"Estufa" ao contrario

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
viniciusdm
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 07 Fev 2011, 20:36
Localização: Teresina - PI

"Estufa" ao contrario

Mensagem por viniciusdm »

Pessoal moro em Teresina PI e aqui é muuuito quente e sem umidade, o que torna muito difícil cultivas carnívoras. Uma prova disso é que a minha primeira e unica ate agora morreu, parte por inexperiência minha, parte pelo clima. Então estava pensando em um jeito de "esfriar" as plantas e umedecer o ar.
Uma estufa estabiliza a temperatura e é util para climas frios pois mantem as plantas quentinhas (me corrijam se estiver errado).
Então pensei nisso:
[img]http://img16.imageshack.us/img16/2342/estufaa.png[/img]
Funciona assim, Uma estufa comum, so que em cima vai ter um ventilador que vai soprar o ar quente pra dentro de uma caixa de isopor cheia de gelo, o ar vai se resfriar e vai para dentro da estufa onde a planta esta. O gelo vai derreter e vai evaporar o vapor vai ser soprado junto com o ar frio pra dentro da estufa e alem de frio o ar vai fica umido, resolvendo todos os meus problemas.
E ai o que acharam, será que funciona!?
Aceito sugestões pra versão 2.0


Planto essas comedoras de moscas por causa do desafio, porque um dia esses cuidados valerão a pena, porque se eu plantasse um pé de feijão ele não daria a mesma emoção.
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Uma de suas soluçoes seriam um terrário, que custa caro e não cabe muita coisa quanto uma estufa

ficar pondo gelo daria muito trabalho, acho mais facil você fazer uma estufa com um sistema de aspersores talvez com um timer, por sombrite 50% e talvez um plastico

Qual foi sua primeira PC? tem certeza que ela morreu por essas condiçoes?

Pelo desenho a estufa parece pequena, tipo aquario, acho que nao compensa esse trabalho todo do gelo e tal para plantas que temos vendendo no Brasil que ja estao aclimatizadas, a menos que você use para plantas mais exigentes ou debilitadas


I'm a wild flower, the thing that feels
viniciusdm
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 07 Fev 2011, 20:36
Localização: Teresina - PI

Mensagem por viniciusdm »

Isso do gelo seria so pra resfriar quando tivesse muito quente.
Tinha uma dionaea.
Acho que ela morreu por que onde eu comprei ela quase não ficava exposta aos sol, e o cara me falo que era pra bota agua 1 vez por semana. Quando ela chego aqui deixava ela sempre umida e deixa de 7h da manha ate umas 11h. Deve ter sido um choque pra ela, e tbm o sol de dps das 10 aqui é quente, meio dia passa facil de 40°C.
Vo comprar uma Drosera, so falta decidi o tipo de drosera. Ai vou ver, se ela sobreviver eu dispenso o uso de um sistema desses, se não eu vejo o que faço.
Aproveitando o topico, me indiquem um PC que não seja muito sensível a temperatura.


Planto essas comedoras de moscas por causa do desafio, porque um dia esses cuidados valerão a pena, porque se eu plantasse um pé de feijão ele não daria a mesma emoção.
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Ta explicado, procura ler um pouco sobre as especies que vai adquirir, nao é uma vez por semana que é pra molhar, é pra deixar o solo constantemente molhado usando um pratinho da agua ou qualquer outra coisa, sua Dionaea nao morre por que pegou pouco sol, só fica verde
especies que vivem bem em temperaturas altas são as Droseras tropicais, as Sarracenias, a Dionaea no inverno você tem que por na geladeira, mais até lá você se informa melhor
boa sorte com as plantas


I'm a wild flower, the thing that feels
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

A ideia tem potencial vini, mas é desnecessario tudo isso para dionaeas e muitas outras carnivoras, basta fazer um viveiro ao invez de estufa, pois estufa é para climas frios e ou com invernos mais castigantes. Se tua regiao é quente construa um viveiro. :mrgreen:
kkkk me espoquei de rir com o desenho da "PC vivendo feliz" :lol: :lol: :lol:

PS: Arrumei a foto que você nao conseguia postar, e retirei o link : joia :


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
Sua idéia é muito interessante, talvez você até consiga ter o resultado esperado, mas a que custo?
Como outros companheiros já citaram, dependendo da espécie, você nem precisa do seu projeto rsrsrsrs.
Você poderia começar a elaborar uma lista de plantas que gostariade ter e nós vamos lhe ajudando com eventuais adaptações, que tal?
Não quero que voce desista do seu projeto pois sei que isso é frustrante, portanto vamos adapta-lo as especies que voce pretende começar.
Uma opçào muito importante é o fato das dimensões....quanto menor for, mais bruscas serão as variações.

Boa sorte e qualquer coisa estamos ae : joia :

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
maguinhoramone
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 62
Registrado em: 02 Mai 2011, 19:26
Localização: São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por maguinhoramone »

então amigo
realmente acho o gelo desnecessário, apesar de que adorei a ideia

na pior das hipóteses você poderia cobrir o fundo de sua estufa com argila expandida e deixa-la com água pela metade, isso resolveria o problema da umidade
já o problema do super aquecimento, acho que só o cooler já resolveria seu problema

espero ter ajudado


fagnerxp21
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 86
Registrado em: 28 Abr 2011, 18:37
Localização: arcoverde pernambuco

Mensagem por fagnerxp21 »

você deveria coloca ela aos poucos esportas ao sol aqui em Pernambuco e quente mais as minha estao bem pode ter sido esse choque de luz
e enquanto e quanto tempo você colocava água nela elas precisam de um prato debaixo com água e você deixa ela no sol do nace ate as 10 horas ou sol de tardezinha


Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

A idéia é muito interessante, mas creio que um lugar bem ventilado e poucas horas de sol direto (ou sombrite 50%) vão fazer suas plantas viverem felizes.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem