Estufa econômica, ideias?

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Estufa econômica, ideias?

Mensagem por Igor_souz4 »

Pessoal, estou considerando a ideia de fazer uma pequena estufa para seedlings e germinações nestes dias de outono, que as vezes faz um pouco de frio e o sol se esconde... :roll:
Atualmente estou com receio de a falta de sol e temperatura prejudicar as seeds de dionaea e Byblis,que não germinaram ainda, e não sei se vai fazer sol daqui pra frente, então pensei na estufa...E eu poderia usar ela sempre que precisasse..
Estou querendo algo econômico, quero saber que tipo de lâmpada posso utilizar e se gasta muita energia elétrica... Me parece que tem lâmpadas de led, que devem ser bem econômicas, e boas para se usar neste caso...
Imaginei se precisaria deixar o dia todo ou se só metade do dia seria bom, na outra metade deixar tomar luz indireta...
E tomar sol uns dias e ficar na estufa em outros, pode ser prejudicial aos seedlings?
Bom, me ajudem ai no que der... ;)


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá Igor,
Eu uso aquelas formas....embalagens para viagem de hambugueres, bolos/tortas.
è só voce ferver o musgo antes e colocar nessas forminhas, a iluminação pode ser feita com uma fluorescente compacta.
Não precisa tapar como se fosse vedar tudo, de vez em quando você deixa entre-aberta para circular o ar.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Carnivoras_Online escreveu:Olá Igor,
Eu uso aquelas formas....embalagens para viagem de hambugueres, bolos/tortas.
è só voce ferver o musgo antes e colocar nessas forminhas, a iluminação pode ser feita com uma fluorescente compacta.
Não precisa tapar como se fosse vedar tudo, de vez em quando você deixa entre-aberta para circular o ar.

Abraço
Eu pensei em algo como uma caixa de isopor com os vasos dentro, acho que um sistema fechado e revestido por dentro aproveita melhor a iluminação... ;)
Mas e sobre o gasto de energia, aumenta muito? Ah, sim, deve ter uma lâmpada dessa aqui sobrando... Não tem alguma mais econômica, como essa de led que falei? Acho que já vi uma dessa, e penso que deve ser bem amis econômica...


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

é Igor mas requer as vezes um investimento inicial bem maior tbm......


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Lucks
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 27 Jun 2011, 13:01
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Lucks »

Igor...
Sou principiante em PCs....mas sobre as lâmpadas e energia...posso dar uns pitacos...
Por mais que pintem de cor-de-rosa, na verdade as lãmpadas LED não são econômicas a ponto de serem mais viáveis que as compactas....
Os LEDs fornecem uma boa iluminação, porém, com FOCO muito restrito...é necessário vários LEDs para cobrir uma área como a de uma caixa de isopor....isso somado ao custo das lampadas LED, torna o custo total x benefício desinteressante.
Além disso....acredito que o LEDs seja significativamente pior do que as fluorescentes compactas em simular a LUZ do sol, e olha que as fluorescentes compactas em geral tem uma fidelidade de 80% somente...

Quanto ao consumo....uma dessas compactas de 15W te dará uma despesa de aprox. 5,5KW (Kilowats) na sua conta....olhe sua conta de luz e faça a conta...."acho" que vai concluir que o custo é relativamente baixo.(detalhe do calculo....15W x 12Horas x 30 dias = 5.400W - custando cerca de R$ 0,30/KW + impostos, deve custar cerca de R$ 2,00/mês de energia)

A coisa pode complicar um pouco mais se você desejar controlar a temperatura dentro dessa estufa...mesmo assim...ainda poderia ser viável conforme o que estiver disposto a pagar!


"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Lucks escreveu:Igor...
Sou principiante em PCs....mas sobre as lâmpadas e energia...posso dar uns pitacos...
Por mais que pintem de cor-de-rosa, na verdade as lãmpadas LED não são econômicas a ponto de serem mais viáveis que as compactas....
Os LEDs fornecem uma boa iluminação, porém, com FOCO muito restrito...é necessário vários LEDs para cobrir uma área como a de uma caixa de isopor....isso somado ao custo das lampadas LED, torna o custo total x benefício desinteressante.
Além disso....acredito que o LEDs seja significativamente pior do que as fluorescentes compactas em simular a LUZ do sol, e olha que as fluorescentes compactas em geral tem uma fidelidade de 80% somente...

Quanto ao consumo....uma dessas compactas de 15W te dará uma despesa de aprox. 5,5KW (Kilowats) na sua conta....olhe sua conta de luz e faça a conta...."acho" que vai concluir que o custo é relativamente baixo.(detalhe do calculo....15W x 12Horas x 30 dias = 5.400W - custando cerca de R$ 0,30/KW + impostos, deve custar cerca de R$ 2,00/mês de energia)

A coisa pode complicar um pouco mais se você desejar controlar a temperatura dentro dessa estufa...mesmo assim...ainda poderia ser viável conforme o que estiver disposto a pagar!
Obrigado pela dica, acho que eu já estava desistindo, é que tem dias que fica tudo nublado, mas não fica dois ou 3 dias seguidos sem sol...Não precisei ainda!
Acho que essa conta está barata demais... Aqui a energia dá uns 120, 130 reais...Uma luz ligada quase o dia todo ia dar so 2 reais? :lol:


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Lucks
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 27 Jun 2011, 13:01
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Lucks »

Considere que uma lãmpada dessas fluorescentes de 15W, ligada 12 horas por dia....representa o mesmo consumo de um chuveiro comum ligado por 1 hora!! Os grande vilões da conta são chuveiro, geladeira, ar-condicionado, e coisas do tipo...
Considere também...que uma lãmpada incandescente, ligada no mesmo período por dia iria consumir cerca de 4 x mais, já representa R$ 8,00 na conta...deve levai ainda em consideração que tem TVs, Rádios e várias lãmpadas....e assim vai...se fizer a conta na ponta do lápis...vai ver que faz sentido sim!!! ;-)


"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem