Enxerto em Nepenthes??

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Tenho vontade de faazer isso (Tanto em Pc's quanto em plantas normais) mais tenho um certo... "Receio" em fazer o tal Enxerto e com o Marciel falou, não dar certo...


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Seria muito interessante,fazer isso para adaptar uma planta ao novo ambiente,usando um cavalo provisório.
Bom se o gringo fez isso com uma N.lowii e deu certo,com plantas mais comuns e fáceis,a chance deve de sucesso deve ser maior.
Porem temos que descobrir se a parte que determinara o comportamento da planta,sera o cavalo ou o cavaleiro...


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Parece que a planta que vai ficar com as raízes que vai dar as características de adaptação e a outra as de aparência... Podia fazer um teste usando a base de uma alata e alguma outra como garfo!
Se desse certo seria demais... Acho que as plantas de caule mais grosso devem ser bases melhores.

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Renato Tanaka
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jun 2012, 19:34
Localização: Sinop - MT

Mensagem por Renato Tanaka »

não sei se costumam reviver os tópico mas tenho umas informações para compartilhar.

o cavaleiro deve ser adaptado ao clima para funcionar.
enxento em espécies diferentes é dificil, envolve toda a fisiologia vegetal.
cavalo e cavaleiro não compartilham genes, ou seja se o cavalo é xXXx e o cavaleiro é YyYY eles sempre seram isso.
o enxerto tem suas vantagens, propagação vegetativa (clonagem) e menor tempo para começar a produzir no caso de frutiferas.
conheço mais enxerto em citros, uva e rosas.
no caso de citros o cavalo é geralmente é o perola e limão cravo/rosa. esses porta enxertos são usados pelas caracteristicas de rusticidade, toleram várias pragas e fitopatogenicos, o cavaleiro pode ser o que quiser desde que sejam citros (laranja, ponka, limão galego, taiti)

quanto a complexidade, isso é questão de pratica, uma vez consegui 3 de 10 plantas enxertadas. mas com o tempo melhorei, consigo 8 de 10, no minimo.


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Legal se der certo com nepenthes, pegar uma alata que é bem resistente como base, e colocar uma mais fraca em cima. Se eu tivesse mais uma nepenthes com certeza faria, porem só tenho uma alata e uma sem id ^^


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem