Experiencia com Fibra de COCO

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

atualizando...

26/10/2015

Experiencia 01 - substrato 100% fibra de coco/farelo ( 1 muda de Dionaea Muscipula e 8 mudas de D. intermédia)
ImagemImagemImagemImagemImagem

Experiencia 02 - substrato caqueira de tijolo acredito que 95% e 5% musgo sphagnum ( tinha um farelo misturado q joguei mais por cima...) ( 1 muda de Dionaea Muscipula e 8 mudas de D. intermédia)
ImagemImagemImagem

acredito que a 02 irá morrer, ja pensei em retira-la de la, porem penso que ela pode estar tb sentindo o transplante da divisão de rizoma e poderá brotar ainda, porem acredito mais que ela não goste deste substrato ao contrario da fibra de coco...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Hummm, creio que a esta altura algumas conclusões já possam ser tiradas. Em minha opinião a caqueira de tijolo já pode ser descartada no cultivo de Dios, sendo plausível apenas no de Drosera e, mesmo assim faz-se necessários testes com outras espécies deste gênero de PC.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q legal, saber q tá dando certo com a fibra de coco! Pode ser uma boa alternativa ao uso do sphagnum!! Continue nos atualizando, por favor!! :D : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

esquenta não Fatima que tanto irei atualizar como acrescentar mais membros a família, pois tando D. Burnanni como a D. Burnanni Red e outras que semeei tenho varias mudas e sempre da para tirar umas 2 mudas de cada para testes, e próxima semeadura de Biblys por exemplo ja tem lugar... amanhã estarei fazendo um bog com as Dionaeas que ganhei no festival acredito que umas 4 somente estarão boas porem vamos ver se elas se recuperam bem na fibra né...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ola pessoal, para os que estavam acompanhando minhas mudas de Dionaea que me foram doadas eis a continuação, resolvi inseri-las no projeto de teste ja que a anterior se deu muito bem. para quem não viu o post e.
doacoes-recebidas-t6457.html

então vamos la.

mudas
ImagemImagemImagemImagem
Haste para teste
Imagem
novo Lar
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

finalização do teste com 95% caqueira e 5% de musgo para Dionaea. "o gato assassino voltou..." (continua com as Dronsera) Dionaea foi transplantada para Fibra de coco
ImagemImagemImagemImagem

Conclusão do teste, Dionaea não gostam da caqueira, pois a mesma definhou aos poucos não apresentando qualquer sintoma de tolerância, aproveitei que o gato assassino voltou e ja limpei a mesma como podem ver o rizoma ainda esta bem, e transplantei para o outro vaso de teste que esta com 100% fibra de coco, ate para ver como ela irá reagir, notei que o sistema radicular estava bem debilitado tb, quanto as Dronsera que permaneceram observei que o desenvolvimento delas esta prejudicado tb, embora estejam vermelhas o tamanho e o problema, elas não crescem, enquanto tenho mudas ja florescendo no musgo na caqueira ainda estão minusculas, porem isso pode ser apenas por causa de mudas e transplante, pois no musgo tb tenho mudinhas minusculas ainda... vamos ver como elas reagem na fibra agora, inclusive a haste Cutting que peguei das mudinhas que limpei, nem sei se fiz certo porem ta la... : joia :
quanto ao gato assassino pensei em varias coisas, porem acredito que o melhor que posso fazer será fechar com tela mesmo. que irei providenciar bem rápido agora


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom saber que as coisas estão progredindo por aí e fiquei feliz com a conclusão que obteve no experimento da Dionaea na caqueira de tijolo. Talvez (eu disse talvez) esse substrato funcione com um tipo de Pinguicula nativa de Cuba que vive em um solo com alta concentração de ferro, porém o trabalho será adquiri-la uma vez que o cultivo da mesma é recente. Quem sabe no futuro...

Obs.: Uma solução prática para se afastar animais de nossas plantas e cultivas Hortelã-pimenta em vasos próximos as PCs. O odor dela irá se incumbir de afastar os felinos sem que você tenha que recorrer a métodos violentos para rechaçá-los ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Carnevine
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 33
Registrado em: 11 Nov 2015, 16:27
Localização: Curitiba Paraná
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Carnevine »

Muito bom a sua experiência, mas vamos a questão esse tal de tanino é adiocionado a fibra do cocu ou ja vem de berço? E tipo se eu usar a casca do cocu seca desfiada e esterilizada elas vem sem tanino e se funciona pra DM ou é Finish pra elas?


Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Bom de uma olhada nesse tópico conserteza tirara suas duvidas:

Atenção a vida útil desse substrato é bem curta também: coco-x-tanino-t2257.html


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Carnevine escreveu:Muito bom a sua experiência, mas vamos a questão esse tal de tanino é adiocionado a fibra do cocu ou ja vem de berço? E tipo se eu usar a casca do cocu seca desfiada e esterilizada elas vem sem tanino e se funciona pra DM ou é Finish pra elas?

ola Carnevine, primeiramente sobre a fibra de coco ela e nativa, e um meio de defesa que a planta conseguiu para pragas não atacarem seus frutos, por isso não vemos lagartas comendo coco... e o tanino e altamente prejudicial para raízes não so de PC mais de todas as outras plantas tb assim como orquídeas, porem a sua remoção não e tão complicada, pois o mesmo se dissolve na água, sendo assim deixa-lo de molho em água ou ferve-lo ja irá remover o tanino, porem ele vai saindo aos poucos sendo assim enquanto a água estiver saindo de coloração avermelhada e pq ainda tem tanino, o sistema mais usado e oq ja me referi acima normalmente deixado de molho por uma media de 7 dias, sendo que todos os dias a água deverá ser trocada, você mesmo sem experiencia verá que aos poucos a água vai ficando cada dia mais limpa, e quanto mais limpa menos tanino ela terá.

quanto a ela servir para o plantio de Dionaea, bem isso ainda e um grande mito, o recomendado ainda é o musgo, porem estamos fazendo testes pois a longo prazo não temos nenhum experimento demonstrado, a principio minha experiencia esta demonstrando bons resultados como pode ver nas imagens, porem ainda e cedo para dizermos que e o ideal para elas, caso queira acredito que ao menos em curto prazo não são prejudiciais (sem tanino e claro), eu estou testando em Dionaeas e Dronsera intermedia, e iniciei com Biblys tb caso queira testar em alguma especie será bem vindo a se juntar a mim tb.

atualizando o experimento. 13/11/2015 (idade do experimento 55 dias)
Dionaea
ImagemImagem
D. Intermedia
ImagemImagem

Dionaea do festival que me foram doadas.
Imagem

obs: Dionaea esta adquirindo a coloração avermelhada que nem a outra que esta no musgo tem... D. Intermedia esta com o desenvolvimento atrasado em relação as suas irmãs porem pode ser por causa do transplante ou restos de tanino, porem sua aparência esta melhor que suas irmãs (coloração). quanto a Dionaea do festival, infelizmente não tive bons resultados porem acredito que será as mudas mesmo pois as mesmas estavam em situação complicada, e acredito que ainda ficou um pouco de tanino nesse novo substrato tb, sendo que apenas 1 sobreviveu e esta se desenvolvendo.

PS.: muito bem pessoal, como parte de minha experiencia estou inserindo novas especies no teste.

D. burmannii
ImagemImagemImagemImagem
D. burmannii Red
ImagemImagemImagemImagem
atualizando outros.

Dionaea das doações, mesma que postei logo acima, porem com 1 semana depois, e mais próxima (+detalhes)
Imagem
Dionaea 02 (recuperação do teste com caqueira de tijolo, agora com 100% fibra de coco, esta aparentando querer se recuperar)
Imagem
Semeadura de Biblys ja nasceu umas 4 sementes em breve posto foto delas.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

blza Ricardo, parabéns pelas experiências.

antecipo, isso é pessoal. mas a burmanii considere um espaço pouco mais q a moeda de um real, analise o plantio em único vaso e raso. você poderá economizar vaso e substrato.

q musgo é esse, cor creme/laranja ?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem