Eu e minhas sementes

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Eu limpei o musgo e fervi por mais de 30 minutos,
depois eu triturei o musgo no liquidificador com xaxim e areia também fervidos. Depois coloquei um pouco de perlita... Bom, você triturou musgo com xaxim e isso não é bom para semntes de Nepenthes, ao menos aqui percebi que foi uma pessima ideia na epoca q fiz isso, depois você triturou tudo em um liquidificador que nao sei se foi comprado exclusivamente pra isso ou se você usou o mesmo aparelho que usas na tua casa e se foi isso ai esta um otimo motivo pra fungos estarem no substrato, pois liquidificadres so ficam aparentemente lmpos depois que se tritura algo neles, mas nao ficam limpos de verdade, entao depois que você ferveu seu substrato você pode te-lo contaminado novamente ao deixa-lo em contato com o copo do liquidificador. :|

Só não tive os cuidados com luvas e máscaras e também não fervi a perlita (acho que não seria uma boa idéia).
depois que seu substrato ficou contaminado pelo xaxim e possivelmente pelo liquidificador (aparentemente limpo), você contaminou mais ainda o substrato ao manusea-lo com as maos nuas.

O lugar que plantei fica totalmente fechado... 100% de umidade.. Agora eu vou abrir os potes por pelo menos 10 horas por dia, será que já adianta alguma coisa?? Qual será a chance desses fungos malditos deixarem minhas sementes em paz?
Oque te disse sobre as possiveis causas de contaminação somado ao ambiente super umido, abafado e quente com certeza é otimo para uma colonia de fungos de varios tipos ;)
manter aberto e deixar elas pegando um solzinho pode ajudar, mas nao vai fazer milagres (infelizmente).
normal você ter errado, todo mundo erra, mas com o tempo vamos atentando pra certas coisas e nos aperfeiçoando a cada nova tentativa ;)

Bom pelo menos to com bastante esperança com as viking. Hookeriana e V. rafflesiana
Pois já tem alguns seedlings que ganhei do carnivoras online, e apareceu muito pouco fungo nesse pote...
Que noticia boa em, até quem fim uma, muito sucesso com eles :)
Se tiver seendlings no futuro pra troca ou venda avise-me se nao for enconveniente :mrgreen:


Só estou triste com as mirabilis e thorelli, que talvez não tenha mais jeito... Qual fungicida você usa aí?
Bom, ja vi sementes fungadas germinando em, fiquei surpreso mas rolou sim.
Mantenha o maximo de tempo possivel os vasos fungados, é melhor que jogar fora e nao custa nada.
Uso um fungicida chamado captam, o problema é saber a dosagem certa, pois é calculado em gramas por litro, e se por infelicidade do destino fizer muito forte podes prejudicar as sementes (minha opinião).



PS: Obrigado pelo elogio Felipe, bom saber que estas atento ao topico, espero que seja util.
abraço


crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Pode crer, valeu as dicas Daniel...

Reparei que os fungos sumiram cerca de 75% das N. Mirabilis,
Isso só de deixar aberto durante 4 noites...

Agora as Thorelli eu não tava vendo, pq o pote está na casa da minha mulher e eu estava alguns dias sem passar lá.
Ele ficou fechadão desde a ultima vez que dei um banho de fungicida (pouco mais de 1 semana atrás).

E antes as sementes de mirabilis que mais tinha fungos, ontem eu fui ver as thorelli e bateram o recorde mundial de fungos...

Tinha muitooo fungo, cerca de 50% da superficie tinha fungos........
Triste, mas agora eu falei pra patroa abrir o pote sempre que chegar do trabalho e fechar sempre antes de sair pela manhã,
vamos ver se os fungos sumirem que nem as da mirabilis ta tranquilo.......

Agora já estou com mais esperanças em relação as sementes da N. Mirabilis,
E que bom saber que mesmo depois de ter dado fungo elas podem germinar...

Eu acabei jogando um monte fora já que estavam com fungos!! :o

Mas valeu as dicas, ajudou bastante.......
Agora só falta as N. Thorelli pra desaparecer esses fungos malditos! :mrgreen:

Abrxxx


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
André Fabri
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:14
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por André Fabri »

com toda a discussão boa a respeito de fungos, reitero que o unico remedio 100% eficaz contra fungos é mesmo a vetilação.... sementes bem ventiladas jamais fungarão, isso é fato. Nem sempre é possivel combinar isso com luminosidade umidade e tal, mas....


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pois é amigos, germinar nepenthes, principalmente para quem está começando no cultivo de pcs, é quase uma loteria.
Aqui pra mim a taxa de germinação é baixíssima (quase zero, hehe!). Se bem que morando em apartamento, se nascer algum é lucro. O meu objetivo é ter pelo menos 1 exemplar de cada espécie semeada.

Atualizando o que sei até agora:

Fungo em sementes de nepenthes.

"Devido às condições de umidade necessárias para a germinação, são freqüentes os problemas com fungo de solo chamado Fusarium sp.
O modo de evitar isso é ter um solo livre destes patógenos desde o início e manter o seu controle com fungicida."

Esterelização de substrato.

"Em uma forma de alumínio para bolo coloque o substrato (sphagnum) e leve ao forno por 40 minutos à 260º. Outro modo é adicionar água e esterilizar no forno de microondas por 10 min. Faça esta esterilização no dia em que for fazer o plantio, para evitar nova contaminação com esporos de fungos ao ficar exposto ao tempo. "

Esterelização de vasos/sementeiras.

Agua sanitária diluida em 1:9. Mergulhar o vaso/sementeira, a argila expandida/pedriscos e a garrafa pet se você for cobrir com uma. Não precisa enxaguar pois a mistura não é toxica para as plantas/sementes.

Fungicidas. (qualquer um desses)

Sulfato de cobre.
Mancozeb.
Captan.

Borrifar diluido em agua destilada quando houver sinais de fungo no vaso/sementes.

continua...


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,

Passarei os nomes latinos das minhas sementes.

White top pitcher - Sarracenia leucophylla
Yellow pitcher - Sarracenia Flava
Purple pitcher - Sarracenia Purpurea
Pale pitcher - Sarracenia Alata


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Oi Paulo!! Como você fez para plantar suas sementes? Fez a estratificação fria?


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
André Fabri
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:14
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por André Fabri »

A verdade é que qualquer coisa pode ser fonte de fungos. Até mesmo as proprias sementes podem trazer esporos deles. E esporos ja sao feitos pra resistir a condições adversas mesmo, por isso as vezes eles resistem a tudo até poder se desenvolver ;/


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bruno Millan escreveu:Oi Paulo!! Como você fez para plantar suas sementes? Fez a estratificação fria?

Daniel,


Essas sementes ainda não plantei.


Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

paulo escreveu:
Bruno Millan escreveu:Oi Paulo!! Como você fez para plantar suas sementes? Fez a estratificação fria?

Daniel,


Essas sementes ainda não plantei.


Abraços,

Paulo
Daniel?? :lol:
Não esquece de fazer então a estratificação pra plantas as sarracenias ;)


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Oi, quero fazer uma pergunta

Eu ja li que a canela é um bom fungicida, eu ja usei e funciona, mas pode atrapalhar em alguma coisa as sementes?


I'm a wild flower, the thing that feels
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem