Duvida para montar Seedlings

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Duzao
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 85
Registrado em: 28 Mar 2013, 22:28
Localização: Lins/SP e Maringá/PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Duvida para montar Seedlings

Mensagem por Duzao »

Galera eu to esperando umas sementes que encomendei chegar e quando chegar queria fazer um post aqui com fotos e tal pra ajudar a galera a entender melhor e tambem pra saber se fiz tudu certo mas, antes estou com uma duvida: andei pesquisando pra ver a melhor forma de plantar e vi que tem gente que poem as sementes pra germinar em papel toalha e funciona. Eu gostei do metodo pq tem como vizualizar melhor a germinaçao.

Alguem mais experiente poderia me tirar essa duvida? È possivel usar algodao ou papel toalha?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Eduardo,

Não recomendo o método mas é possivel sim germinar em algodão ou papel toalha.

Abç


Online
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

MarcielS escreveu:Eduardo,

Não recomendo o método mas é possivel sim germinar em algodão ou papel toalha.

Abç

Bom,


Para sementes que vou dar um banho de GA3 eu uso algodão que é neutro, papel toalha é alcalino.
Eu prefiro abrir um pedaço de algodão em duas partes colocar as sementes e depois dobrar, assim as sementes ficam mais fáceis de manusear do que ficar pescando no meio da solução.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

Acho que ele quer experimentar todo o processo de germinação apenas no papel/algodão.

Abç


Online
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,

Pelo pouco que sei penso que algodão não dê para usar.
O único algodão que conheço é o de farmácia, tirando roupas é claro, e ele é tão compactado que mesmo desfiando não dá para as germinações criarem raízes.

O papel quando molhado também fica muito compactado e além de tudo é alcalino.


Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
Que espécie você está tentando germinar?
Que materiais você já tem disponiveis ai?

Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Duzao
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 85
Registrado em: 28 Mar 2013, 22:28
Localização: Lins/SP e Maringá/PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Duzao »

Entao, seram sementes de droseras e dioneia ( comprei o kitzinho da carnivoras shopping) e vem sphagnum tb... È que eu uso o metodo do algodao com as mudas que eu faço, por exemplo de maçã e quando elas soltam a pontinha da raiz eu ponho na terra... entao tava pensando em assim q saisse o pontinho branco da raiz ja colocar no substrato. Mas se for melhor farei no sphagnum msm era soh a questao de acompanhar melhor pq no algodao tem contraste por ele ser branco e as sementes escuras.

Outra coisa quando eu for fazer o post com as fotos e tudu seria melhor em qual forum? Aqui no de iniciantes msm?


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Duzao escreveu:Entao, seram sementes de droseras e dioneia ( comprei o kitzinho da carnivoras shopping) e vem sphagnum tb... È que eu uso o metodo do algodao com as mudas que eu faço, por exemplo de maçã e quando elas soltam a pontinha da raiz eu ponho na terra... entao tava pensando em assim q saisse o pontinho branco da raiz ja colocar no substrato. Mas se for melhor farei no sphagnum msm era soh a questao de acompanhar melhor pq no algodao tem contraste por ele ser branco e as sementes escuras.

Outra coisa quando eu for fazer o post com as fotos e tudu seria melhor em qual forum? Aqui no de iniciantes msm?
Olá,
Sementes de carnívoras geralmente germinam em meio moderadamente ácido, se for usar o algodão tente usar um agente acidificante.
Recomenda-se o uso de GA3 nas sementes de dionaea, dependendo das droseras que você comprou podem ser semeadas diretamente no substrato/algodão.

Se você for descrever com fotos a meneira que você vai semear suas seeds, talvez seja melhor você postar nas tecnicas...ou nas ideias e projetos...etc
Dê uma pesquisada no fórum e baseado no que você ker postar, escolha o topico adequado na sala mais indicada.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Duzao escreveu: ...sementes de droseras e dioneia...
...eu uso o metodo do algodao com as mudas que eu faço, por exemplo de maçã...
...quando elas soltam a pontinha da raiz eu ponho na terra...
...questao de acompanhar melhor pq no algodao tem contraste por ele ser branco e as sementes escuras.
Eduardo,

Sementes de Dionaea são como as sementes de maçã, porém minúsculas.
E você vai se surpreender quando descobrir o tamanho das sementes de Droseras. :roll:

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Estou acompanhando de perto esta discussão, pois percebi que daqui sairia coisa boa :D . Bom, nunca tentei germinar sementes de PCs em algodão ou papel toalha (desconhecia inclusive que este último fosse alcalino), porém descobri um tópico no CPUK que descreve uma experiência semelhante a que esta tentando realizar Eduardo:

Próxima geração de Pinguicula a caminho

Vale lembra apenas que as espécies que ele conseguiu germinar nesse meio são PCs que vivem em solos com PH levemente ácido, puxando para o neutro e, quiçá alcalino : joia : . Talvez por isso ele tenha obtido tão alta taxa de germinação ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem