não é de coco seco, onde toda essa água foi sugado e seco na casca.

**pré dedução e temos que testar para ver se dar certo tentar o cultivo de coco verde, nas condições acima de batido e deixar secar por uns 2 dias e semear e replantar uma muda teste. ou deste com 2 dias e secos deixarmos ferver por uns 15-20 min e ir testando.

me desculpe se estou falando abobrinhas. :|

***

outro substrato já aprovado, é a cac, casca de arroz carbonizada. mas esta ainda testes se uma parte ou por todo e quais espécies se dão bem e quais não.

***

resumo, onde você reside não consegue ou é dificil o sphagnum e mais ainda a turfa. tente a fibra de coco, tente a casca de arroz carbonizada.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Jul 2015, 12:08
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por Eco-matheus »

Imagem

Essa aparência de serrapilheira feita pela fibra de coco deixa um contraste muito bonito no vaso, principalmente quando as armadilhas ficam vermelhinhas assim.

Então só para encerrar, depois de todo esse experimento, podemos concluir então que o uso da Fibra de Coco para o plantio de Plantas Carnívoras é totalmente viável, correto ?

Os pontos positivos da Fibra de Coco seriam -->

1 - Acessibilidade (fácil de achar)
2 - Baixo preço
3 - Durabilidade
4 - Resistência a microrganismos indesejáveis

Os pontos negativos seriam -->

1 - Manejo para retirar os taninos da fibra
2 - Compactação da fibra com o tempo
3 - Baixa capacidade de retenção de água

Algum ponto a mais a acrescentar ?

Aqui em Goiânia a fibra de coco é muito mais acessível ($$$) do que o Sphagnum (acho que no Brasil inteiro, né ? kk), mas fiquei bastante curioso com relação a essa Casca de Arroz Carbonizada.

Casca de Arroz é relativamente "fácil" de ser encontrada em casas agropecuárias (pelo menos aqui), mas achei o processo de carbonizar ela meio complicado de se fazer em casa.


"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

muito bem mateus... vamos aos pontos...

quanto aos pontos positivos acredito estarem OK

o principal aqui a meu ver a DISPONIBILIDADE ja q você pode morar la no meio da mata que encontrar um pé de coco não e difícil, ninguém liga com a casca de coco seco, se pedir pra qualquer pessoa tem ate o risco de ganhar uns troco para levar aquele LIXO embora heh... embora trabalhoso em uma tarde você faz de boa, tem alguns processos usando martelos entre outros q não necessitam do triturador, claro q será mais lento e tal mais resolve tb, e a função de triturar e apenas para expandir a fibra ajudando na remoção do tanino e no plantio, mais poderia fazer apenas cubinhos e usar como os famosos chips de coco, isso tb abre campo pra derivados de coco como vasos etc... ainda quero conseguir um triturador mais não vo pagar 3 conto em um não... to pensando em conversar com um serralheiro aqui pra fazer a parte da navalha pq o resto acho q me viro heh

quanto aos negativos tenho ressalvas...

1- manejo para fabricação e realmente meio chato devido a não termos ferramentas para a trituração da fibra, caso tenha acredito que não seria...
2 - compactação... bem aqui ela compacta sim porem se comparar com praticamente qualquer outro seria muito menor, então não poderia dizer que e um negativo seria na vdd um positivo tipo resistência a compactação, musgo compacta muito mais
3 - retenção de água... aqui temos 2 pontos a fibra e o pó... fibra não retem água o pó retem muita água... ao fabricar em casa acaba-se tento dos 2 juntos e inclusive na fibra vem muitos pedacinhos grudados oq acaba fazendo com que ele retenha água normalmente, outra questão e que para se reter água acaba-se tendo que ter maior compactação, o pó de coco compacta mais a fibra e tipo mola e um fio... então teria q balancear em geral a q fabriquei aqui não tive problemas com isso ja q vem misturado tento jogar um pouco de pó por cima apenas para ajudar a fixar e manter a umidade superior mais no centro e de boa. agora se comparado ao musgo ou a turfa a fibra perde disparada na retenção de água isso e fato, mais para bog ou vasos so manter 1 nível maior do reservatório q não terá problemas, acredito q se conferir as fotos atrás irá ver a altura dos buracos/ladroes qe fiz na latinha de manteiga usava +ou- metade da altura dela com água... tipo se não da ciano e a dio gosta né...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Olímpio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 99
Registrado em: 16 Jul 2013, 20:42
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Olímpio »

A revivida do post Foi extremamente útil, hein.
As plantas estão lindas, e acredito que valerá a pena a adoção desse substrato por aqui!

Valeu demais pela experiência e pelas ótimas informações, eu ja vinha pensando em como substituir o musgo, visto o impacto ambiental que a retirada do mesmo gera.

Abraços.


Lucas Olímpio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem