Dúvidas gerais

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Vinillyr
Newbie
Newbie
Mensagens: 20
Registrado em: 21 Nov 2013, 14:20
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 6 vezes

Dúvidas gerais

Mensagem por Vinillyr »

Olá, comprei recentemente uma Dionaea e umas sementes, aí surgiram algumas dúvidas:

1 - Sobre a Dionaea, to usando água destilada. Devo regar ou somente colocar a água em um pote embaixo da planta ? ( Ou os dois )

Agora sobre o plantio das sementes:

2 - Ouvi falar sobre estratificação, alguns falam pra fazer e outros não, tenho sementes de Droseras como a burmannii e a intermedia.
Gostaria de saber se devo fazer a estratificação ou só colocá-las para germinar na superfície.

3 - Como deve ser o vaso dessas plantas ? Puro musgo sphagum ou misturo com areia e em qual proporção ?

4 - Para guardar as sementes, geladeira ou onde ?


Ok, muito obrigado. Estou gostando bastante de cultivar!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Preste atenção:

1) Use um pratinho embaixo do vaso, pois isto será mais do que suficiente para hidratá-la.

2) Não se estratifica sementes de Dionaea, isto foi um mito propagado no início do hobby e que infelizmente muitos aqui no Brasil o mantêm. No exterior isso já é considerado letra morta. As únicas plantas aonde isto se faz necessário são as Drosera de clima temperado, Sarracenia & Darlingtonia. As sementes de Drosera que possui são de clima tropical/subtropical e, portanto basta semeá-las por cima do musgo.

3) Use um vaso não muito grande e não muito pequeno, o bom senso deve sempre prevalecer. Na realidade até uma sementeira dessas compradas em lojas de jardinagem/materiais agrícolas pode ser usada. Opte pelo Sphagnum puro e somente quando for replantar as mudas no vaso definitivo utilize um substrato composto por musgo + areia.

4) Guarde as sementes que sobrarem em um pote na porta da geladeira ou na gaveta de frutas/legumes/verduras.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

O Rodrigo já sanou todas as suas dúvidas.

Mais informações sobre plantio e preparação, aconselho dar uma olhada nesses tópicos. Aqui e Aqui


Quando possível, poste uma foto de sua Dio, para darmos uma olhada. Lembre-se que ela precisa de no minimo 6 horas de sol direto por dia.

Bom cultivo.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Vinillyr
Newbie
Newbie
Mensagens: 20
Registrado em: 21 Nov 2013, 14:20
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 6 vezes

Mensagem por Vinillyr »

Ok. Muito obrigado pela ajuda!
Providenciarei a areia para a composição de futuros substratos.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem