Duvida para montar Seedlings

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Avatar do usuário
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 03 Mar 2013, 00:13
Localização: Duque de Caxias - RJ
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por anairda »

eu também compre e estou esperando um kit desses do carnívoras shopping e veio ao meu e-mail as instruções de plantio. lá diz que a germinação deve ser feita em algodão, papel toalha ou sphangnum ralado. e as sementes de dionaea dele ñ precisam passar por estratificação a frio pq são frescas, mesmo assim lá ensina também como faze-lo. ele disse que as germinações q ele faz são fitas em papel toalha :shock: . ai nós que estamos começando ficamos muito confusos com tantas informações diferentes :afraid: . será que aqui no fórum tem esses passo a passos de como plantas cementes? se ñ tiver gostaria de saber como vcs costumam fazer pois quando as minhas cementes de droseiras chegarem irei abrir um tópico sobre isso. : joia :


cuidado com oque você deseja, pois pode se tornar realidade!!!
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Adriana,

Você vai ficar espantada quando vir pela primeira vez o tamanho das sementes de Droseras. São do tamanho de um grão de pó. :shock:

Manipular sementes e plantulas desse tamanho é devéras complicado. E qualquer manuseio gera estresse.

Como já disse, germinar em algodão/papel é possivel, apenas acho que é trabalho a tôa, pois terá de replantá-las assim que começarem a germinar, enquanto no substrato não terá este trabalho.

As sementes de Dionaeas são maiores, como mini-sementes de maçã. Estas sim daria para ver germinar no papel/algodão.

Consideremos que tudo o que for feito, certo ou errado, é positivo para o conhecimento. Mesmo assim, continuo a não recomendar o método.

Abç

ps este tópico do Paulo fala bastante sobre como ele germina seeds de Dionaea


Avatar do usuário
Duzao
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 85
Registrado em: 28 Mar 2013, 22:28
Localização: Lins/SP e Maringá/PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Duzao »

Galera muito obrigado mesmo pelas respostas... a discussão foi muito produtiva xD Acho entao que como é meu primero seedling melhor eu fazer no musgo pq ae nao tem o problema de ficar manuseando elas do algodao pro musgo e é um metodo que sabemos que vai dar certo ( se eu nao fizer nada errado EHAUehuehau ).

Estou com provas na faculdade inclusive amanha (pleno sabado) mas acho q amanha a noite vou conseguir fazer e ae vo tirar umas fotos pra postar no forum. Brigadao galera xD


Avatar do usuário
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 03 Mar 2013, 00:13
Localização: Duque de Caxias - RJ
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por anairda »

posta sim duzao, eu ainda ñ recebi minhas sementes mas poderei ver o q você vai fazer pra eu fazer também. :D
da uma olhada nesse link: drosera-intermedia-t3576.html lá o rdrgobra ensina como fazer uma mini estufa para as sementes. vlw : joia :


cuidado com oque você deseja, pois pode se tornar realidade!!!
Avatar do usuário
Duzao
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 85
Registrado em: 28 Mar 2013, 22:28
Localização: Lins/SP e Maringá/PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Duzao »

Vou postar sim xD as minhas chegaram hj ( 2 dias depois que ele postou ) amanha creio que de tempo de montar.


Avatar do usuário
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 03 Mar 2013, 00:13
Localização: Duque de Caxias - RJ
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por anairda »

eu plantei sementes de drosera intermedia tem umas 2 semanas, mas ñ coloquei em estufa e atá agora nada :( . ai resolvi comprar outras sementes e fazer como o rdrgobra disse pra fazer no link q te mandei.


cuidado com oque você deseja, pois pode se tornar realidade!!!
Avatar do usuário
Duzao
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 85
Registrado em: 28 Mar 2013, 22:28
Localização: Lins/SP e Maringá/PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Duzao »

interessante o esquema que ele faz... o problema é que com outras sementes que germino quando fica fechado assim cria muito fungo vo tentar sem fazer isso pra nao correr o risco de perder as sementes. O negocio é ir tentando e melhorando :P


Avatar do usuário
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 03 Mar 2013, 00:13
Localização: Duque de Caxias - RJ
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por anairda »

é verdade, eu semeei drosera intermedia sem a estufa e até agora nada :( mas vou esperar pra ver no que dá. boa sorte pra nós! : joia :


cuidado com oque você deseja, pois pode se tornar realidade!!!
Avatar do usuário
Edmax38
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 98
Registrado em: 10 Fev 2014, 00:21
Localização: Fortaleza CE
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Edmax38 »

Pó galera ,da pra gente falar o portugués ? rsrsrsrsrs bricadeira xd seguinte ,eu adquiri um kit tambem no mercado livre e observei em um topico anterior a forma de plantar as sementes das PC´s !
Agora achei este aqui e fiquei em duvidas a qual eu deveria adotar para ter sucesso na minha primeira experiencia com as PC´s !
no topico que eu li era pra colocar as sementes diretamente sob o substrato ,e neste ja estou vendo dois tipos distintos de metodo!
qual procedimento correto e que me daria maior aproveitamento para estas especies?
05 Sementes Dionaea muscipula
30 sementes de Drosera burmannii
10 sementes Drosera intermedia
10 sementes Drosera capensis var alba
Eu agradeceria se alguem com maior experiencia me desse uma dica mais proveitosa quanto a germinação das sementes! eu não fasso ideia de quando as mesmas foram colhidas acredito que deva vir com uma data etc... mas com qual tempo posso semear as mesmas diretamente sem utilizar a refrigeração das sementes?
Att: Edson Chaves


“Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada!”
Edmund Burke
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Edson, eu sugiro que leia com atenção as informações contidas nos links abaixo:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Creio que isto baste para sanar suas dúvidas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem