Dúvidas (primeira dionaea)

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Stabys
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2015, 19:25
Localização: Vila Velha-ES
Agradeceu: 3 vezes

Dúvidas (primeira dionaea)

Mensagem por Stabys »

Olá pessoal, tudo bem?

Já tive uma dionaea, mas foi comprada pronta já. Ela morreu, unfortunately, e agora quero plantar a minha.

Então, já vi alguns tópicos aqui, já consegui tirar algumas dúvidas mas algumas ainda persistem.

- Quantas sementes podem sem plantadas em um vaso? Tem limite ou posso plantar quantas quiser?
- 500g de Sphagnum já é suficiente? Esse serve? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... deas-p-_JM
- Realmente é necessário ferver o musgo antes de plantar?
- Posso plantar em um vaso grande, ou tem que ser naqueles pequeninos?
- No início, quando ainda é semente, posso deixar direto no sol?
- Vi em um lugar que uma pessoa fez uma mini estufa com uma simples caixa de plástico transparente. Isso é viável? Se não, tem algum exemplo de uma mini estufa que não saia muito caro?
- Também vi que as sementes tem uma capa que impede a absorção de água e por isso demoram a germinar. Isso é verdade? Se sim, tem alguma forma de "tirar" essa capa?
-Elas realmente são muito frágeis para vento? No começo posso deixá-las no vento? (minha casa só pega sol sem pegar vento num quarto e por pouco tempo).
- A minha plantinha que morreu eu molhava 1x ao dia. É necessário molhar mais que isso?

Se tiverem algum link de tutorial para iniciantes de como plantar também gostaria que linkassem aqui (não achei nenhum hehe).

Desde já agradeço a todos.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Stabys escreveu:
- Quantas sementes podem sem plantadas em um vaso? Tem limite ou posso plantar quantas quiser?
R- Não há um limite para semear, porém recomenda-se a utilização de germinadoras e só depois de germinadas fazer o transplante para o vaso definitivo.

- 500g de Sphagnum já é suficiente? Esse serve? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... deas-p-_JM
R- Sim.

- Realmente é necessário ferver o musgo antes de plantar?
R- O bom senso recomenda, mas não é obrigatório.

- Posso plantar em um vaso grande, ou tem que ser naqueles pequeninos?
R- Em germinadoras preferencialmente.

- No início, quando ainda é semente, posso deixar direto no sol?
R- O local deve ser muito bem iluminado e em algum momento do dia receber a luz do sol.

- Vi em um lugar que uma pessoa fez uma mini estufa com uma simples caixa de plástico transparente. Isso é viável? Se não, tem algum exemplo de uma mini estufa que não saia muito caro?
R- Existe no fórum inúmeros exemplos de mini-estufa.

- Também vi que as sementes tem uma capa que impede a absorção de água e por isso demoram a germinar. Isso é verdade? Se sim, tem alguma forma de "tirar" essa capa?
R- Não é necessário.

-Elas realmente são muito frágeis para vento? No começo posso deixá-las no vento? (minha casa só pega sol sem pegar vento num quarto e por pouco tempo).
R- Pode usar uma proteção confeccionada com garrafas pet.

- A minha plantinha que morreu eu molhava 1x ao dia. É necessário molhar mais que isso?
R- A rega para a Dionaea deve ser feita preferencialmente por capilaridade e o seu 'solo' deve ficar sempre úmido/encharcado.

Se tiverem algum link de tutorial para iniciantes de como plantar também gostaria que linkassem aqui (não achei nenhum hehe).
R- LINK
Abç


Stabys
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2015, 19:25
Localização: Vila Velha-ES
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por Stabys »

Agora você gerou mais algumas dúvidas x)

O que seria a rega por capilaridade? E o que seria iniciar o plantio em uma germinadora? (não entendo nada mesmo de cultivo)

Tentei dar uma olhada no Google mas não achei nada confiável.

Qual o tempo médio para começar a brotar a dionaea?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Rega por capilaridade nada mais é do que deixar um pratinho com água embaixo do vaso.

Plantio em germinadora é o mesmo que semear em potinhos de café e depois replantar as mudas jovens para o vaso definitivo. Como estão em vasos provisórios pode-se usar apenas musgo Sphagnum para germiná-las.

Abaixo deixo alguns links úteis que devem ser lidos a risca por todos aqueles que estão iniciando no hobby:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Ahnn, bem vindo shusahsuahus.
Dá para fazer uma estufa com garrafa pet :mrgreen:


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Stabys
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2015, 19:25
Localização: Vila Velha-ES
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por Stabys »

Obrigada aos dois :)

Vinilokão, eu estou ciente de que dá pra fazer com pet, mas como eu disse, queria colocar num pote maior depois... Que não caberia numa pet ^^


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem