Duvida sobre novo ambiente para PC

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Rics
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jan 2013, 22:50
Localização: São Paulo

Duvida sobre novo ambiente para PC

Mensagem por Rics »

Galera,

Gostaria de dividir uma experiencia e pedir alguns conselhos.

Eu moro em apartamento e reservei um espaco na minha varanda para cuidar das PC's ( vide abaixo )

Antigo lar:
[img]http://imageshack.us/a/img341/5115/5498 ... 133213.jpg[/img]

Porém um dia teve uma chuva muito forte e derrubou/quebrou meus vasos e tive que fazer uma "operação de emergencia"
Eu possuia um grande vaso com terra ( para plantas ornamentais ), então recolhi todo o substrato que estava no chao ( basicamente Sphagnum ), reciclei e misturei com areia e adiconei ao vaso com terra.
A mistura ficou em 50% terra + uma camada de pedra + 25% Sphagnun + 25% areia.
Replantei minhas PCs eo resultado esta abaixo:

Novo lar:
[img]http://imageshack.us/a/img818/7126/4830 ... 799521.jpg[/img]


Isso aconteceu a 3 semanas e aparentemente as plantas estao reagindo bem e se adaptando a novo ambiente. A foto acima foi tirada alguns dias depois do acidente e as plantas ainda estavam "sentindo" a mudanca.
Vou adicionar uma foto recente em breve.


Minhas duvidas são:

- Devo separar as especies em vasos menores?
- A Terra pode atrapalhar no crescimento das PC's?
- Alguem passou por alguma situação parecida?

Todas dicas e sugestoes são bem vindas.

Rics


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na natureza uma boa parte das PCs são encontradas em solos que contêm terra e areia, porém a existência dos chamados ácidos húmicos torna o ambiente em que elas vivem extremamente ácido, o que dificulta a absorção dos nutrientes do solo.

Em milhões de anos essas plantas aprenderam a sobreviver nestes locais extraindo o mínimo possível de nutrientes do solo e, o que faltava elas obtinham capturando presas (geralmente insetos) de forma a se manterem saudáveis, o que garantiria a sobrevivência da espécie.

No cultivo temos o inconveniente da terra se neutralizar/alcalinizar como o tempo, visto que a presença do ácido úmido - oriundo da decomposição de folhas (serrapilheira) - ser limitado. Ao cultivar PCs em terra, momentaneamente elas ficam com uma aparência saudável, porém com o tempo elas começaram a sentir os efeitos da desacidificação do solo o que irá provocar danos ao sistema radicular das plantas carnívoras (não habituadas a lidar com o excesso de nutrientes), de forma que elas definharão vindo a morrer.

Resumindo, sugiro que mude de ideia e plante suas carnívoras em vasos separados, contendo apenas musgo Sphagnum + Areia. Se desejar pode acomodá-las em uma jardineira, no melhor estilo BOG (vaso sem furos no fundo) caso queira mantê-las todas juntas para uma melhor organização.

Fica aí a dica ;) .

Espero ter ajudado, até a próxima e fique na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Ficou bem legal este vaso grande com as plantas, não tem problema deixa-las juntas não.
A terra é um incognita, pode ser que atrapalhe, pode ser que não. Isso se estiver bém no fundo e as raizes das plantas não cheguem até lá e nem os nutrientes dela prejudiquem as plantas. Resumindo, terra + Carnivoras, não combina.
Se quiser correr o risco deixe como está e tente asquirir sementes/mudas das plantas que tem ai e plantar em vasos com substrato para PCs mesmo. Ou senão tente eliminar a terra, mas acho que não será uma tarefa muito fácil :roll:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Rics
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jan 2013, 22:50
Localização: São Paulo

Mensagem por Rics »

Valeu pelas resposta galera...

Como a terra esta bem funda, com uma cama da de pedras entre a terra e o sphagnum, imagino que as raizes estão protegidas por enquanto.
Vou deixar as plantas se recuperarem da troca de solo e em breve mudarei para um vaso com um solo correto.
No final de semana postarei umas fotos de como as plantas estao atualmente e direi como anda a saude das PC's!

Obrigado a todos!


Rics
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jan 2013, 22:50
Localização: São Paulo

Mensagem por Rics »

Galera,

Segue uma foto de como estão minhas PC's.
Como disse anteriormente, estou aguardando essas se recuperarem da troca de vaso e em breve vou coloca-las em vasos individuiais.

[img]http://img839.imageshack.us/img839/2920/sam2237v.jpg[/img]

Novamente, obrigado a todos pelas dicas!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A plantas aparentam estar OK, paulatinamente se adaptando ao novo ambiente. Eu peço apenas que você resista a tentação de deixá-las aonde estão, pois a médio e longo prazo as raízes delas podem entrar em contato com a terra fertilizada e aí você já sabe né; com certeza terá problemas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Rics
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jan 2013, 22:50
Localização: São Paulo

Mensagem por Rics »

Rodrigo,

Realmente é uma tentação mante-las como estão, mas pretendo muda-las de local daqui a algumas semanas.
Elas já aparentam estarem fortes o bastante para uma troca de solo, mas por precaução, vou aguardar um pouco mais!

Obrigado!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem