Estacas enraizadas de Neps e substratos alternativos

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Estacas enraizadas de Neps e substratos alternativos

Mensagem por rdrgobra »

Há cerca de 5 meses atrás eu recebi de alguns amigos (Aloysio e Hélio) umas estacas de Neps e resolvi testar seu cultivo alternando o método "in acqua' com o tradicional (Spahgnum) e o resultado vocês podem ver logo abaixo:

Estacas de N. 'Lady Pauline'

Imagem

Estacas de N. graciliflora e N. ventricosa x khasiana

Imagem

Estacas de N. maxima

Imagem

Das N. maxima apenas uma não se desenvolveu conforme o esperado e devido a isso eu resolvi voltá-la para o pote com água para ver se ela vai pra frente. As outras eu aproveitei para por em prática um experimento envolvendo diferentes misturas de substratos:

Imagem

A direita temos uma muda sendo cultivada em um solo mix (casca de pinus, carvão, chips de coco e musgo) e a esquerda outra muda plantada em pó de coco misturado a Sphagnum.

Bom, dentro em breve poderei saber qual delas se desenvolveu de forma mais rápida e saudável :D .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Bom tópico é bom ver essas tentativas de propagação.
Só uma coisa, cuidado com o carvão. Além de alcalizar o substrato com o passar do tempo ele solta impurezas.
Já tive experiencia triste com o uso dele.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Mas que estranho Paulo, eu sempre soube que o carvão acidificava o solo/água em que era adicionado. Bom, em todo caso eu lhe agradeço pelo aviso e a partir de agora ficarei de olho para ver se nada de anormal ocorre com as plantas que estão nesse substrato misto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Quem me falou sobre a alcalinização foi um engenheiro agrônomo e bem antes de eu me interessar por plantas carnívoras.
Ele me disse que agricultores tocavam fogo depois da colheita em suas plantações para diminuir a acidez do solo.
De qualquer forma veja nesse link https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital ... aercio.pdf um estudo técnico da Embrapa sobre o carvão.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Paulo, se não me engano o que causa a alcalinização do solo é a cinza, e não o carvão. Apesar de parecer quase a mesma coisa, eles são quimicamente opostos. O carvão participou apenas de uma reação física pelo calor. A cinza é criada pela reação química de oxidação por queima. Enquanto o carvão torna-se mais ácido em contato com água pela presença do carbono, a cinza já perdeu todo o carbono para o ar, restando apenas compostos extremamente básicos. Tão básicos que voce é capaz de fazer sabão com cinza, em substituição à soda cáustica.

Abraço

Andre Gomes

Edit: Lendo depois a publicação sugerida, vi que o carvão tende sim a alcalinizar o solo, mas note bem que é por causa da presença "de cinzas que surgem por uma imperfeição do processo de pirólise". E a diferença de pH apresentada no estudo creio que não impacta o nosso cultivo, já que estamos lidando com um substrato bem ácido e presença constante de água abundante, que vai terminar por "lavar" as cinzas para fora dos nossos vasos.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Muito bom, Rodrigo.
Os resultados foram ótimos.
Agora entendi o milagre da multiplicação. ;)


Matheus_.
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 29 Jun 2016, 07:30
Localização: Recife pe
Agradecimentos: 10 vezes

Mensagem por Matheus_. »

Bom tópico, como você fez, só colocou na água foi? E como você fez os cortes? Obrigado!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem