Duvidas com nova dionaea

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Sobrevive sim, corte as folhas queimadas e deixa ela repousar. Afaste a lâmpada da planta.

Se possível troque de lâmpada.

PS: Poste fotos.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Caio Cesar Siqueira escreveu:... minha dio ficou tempo demais e queimou as folhas...
Acho pouco provável as folhas queimarem por causa da iluminação artificial. Penso que queimaram por estarmos em época de dormência.
Dimas Mascarello escreveu:PS: Poste fotos.
Faço coro. : joia :

Abç


Avatar do usuário
BRUNOLUCIO939
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 122
Registrado em: 14 Abr 2014, 18:13
Localização: Rio De Janeiro-Belford Roxo
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por BRUNOLUCIO939 »

Caio Cesar Siqueira escreveu:ela tava bem bonita e ficou mais ou menos 2 horas numa lâmpada incandescente e quando tirei ela tava queimada
Não use lampadas incandescentes elas esquentam muito eu já usei delas uma vez e resultado foi um forninho :roll: ,compre lampadas flourescentes : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A planta não esta bem, aparenta estar morrendo por falta de dormência :? . Eu sugiro que induza este processo biológico nela o quanto antes ou irá perdê-la de vez :roll: .

Sinceramente, do jeito que ela esta eu não garanto que mesmo que a mesma tire um "cochilo" ela venha a sobreviver :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Concordo com o Rodrigo.

A planta não está com bom aspecto. E não há o que fazer além de induzi-la a dormência. Talves ainda dê para salva-la.

Este procedimento, normalmente deve ser realizado no período de julho a agosto (inverno). Portanto não perca mais tempo.

Abç


valeria albertin
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Jul 2014, 16:40

Mensagem por valeria albertin »

Eu tinha esta mesma duvida!!!!!se colocava no sol direto....e na chuva tbm.....


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Valéria, plantas carnívoras do género Dionaea tem que ser cultivadas a Sol pleno (mínimo de 8 horas) ou definham até a morte. Para piorar elas precisam de frio com temperaturas compreendidas entre 15/4º C para que elas possam tirar um merecido "cochilo". A falta deste período de descanso também pode ser fatal para esta PC. Quem mora em regiões aonde o Inverno é ameno/quente deve induzi-las a dormência todo ano.

Caio, remova a planta deste substrato velho e lave bem o seu rizoma/raízes. Enrole a mesma em musgo Sphagnum previamente esterilizado e em seguida acomode-a em um pote de sorvete com tampa (faça furos nas laterais para que haja troca de ar) e deixe na gaveta de frutas/legumes/verduras da geladeira até o inicio da Primavera. Conforme dito, mesmo que faça este procedimento não é possível garantir que sua planta sobreviva uma vez que o estado dela é crítico.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

valeria albertin escreveu:Eu tinha esta mesma duvida!!!!!se colocava no sol direto....e na chuva tbm.....
Valéria, só complementando o q o Rodrigo lhe explicou, com relação à chuva, não há problemas, desde q sua dionaea não seja uma plantula recém germinada. Aqui as minhas dionaeas ficam "no tempo".. é a unica forma onde consigo oferecer a quantidade ideal de sol q precisam pra se manterem saudáveis. Eu só as retiro do lugar onde estão qdo há chuva de granizo e qdo estamos no inverno, qdo faço a dormencia induzida delas... ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Olá,Caio!

Espero que dê tudo certo com a sua dio. Estou passando pela primeira dormência, então não tenho muita experiência no assunto. Mas o que posso lhe ajudar é com a iluminação artificial. Eu mesmo uso na minha dio e os resultados são incríveis! Dá uma olhadinha no tópico com as dicas que fiz. Abração e boa sorte!

Claudio

Tópico: Luz artificial


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem