Está é a haste floral que espero a tanto tempo?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Espere mais 15 dias, se depois disso não tiver formado nada no botão, pode passar a "foice". Também estou na mesma situação, pois de 7 flores, 3 mostram sinais de que dali não vai sair nada.

Ainda tenho a esperança que pelos menos 1 vingue para que eu possa ter sementes e iniciar meu experimento.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Leandro Plasma
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 08 Nov 2011, 19:54
Localização: Jundiaí
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leandro Plasma »

Engraçado que essa DM foi estranha a vida inteira comigo. Deu armadilhas sem pêlos, harte floral mutante, haste com uma flor e mesmo polinizando, não deu sementes. Percebi que aquela parte de dentro, receptáculo algo assim (?) esta do mesmo tamanho, não inchou como disseram, onde estariam as sementes.

Por outro lado tem a outra DM, que separei dessa primeira, ela está com uma hasta com 6 brotos, mas acho que só uns 2 ou 3 vão chegar a abrir. Nessa eu tenho mais esperanças.

[img]http://imageshack.us/a/img32/1909/brotos.jpg[/img]


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Leandro.

Não fique chateado, pois diversos fatores podem levar a não produção de sementes em uma haste floral.
Mesmo realizando corretamente todo o procedimento de polinização, ocorrências externas e/ou naturais que não controlamos tem influênciam no seu sucesso. 8-)


ps ainda bem que vem aí mais flores. : joia :


Abç


Leandro Plasma
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 08 Nov 2011, 19:54
Localização: Jundiaí
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leandro Plasma »

Obrigado Marciel!

Só pra dar o último suspiro, não tem nada ai mesmo né? :lol:

[img]http://imageshack.us/a/img228/5317/broto.jpg[/img]


Esta foto eu achei na internet...

[img]http://img59.imageshack.us/img59/2091/dsc01557d.jpg[/img]


Caio Lima
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 03 Out 2012, 21:13
Localização: Vitória - ES

Mensagem por Caio Lima »

Olá, Leandro! Parece que não deram sementes mesmo :(
Aqui a minha Dionaea também está com a haste floral quase abrindo. Tomara que eu dê sorte. To fazendo algumas tentativas com germinação de Dionaeas e mais sementes seriam bem vindas.

Pelo que andei pesquisando, a falta de chuvas na hora certa e/ou o frio, são fatores que podem determinar o início ou o fim da produção de sementes. Chuvas prolongadas durante a "frutificação" podem interromper o ciclo reprodutivo da planta e reiniciar o ciclo vegetativo, o que diminui a quantidade de sementes produzidas. Difícil é saber quais desses fatores estão atuando em cada caso né?
Talvez o melhor nessa fase seja ficar bem atento às condições ambientais em que a planta esta exposta e ir aprendendo nas tentativas mesmo.


"A natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente." (Richard Dawkins)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Caio Lima escreveu: ...a falta de chuvas na hora certa e/ou o frio, são fatores que podem determinar o início ou o fim da produção de sementes. Chuvas prolongadas durante a "frutificação" podem interromper o ciclo reprodutivo da planta e reiniciar o ciclo vegetativo, o que diminui a quantidade de sementes produzidas.
Concordo.
Caio Lima escreveu:...Difícil é saber quais desses fatores estão atuando em cada caso né?

Rs. Quase sempre é um conjunto de fatores que leva a não produção ou baixa produção de sementes.
Caio Lima escreveu: ...o melhor nessa fase seja ficar bem atento às condições ambientais em que a planta esta exposta e ir aprendendo nas tentativas mesmo.
Concordo novamente. : joia :


Leandro Plasma
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 08 Nov 2011, 19:54
Localização: Jundiaí
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leandro Plasma »

Ja faz tempo que o broto da primeira DM secou, e estou percebendo que a planta não cresce mais, ja morreram varias das novas armadilhas que estavam nascendo enquanto o broto crescia. Será que posso cortar a haste e replanta-la?

A segunda DM deu acho que 5 flores, porem eu estava viajando e quando cheguei, estavam todas secas já. Não deu nem para polinizar =(

Essa segunda também esta morrendo e estou com medo de perde-las.

Devo apostar no transplante agora? Teria como saber se a planta esta velha e morrendo mesmo?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Poste uma foto de suas PCs Leandro, pois aí fica mais fácil dizer o que fazer com elas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Leandro.

Pôxa, que coisa heim. Você estava cultivando direitinho. :(

O leafcutting deve ser feito agora enquanto o rizoma não apresenta problemas. A época (primavera) é perfeita para isso. Vai ter sucesso. : joia :

Abç

O estresse da maioria das Dionaeas adquiridas em feiras e mercados é decorrente do manuseio deficiente, no transporte, no armazenamento e na venda.

Eu comparo a venda de Dionaea tipica com aqueles pintinhos coloridos que vendiam antigamente, que você leva para casa e o bichinho morre em duas semanas.


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Aproveitando, hoje eu colhi umas sementes de dois botões da primeira haste:
De cinco flores, consegui apenas dez sementes.
Vamos ver, tem mais trinta flores beeeem inchadas... Quem sabe né?


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem