Estudo indica que plantas podem ouvir umas as outras

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Estudo indica que plantas podem ouvir umas as outras

Mensagem por MarcielS »

Epoch Times - Por Simon Veazey

[thumbnail=center]https://img.ibxk.com.br/2013/4/materias ... 151217.jpg [/thumbnail]
Já sabemos que as plantas podem se comunicar por meios químicos, mas uma nova pesquisa mostra que elas podem se comunicar inclusive quando todas as vias estão bloqueadas exceto o som.

Pesquisadores acreditam que as plantas possam estar detectando pequenas oscilações nas células de plantas próximas, de fato ouvindo e se comunicando umas com as outras por meio do som.

Como jardineiros experientes devem saber, sementes de pimenta crescem melhor perto do manjericão. Pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental descobriram que, mesmo quando todas as formas de contato são bloqueadas – como contato físico, sinais de luz e contato químico – as sementes de pimenta ainda tem uma taxa maior de germinação quando próximas do manjericão.

A pesquisa, realizada por Monica Gagliano e Michael Renton, foi publicada no periódico BMC Ecology.

A Dra. Gagliano disse que os resultados mostraram que as plantas são capazes de influenciar positivamente o crescimento das sementes por um mecanismo atualmente desconhecido.

“Maus vizinhos, como a erva-doce, impedem a germinação das sementes de pimenta da mesma forma”, disse ela num comunicado. “Acreditamos que a resposta possa envolver sinais acústicos gerados por oscilações nanomecânicas de dentro da célula, que permitiria comunicação rápida entre plantas próximas.”

O artigo investigativo conclui, “Sugerimos previamente que sinais acústicos podem oferecer tal mecanismo para mediar as relações planta-planta e propusemos que tais sinais podem ser gerados em plantas por processos bioquímicos no interior da célula, onde oscilações nanomecânicas de vários componentes no citoesqueleto podem produzir um espectro de vibrações. Os achados apoiam ainda mais a hipótese de comunicação acústica.”

... : joia :


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

MarcielS escreveu:as sementes de pimenta ainda tem uma taxa maior de germinação quando próximas do manjericão.
Tenho um pé de manjericão em casa e algumas sementes de pimenta pra plantar... acho q vou plantar e deixar o vaso da pimenta ao lado do manjericão... ;) :P


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fatikn escreveu:... acho q vou plantar e deixar o vaso da pimenta ao lado do manjericão... ;) :P
Legal Fatima. : joia :

Se tiver muitas sementes poderia tentar replicar o estudo. Longe e perto do manjericão. 8-)


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

MarcielS escreveu:Se tiver muitas sementes poderia tentar replicar o estudo. Longe e perto do manjericão.
Então, Marciel... recentemente plantei 10 sementes dessa mesma pimenta (deixei germinar longe do manjericão). Dessas 10 sementes, 3 germinaram e apenas 2 vingaram (e estão grandinhas), mas continuam longe do manjericão...

Tenho sementes suficientes pra fazer essa experiencia aqui e é essa a minha intenção... vamos ver no q vai dar... se der certo, vou distribuir pezinhos de pimenta habanero ou então, vou montar uma fabriquinha de molho de pimenta habanero... :lol: :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcielS escreveu:“Maus vizinhos, como a erva-doce, impedem a germinação das sementes de pimenta da mesma forma”...
Informação interessante esta que publicou aqui Marciel, o curioso é que não é só plantas de géneros/espécies diferentes que inibem/aumentam a taxa de germinação de sementes. Quando se semeia Drosophyllum muito perto a planta que germinar primeiro libera um fito-hormônio que impede as demais de nascer, sendo por isso recomendado plantá-las a uma distância de 4 cm uma da outra.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

interessante, apensar das comprovações fisicas (materiais) do estudo e o involvimento da parte quimica que afetam as plantas, disseram algo que acho interessante, ondas de som, acústica. É o que pouco se estuda ainda, a física quantica, o campo de energia que compoem o universo e interliga cada ser vivo dentro dele. "A Dra. Gagliano disse que os resultados mostraram que as plantas são capazes de influenciar positivamente o crescimento das sementes por um mecanismo atualmente desconhecido." Este mecanismo já é estudado e não é desconhecido só não é aceito muitas vezes pela Biologia e pela Medicina. Se somos formados por energia e a "matéria" física que enchergamos é basicamente uma ilusão, as plantas podem se comunicar ou se influenciarem atravéz do campo de energia invisível, passar energias tanto positivas quanto negativas (vibrações, frequencias, hertz) que modificam o DNA tanto das plantas quanto qualquer ser vivo, inclusive dos humanos.

Talvez a semente da pimenta que é forte pra caramba, não seja aceita, quimicamente pelor algumas plantas e aceita por outras que crescem aos arredores. Agora a influencia vibracional que elas tem entre sí, é algo interessante de se ir afundo, na minha opinião. :)


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Ressuscitando o tópico...

em 23/02 preparei dois copinhos com 5 sementes de pimenta cada um. Copinho 01 ficou perto de dois vasos de manjericão e o copinho 02 num outro ponto do quintal, longe do manjericão mas numa posição em q tomava sol (e chuva) do mesmo jeito e no mesmo período...

Bom... quase 1 mês depois, no copo 01 germinaram as 5 sementes e no copo 02, germinaram 4 sementes... mas eu acho q o copo 02 se desenvolveu melhor.. me parece q essas plantinhas estão mais vigorosas q as do copo 01... rs...rs...
Amanhã vou transferí-las pros vasos definitivos...

[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-3j3j ... G_5904.JPG[/thumbnail]

Se for ver, o texto diz q a taxa de germinação é maior perto do manjericão.... se for contar, realmente... 5 entre 5 germinaram perto do manjericão, enqto q, se eu somar minha primeira tentativa de germinação dessas pimentas com a segunda, seriam 15 sementes semeadas (10 da minha primeira tentativa e mais 5 de agora), mas apenas 7 germinaram, daria quase 47% de taxa de germinação.... :shock:

Q fique claro q isso não tem nenhuma pretensão cientifica, foi mesmo pra "brincar", ok? : joia :

Se for verdade q a pimenteira afasta o mau-olhado, agora estou pra lá de protegida :lol: :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Legal seu experimento Fátima, aparentemente o mesmo confirmou o estudo acima. Valeu por compartilhar conosco esses resultados.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem