duvidas sobre cultivo de pinguicula

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

duvidas sobre cultivo de pinguicula

Mensagem por Edson Poscai »

perdi minha primeira muda de P. Gigantea conseguida.

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-uljZ ... to0315.jpg

[/thumbnail]
foto feia pra caramba, mas o comum, folhas aparentando cozidas. boa e bonita, 2 dias e 1 tarde, ficou assim.
fatos acontecidos, desde q plantei não ficou em pires, teve borrifar 2 vezes. estava boa, houve serviços de alvenaria aqui em casa, será o cheiro do pó de cimento e cal? mas uma muda ainda mais nova de aphorodite nada afetou. o q posso fazer melhor na proxima?

minha P. Primuliflora q estava nas ultimas, mostrou sinal de recuperação de algumas, outras acho q sem jeito.

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-fZXd ... to0316.jpg[/thumbnail]



qto a primuliflora, estava com pires, acho q hj estariam mortas. tirei o pires e devido o substrato tão encharcado está sem borrifar a 3 dias e ainda está bem umido. tirar o pires, salvou (lhe devo mais essa Marciel : joia : ) penso q poderei perder 1 ou 2 mas umas mostram o sinal de recuperação.


to mais perdido q cão q cai de mudança. :?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Infelizmente não tenho como ajudar...
Mas espero que de tudo certo com elas!!


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Edson.. vou dar um pitaco... Eu, particularmente, não gosto de borrifar as folhas das pinguiculas (nem as deixo na chuva.. heheheh)... No começo eu ate fazia isso, mas logo q notei q elas não estavam gostando disso, eu parei com isso...

As pinguiculas molho por cima, mas sempre em volta da roseta... vez ou outra cai um pouco de água nelas, mas é vez ou outra e não todo dia... Experimente mudar o manejo e parar de borrifar.. apenas molhe o substrato e veja como reagem... Acredito q a mucilagem além de ser a forma de captura delas, tb seja uma forma de proteção das folhas e borrifando água nas folhas todos os dias, acredito q não esteja dando tempo dela recuperar a mucilagem perdida.. .e aí cai naquela: sem mucilagem, sem captura de insetos, mais stress = planta debilitada.

Ah!!! o pó do cimento/obras deve ser levando em conta tb... =)

Isso é o q observo aqui... ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

primeiramente agradeço muito Fátima,
Fátima, qto a água bem parecido, exceto q uso o borrifador. meu borrifar, como você disse exceto casos q ocorrem mesmo eu buscando evitar, caia um pouco. (li bastante seus comentários e dicas anteriores, rsrr) as q deixava em pires, foi a primuliflora e emarginata. estas q tive estas recomendações confirmadas do vendedor e vi alguns tópicos em pesquisas confirmando isso. (primuliflora problema, emarginata não)
qto ao cheiro forte de cimento e cal, q nem eu conseguia ficar proximo foi o q pensei de imediato. mas uma muda de aphrodite bem mais nova e frágil, nenhum problema. nem de outras mudas de droseras, embora estas sejam mais fortes mesmo. :?

outra causa possível , foi o fato de mudar de local e estas ficaram com 40% menos de luminosidade e sem o sol da tarde q sempre pegam. e o fato de talvez a gigantea, mesmo sendo uma espécie gde, seja mais delicada. mas nada entendo, e apenas penso nas possíveis causas.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem