Duvida - Substrato

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
ricardoluza
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Mar 2015, 11:29
Localização: Galvão - SC
Agradeceu: 1 vez

Duvida - Substrato

Mensagem por ricardoluza »

Bom dia. Sou novo no forum, nunca cultivei carnívoras e antes de começar estou com uma duvida referente ao substrato.

Em quase todas as leituras que fiz, percebi que a base do substrato é o musgo sphagnum.

Esse substrato pode ser substituído por algum sem musgo na composição? Tenho em mãos um substrato que fiz para minhas orquídeas final de semana, composto de cascas, sabugos de milho e carvão. Ainda vou adicionar areia ou isopor.

Será que as carnívoras se desenvolvem bem nesse substrato, ou é melhor eu providenciar um a base de sphagnum e areia?

Aproveitando o tópico, qual espécie me indicam para começar o cultivo? Há alguma espécie que atraia(e devore) mais insetos que outras?


Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Olha, desde que iniciei meu cultivo, fui alertado para não usar casca de pinus ou pó de coco na composição do substrato para pcs, porém acho que uma mistura de 1:1 areia e perlita dá conta do recado : joia :


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
ricardoluza
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Mar 2015, 11:29
Localização: Galvão - SC
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por ricardoluza »

Vou fazer o teste(areia e perlita). Pois na minha cidade não vai ter esphagnum pra vender. Obrigado.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Ricardo

Tem que definir primeiro qual o gênero que quer iniciar cultivando. O substrato não é exatamente comum a todas, apesar de o musgo ser a base.

Muitos teste já foram feitos para concluir que o sphagno é o melhor material. A maioria dos outros, incluso aqueles que mencionou, degradam rapidamente e/ou depois de um tempo de uso ficam tóxicos para as pcs.

Algumas Nepenthes aceitam o substrato utilizado para cultivo de orquídeas. Não serve para as Droseraceaes, incluindo a Dionaea.

Como você não tem as plantas, tem tempo para negociar a compra de musgo para o cultivo. Todas as plantas carnívoras atraem suas presas, mas se o interesse for a quantidade, as Droseras são melhores caçadoras. 8-)

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem