Dúvidas sobre a minha Dionaea

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Evy
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Set 2015, 07:17
Localização: Santo André - SP
Agradeceu: 2 vezes

Dúvidas sobre a minha Dionaea

Mensagem por Evy »

Olá pessoal,
Essa semana ganhei minhas primeiras plantas carnívoras! Estou muito empolgada, pesquisei bastante coisa, mas também estou bem perdida....
Ganhei 3 vasos, e os três parecem estar com problemas distintos, então não sei muito bem como lidar com cada um.

Segue em anexo a foto da que está em estado pior, as folhas estão murchas, muito maiores do que as armadilhas. As armadilhas estão praticamente sem cilios e não respondem a estímulos (tentei colocar um inseto e nada aconteceu). Ela veio com uma haste floral , que eu cortei pra ver se ela melhorava. Será que ela está morta?

Outra dúvida...eu coloco água no pratinho, conforme vi em vários topicos, mas a água seca em menos de 2 horas, isso é normal?

Muito Obrigada !!


Avatar do usuário
ronaldojr
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Mai 2015, 20:17
Localização: Canarana - MT
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por ronaldojr »

Bom, não sou cultivador a muito tempo, mas acredito que ela irá sobreviver, porem notem mais uma haste floral nascendo ali. pode corta-la e o mais rente possível e na minha opinião deverá trocar esse substrato.
A questão da água no pratinho, acho que uma foto ajudaria, mas o que pode estar ocorrendo é que o substrato esta muito seco, ai ele acaba sugando a água.
Mas vamos aguardar algum mais experiente no assunto.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Evy,
sugiro a você dar uma lida no tópico : duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html
terá uma noção básica, entre elas (último parágrafo) como publicar fotos. para qq opinião publique a imagem, assim poderemos responder melhor, abç . : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Realmente sua planta aparenta estar mais pra lá do que cá, consegui identificar o seguinte:

O substrato: Precisará replantar em sphagnum + arreia
(inclusive focos de ciano, que será resolvido na troca)

Falta de sol

Esta haste precisa ser cortada, acho pouco provável que a planta sobreviva a floração.

Seguindo o link que o amigo Edson passou, tem tudo explicado mas qualquer dúvida poste aqui.
Essa é a melhor época para as pcs, então ela se recupera-rá.

Abç


Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

pelas fotos se percebe q ela ainda esta em processo de dormencia, ja q as folhas estão largas... ainda tem a questão do substrato ser serapilheira, segundo o post do colega MarcielS... então creio q agora q entramos na primavera o ideal seria fazer a troca do substrato pelo ideal musgo sphagnum misturado com areia, bastante sol e agua e ela se recupera... a questão da agua acredito q o vaso ja chegou bem seco... então o bom é colocar até parar de secar ja q o substrato absorve a agua e por ae vae... fora q tem a questão do lugar q você mora se é ou n muito quente...

mas aguarde os mais experientes no assunto.

desejo sorte por ae, colega.


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Evy
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Set 2015, 07:17
Localização: Santo André - SP
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por Evy »

Edson Poscai escreveu:Evy,
sugiro a você dar uma lida no tópico : duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html
terá uma noção básica, entre elas (último parágrafo) como publicar fotos. para qq opinião publique a imagem, assim poderemos responder melhor, abç . : joia :
Muito Obrigada !
Estava mesmo procurando um lugar para entender como colocar as fotos de um jeito melhor.


Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Eu li em algum lugar, talvez foi aqui mesmo, que após um certo tamanho que a haste floral cresce cortar não adianta pois a planta ja usou toda a energia que tentamos evitar cortando a haste. A informação está correta?


Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Evy, siga os conselhos do pessoal que já comentou. Troque o substrato ( 50% sphagnum, 50% areia de construção ou de filtro de piscina/ todos os dois esterilizados), corte a haste floral bem rente ao centro (com uma tesoura esterilizada de preferência para evitar possíveis patógenos), deixe o vaso sobre um pratinho de água (sem cloro, preferencialmente água de chuva/ se notar que o substrato ainda está seco confira os buraquinhos do vaso e qualquer coisa fure mais alguns), e vá expondo ela gradualmente ao sol ( 1 hora a mais cada semana até que ela passe a maior parte do dia sob o mesmo).

No mais boa sorte e não deixe de tirar dúvidas! : joia :

flp10 pelo que eu li e olhei, quando chega a determinado tamanho não adianta mais cortar, igual você falou, ela já usou toda a energia. Eu não passei por isso ( coitada, a minha morreu sem nem sair da geladeira :( ) então vamos esperar por mais respostas.


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

minha opinião qto ao cortar a haste,

como vcs disseram, qdo a haste em floração ela praticamente já teve toda a energia da planta. mas por vezes tem brotos menores (este menores, melhor cortar), e mesmo de todo formada, dependendo das condições da planta (qdo muito fraca) se cortarmos ainda fica a esperança de recuperação, mas não cortando maior a chance de perder a haste e a planta.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na minha opinião sua Dio ainda tem salvação, basta providenciar a troca do substrato o quanto antes e expor à planta a mais horas de Sol. O resto será com ela...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem