Dúvidas na execução do projeto

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
gugoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jan 2014, 15:03
Localização: Cachoeira do Sul, RS
Agradeceu: 11 vezes

Dúvidas na execução do projeto

Mensagem por gugoo »

Estou elaborando um projeto de estufa que estava pensando em usar a estrutura de um aquário e usar fitas led para prover iluminação artificial. Mas dai estou com problema que é sobre a temperatura que aqui no sul atualmente está esfriando bastante, tentando resolver essa questao, vi comentarios da utilizacao de Pastilha Peltier, mas confesso que isso pra mim ainda é um pouco de misterio.. ao que entendi ela pode esquentar ou esfriar correto? ou entendi errado?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gustavo, até onde eu sei as pastilhas Peltier aquecem de um lado e resfriam do outro o que permite usá-las tanto para resfriar quanto para aquecer a estufa.

É claro que quanto maior ela for, maior devera ser o número de pastilhas utilizadas para se controlar a temperatura. Abaixo eu deixo um link para um blog que explica em detalhe o funcionamento das mesmas:

Módulo, Célula de Peltier ou pastilhas térmicas, como funciona?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
gugoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jan 2014, 15:03
Localização: Cachoeira do Sul, RS
Agradeceu: 11 vezes

Mensagem por gugoo »

Pois eh.. eu estou elaborando uma ideia pra tentar resolver a questao da temperatura primeiro... depois vem o problema da iluminação que ainda nao cheguei


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Cara, se possível fuja das pastilhas peltier, elas tem um consumo enorme de energia e o rendimento é bem baixo. Se for para esquentar a tua estufa, use 1 lampada normal, ou mesmo as fluorescentes tubulares. Alem de iluminação elas geram um pouco de calor. Se for para esfriar, tente colocar ventiladores e umidificadores.


Avatar do usuário
Capitão do Mato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 14 Jul 2014, 21:41
Localização: Muriaé - MG
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por Capitão do Mato »

Se for por iluminação opte pelas LED. Elas têm um consumo muito menos de energia que as fluorescentes são mais eficientes também pela luminosidade direta sobre as plantas. As PC's tem uma sensibilidade maior com a cor magenta 75% e Azul 25%, com a fluoresente você teria a branca ou seja, menor absorção da luz pela planta. Tem um tópico sobre isso. Vou procurar e posto o link aqui. : joia :


Os insetos devoram as plantas, porém a ordem pode se inverter.
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,

Estou devendo um vídeo até hj de um projeto com essas células que fiz aqui....
Conforme já falado...para se ter uma boa troca de calor, deve aumentar o consumo de corrente na célula e isso demanda uma boa fonte DC.

Eu te aconselho a não usar as células para controlar a temperatura...melhor usar ventiladores pra refrigerar msm.
Para esquentar você pode usar uma lâmpada incandescente ou fluorescente ;)
Jah que você usa aquário talvez lhe interesse ver alguns dos meus projetos e se inspirar com alguma coisa deles.

A iluminação com leds está sendo bem recomendada ultimamente...além do baixo consumo você pode variar intensidade e cor em alguns casos.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Capitão do Mato escreveu:... As PC's tem uma sensibilidade maior com a cor magenta 75% e Azul 25%, com a fluoresente você teria a branca ou seja, menor absorção da luz pela planta.
Este TÓPICO aborda o assunto. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Capitão do Mato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 14 Jul 2014, 21:41
Localização: Muriaé - MG
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por Capitão do Mato »

MarcielS escreveu:
Capitão do Mato escreveu:... As PC's tem uma sensibilidade maior com a cor magenta 75% e Azul 25%, com a fluoresente você teria a branca ou seja, menor absorção da luz pela planta.
Este TÓPICO aborda o assunto. : joia :

Abç

Poxa procurei aqui e não consegui encontrar só me lembrava das porcentagens com as respectivas cores :roll: ... Obrigado MarcielS : joia :


Os insetos devoram as plantas, porém a ordem pode se inverter.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem