Dúvidas sobre o cultivo de nepenthes.

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
psicarlosgia
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Mai 2015, 15:50
Localização: Carapicuíba - SP
Agradeceu: 10 vezes

Dúvidas sobre o cultivo de nepenthes.

Mensagem por psicarlosgia »

Boa tarde,

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a administração por me aceitar como membro do grupo.

Acabei de adquirir uma nepenthes mas estou com muitas dúvidas com relação ao seu cultivo. Alguém poderia me ajudar?

1 - Qual a exposição adequada dela ao sol? Em alguns lugares li que ela gosta de sol direto, em outro que não tanto. No local que ela está agora a base toma sol na parte da manhã mas o topo toma sol durante durante grande parte do dia. Vale lembrar que por ser sol de inverno não é aquele sol escaldante.

2 - Neste local ela tomará chuva. Isso tem algum problema?

3 - Li que a rega ideal é com água destilada. Estou tendo um trabalho do cão pra conseguir destilar a água. Alguém sabe me indicar onde consigo adquirir água destilada ou alguma maneira mais fácil de destilar? Aquela água destilada usada pra radiador serve? tem que ficar borrifando água o dia todo mesmo? Como estou tendo muito trabalho pra destilar a água coloquei um pratinho pra reaproveitar a água que escorre das regas. isso pode prejudicá-la?

4 - É necessário transportá-la para um vaso maior pra que ela ainda cresça? No momento ela tem cerca de 1,50m de altura e está num vaso tamanho médio (segue foto abaixo).

5 - Acredito que no transporte vários dos vasos dela perderam o líquido interno. Como devo proceder.

Bom... Acho que é isso (por enquanto). Desde já agradeço a ajuda. estou amando minha nova planta. Agora pretendo adquirir uma Dionaes e uma Cephalotus.

Abraços a todos

[thumbnail=center]https://imageshack.com/a/img661/2756/Amgazk.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Linda N. graciliflora, meus parabéns. Bom, vamos lá:

1) Exponha sua planta ao Sol da manhã, porém se notar sinais de queimaduras nas folhas sugiro protegê-la com tela de sombrite 50%.

2) A planta ode pegar chuva sem problemas, apenas se certifique que o substrato não encharque para evitar que as raízes dela apodreçam. O ideal é que o solo seja bem drenável e aerado, algo composto por chips de coco + musgo Sphagnum ou perlita esta de bom grado.

3) Se a água da sua torneira não for muito alcalina (água dura), o seu uso não acarretará maiores problemas a esta planta. Para testar a qualidade da mesma use um kit de medição de pH daqueles vendidos em lojas de aquarismos. Lembre-se no entanto que o ideal é usar água da chuva, do ar condicionado, ou destilada ;) .

4) Nos vasos secos você pode colocar um pouco d'água, mais saiba que eles só se prestaram para hidratar a planta uma vez que função digestiva esta perdida.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Boa compra.

Sua Nepenthes aparenta boas condições. : joia :
Essa espécie é muito bonita, cresce rápido, é resistente e de fácil adaptação.

Abç.


Avatar do usuário
Vinicius12
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 247
Registrado em: 14 Abr 2015, 16:28
Localização: Campina Grande-PB
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Vinicius12 »

Estão maravilhosas,imagina quando botarem flores :shock: .


"Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é."

(Friedrich Nietzsche)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem