Dúvidas - Dioneae

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Nina
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 27 Set 2015, 20:09
Localização: Mirassol - SP

Dúvidas - Dioneae

Mensagem por Nina »

Olá, não tenho experiência alguma com plantas, ainda mais uma carnívora, mas ganhei uma Dioneae e gostaria de alguns esclarecimentos.
Bom, essa semana vou trocar o substrato dela porque não é o correto (devo colocar areia + sphagnum ou só sphagnum?). Também já não estou mais dando água comum a ela. Até aí, acho que tudo bem.
Porém, tenho uma dúvida, minha Dionaea ainda não capturou nenhum inseto. Isso é um problema? Pensei que talvez fosse porque o substrato atual, que não é o correto, esteja lhe permitindo, juntamente com a fotossíntese, uma nutrição sem precisar dos insetos, mas que quando o substrato for substituído, por ser mais pobre em nutrientes, ela passará a capturá-los. Sei lá, pensei nisso rsrsrsr.
Também gostaria que alguém me explicasse como funciona a dormência em PCs, de quanto em quanto tempo, os cuidados nessas épocas e etc.

Agradeço se tiver mais dicas e conselhos para uma pessoa iniciante como eu. :D

Obrigada


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fotos Nina, precisamos de ao menos uma para que possamos sanar suas dúvidas. Apenas lhe adianto que a dormência por este ano já era, pois estamos na Primavera e a mesma deve ser feita no Inverno.

Em todo caso se quiser se inteirar um pouco mais acerca deste assunto eu sugiro que dedique um pouco de seu tempo a a leitura do tópico Minha 1ª experiência com dormência induzida.

Ficamos no aguardo de imagens de sua PC : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

um tópico q irá lhe ajudar sobre substrato, publicar fotos e outras, acesse:

duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html

qq duvida comente, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Nina
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 27 Set 2015, 20:09
Localização: Mirassol - SP

Mensagem por Nina »

Ainda está no substrato errado, mas já estou providenciando o correto : joia :
Imagem
(Deu certo a foto? Não sei fazer isso :( )
Editado pela última vez por Nina em 28 Set 2015, 13:04, em um total de 2 vezes.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não está visivel a imagem, qdo puder dê uma lida no último parágrafo no tópico q te passei. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Sua dionaea aparenta estar bem de saúde, assim que fizer a troca do substrato, forneça muito sol e água que ela irá adquirir a tonalidade vermelha na parte interna das armadilhas.

Sobre ela ainda não ter capturado nenhum inseto, fique tranquila pois isso é uma coisa que não acontece muitas vezes. No momento que ela realmente precisar dos nutrientes provindos de presas, ela mesmo irá capturar alguma.

Abç


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

seguinte, as minhas as vezes eu mesmo as alimento, porem tem alguns métodos... em especial as Dionaeas so comem insetos vivos ou seja eles tem que entrar na armadilha vivos, caso queira o alimento mais indicado são moscas caso consiga capturar uma viva da para ranca uma asa e faze-la ir andando tipo tocando ela ate ela entrar na armadilha... ou deixe sua PC tipo em baixo da lampada da área da casa que cai bastante bichinho e acaba sobrando um avoado para alimenta-la... (em baixo que digo e longe tipo em uma cadeira ou mesa no rumo da lampada). jamais de formigas para sua PC pois não mata ela porem numa maioria mata a armadilha que capturou ela. formigas-queimam-armadilha-de-dionaea-t4673.html


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Nina
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 27 Set 2015, 20:09
Localização: Mirassol - SP

Mensagem por Nina »

smart2, mas isso é realmente opcional, né? Posso simplesmente deixar que ela, a medida que precisar, pegue os insetos? Porque tenho um pouco de receio de colocar comida para ela e acabar matando-a :(


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A alimentação manual é opcional, sendo o ideal deixar que a planta atraia e capture suas próprias presas. Lembre-se que na natureza ninguém as alimenta, portanto...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

sim sim e opcional, por isso falei q caso queira ainda tem q lembrar que deve estar viva sua alimentação. o q pode facilitar e como disse em baixo da lampada. técnica muito usada nas pinguícula.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem