Duvida sobre clonagem através de leaf

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Avatar do usuário
R.Oz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 50
Registrado em: 21 Fev 2017, 09:43
Localização: Ilópolis, RS
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por R.Oz »

Paulo escreveu: Agora eu fico com uma duvida a respeito de cultivares, sabe-se que a vida média de uma dionaea é de 20 anos e que um clone já nasce com a idade da primeira planta que gerou o tal cultivar.
Muito provável que tenha vida mais curta sim. Plantas enxertadas, por exemplo, já produzem frutos no 1° ano, quando a mesma espécie, germinada de semente, demoraria anos. Ou seja, este enxerto já nasce velho.


Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

delagostini escreveu:Não estou esperançoso que surjam características novas, apenas receoso para que as da mãe não desapareçam... Hehehehe

Daí surgiu essa dúvida pq a pequena não tá muito parecida mas provavelmente seja pq ainda é muito nova!
Por Leaf ou divisão de rizoma, a nova planta vai herdar exatamente as caracteristicas da mãe, não vai perder, pois sera um clone !

:geek:


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Nossa, foi uma questão muito legal a ser levantada, e faz sentido, neste caso se os clones herdam a idade também, teriamos clones em cultivo, alguns, mais velhos que muitos cultivadores :?: :roll: :|


Paulo escreveu:Edson,

Lembra da Dolly, teoricamente o primeiro clone de um mamífero?
Pois é, ela já nasceu velha e morreu de velhice mesmo sendo jovem de nascença.

Eu estou ferrado, tenho 63 anos e por acaso fizessem um clone meu quando esse fizesse 18 anos teria um corpinho de 83 anos. :afraid:

Isso é devido aos telômeros, dê uma olhada nesse link https://www.robertofrancodoamaral.com.b ... lhecimento que está presente em todos seres vivos.

Abraços,

Paulo


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Vitor Meireles escreveu:...Nossa, foi uma questão muito legal a ser levantada, e faz sentido, neste caso se os clones herdam a idade também, teriamos clones em cultivo, alguns, mais velhos que muitos cultivadores :?: :roll: :|
então, isso q me fez levantar este assunto. e a pinguicula aphrodite q só se reproduz por leaf's, como ainda a temos?

sei q melhor parar por aqui, senão a gente endoidece, :lol: :lol:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Edson Poscai escreveu:
Vitor Meireles escreveu:...Nossa, foi uma questão muito legal a ser levantada, e faz sentido, neste caso se os clones herdam a idade também, teriamos clones em cultivo, alguns, mais velhos que muitos cultivadores :?: :roll: :|
então, isso q me fez levantar este assunto. e a pinguicula aphrodite q só se reproduz por leaf's, como ainda a temos?

sei q melhor parar por aqui, senão a gente endoidece, :lol: :lol:

kkkkk, Edson, o pior de tudo é que ela se chama Pinguicula aphordite, tem basicamente o nome da ''deusa grega do amor'' e é estéril ! :| :lol:


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Paulo escreveu:sabe-se que a vida média de uma dionaea é de 20 anos
agora... parei para pensar aqui... entendo que planta não tem idade máxima... morem sim mais não por velhice... claro que em 20 anos a chance de uma planta pegar um fungo brabo e grande, mais pensa, que diferente da natureza aqui cuidamos delas ao menos tentamos e se pensar você pode entrar em uma mata que você não vai achar uma figueira morrendo de velhice ou outra arvore qualquer, enquanto ela tiver suas necessidades sustentadas (água, sol e nutrientes que na vdd e alto suficiente) ela não irá morrer, penso que isso vale para qualquer planta, veja algumas arvores que sobrevivem a centenários, e não se acha uma arvore morta em pé por velhice... ao menos eu nunca vi...

quanto a Pinguicula aphordite... seguinte, uma flor tem apenas 1 finalidade que e produzir sementes... se ela produz flor então ela produz sementes viáveis, a questão na vdd e que algumas tem alguns métodos de proteção mais complexos como exemplo são as saracenias e nepenthes, as nepenthes mais ainda que tem sexos diferentes... muito provavelmente a Pinguicula aphordite seja a mesma coisa, alguma polinização cruzada ou em tempos mais exatos, vi em um documentário que certas plantas tem certos insetos próprios para sua reprodução, posso sitar por exemplo a Castanha do pará, que depende diretamente e exclusivamente da cutia que é o único roedor capaz de perfurar sua casca e q tem o abito de enterrar algumas sementes. se as cutias forem extintas as castanheiras tb sucumbirão... assim são varias especies.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Ricardo,

Esses 20 anos eu descobri lendo alguns artigos. Essa é a média em condições ideais. Todo ser vivo tem um tempo de vida pré determinado.
Algumas plantas podem chegar a milhares de anos, se não me engano a oliveira mais velha conhecida tem 4000 anos.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
R.Oz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 50
Registrado em: 21 Fev 2017, 09:43
Localização: Ilópolis, RS
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por R.Oz »

Boa questão.
Também vou parar por aqui....hehehehehe....
mas estive pensando: no clone, leaf, rizoma, alporquia, estaca... as plantas possuem as mesmas características da original e a mesma idade 'biológica' mas não a mesma idade 'fisiológica'...
ou seja, penso que a planta velha tem lá sua idade celular avançada, o que a pode fazer morrer, pois apodrece galho, tronco, raiz (nada dura para sempre não é), e as partes novas dela acabam pagando o preço do conjunto 'velho'.
Então, ao retirar um leaf, herda-se a idade biológica da planta, mas com células novas! Ou seja, idade quase 0!!

Será que fui pelo caminho correto?


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Primeiro obrigado pelos esclarecimentos a respeito das características do clone.

Mas agora me deixaram com uma nova dúvida e talvez, se eu compartilhar uma experiência ajude a resolver ou a piorar essa dúvida (minha e de vocês)

Trabalho numa industria que fabrica equipamentos para a cultura da cana de açúcar e não sei se é do conhecimento de vocês mas a cana se reproduz por gemas (chamada de clonagem natural - https://biologiabiotecnologia.blogspot. ... em_10.html - assim como entendo ser o leaf ou rizoma cutting de diversas PC)
A cultura da cana precisa ser renovada sempre pois o nível de sacarose nas plantas cai a cada ano e por conta disso é dificil encontrar um produtor que fique com sua cultura por mais de 5 anos sem fazer a renovação. Salvo exceções em que ele vá mudar a variedade da espécie, eles costumam pegar as gemas das plantas que estão sendo retiradas e se elas carregassem a idade da planta mae, teríamos novas plantas praticamente com o mesmo nível de sacarose das antigas, correto?

Creio que nos casos de clones naturais - dionaeas entram aqui até onde consegui observar pois vejo que os clones as vezes surgem do nada, sem nenhuma interferência humana - essa questão da idade não seja carregada para a próxima planta mas como disse o amigo ali pra cima, nunca fui muito bom em biologia portanto posso estar falando uma besteira das grandes! :D


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Matheus,

veja se consegue falar com um biólogo e pede a opinião dele.
pegar as gemas das plantas que estão sendo retiradas
ou seja utiliza-se como fonte a última safra/colheita e esta renasce com a energia de uma nova planta.

é pessoal, a idade cronológica acho não ter nada a haver com a idade biológica da planta, ou termos exceções.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem