Dúvida em projeto de estufa

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
scorpion
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Abr 2015, 15:32
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Dúvida em projeto de estufa

Mensagem por scorpion »

Olá pessoal, moro em apartamento e por isso vou construir uma pequena estufa para cultivar as plantas que tenho.

Vou fazer uma estufa de alguns andares porém pretendo fazer ela com uma profundidade de aproximadamente 20 cm.

Estou com algumas dúvidas e gostaria da opinião de vocês:

1- altura ideal para cultivar: dionaeas, drosera spatulata ,drosera peltata(comprei as sementes mas ainda não chegou), pinguicula reticulata (comprei as sementes mas ainda não chegou).

2- vou usar cooler para ventilar mas no caso será mais eficiente se o cooler jogar ar para dentro e fazer o ar circular e o quente sair por outras saídas ou tirar o quente e o frio entrar por uma entrada?

3- Pensei em usar lâmpadas led, mas qual a potencia que é indicada?

Podem me ajudar nas questões da altura ideal, ventilação e iluminação?


Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Leonardo.

Como seria uma estufa de alguns andares?

Os 20cm de profundidade é relativo a quantidade de substrato? Os leds utilizados devem ser com a máxima potencia possivel, e nao são baratos.

A ventilação deve ser condizente com a temperatura interna dentro da estufa.

Bola um rascunho do projeto para que todos possam ajudar. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,

Parece que temos o mesmo problema com relação a espaço.

O ideal seria você postar um desenho com as medidas e assim poderemos lhe dar uma resposta melhor.

Eu tenho um estufa com 30cm de profundidade, 40cm de altura e 1,20m de comprimento.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
scorpion
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Abr 2015, 15:32
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por scorpion »

Me desculpem a simplicidade mas não estou em casa dai estou sem o PC mas fiz, um rascunho num caderno e acho que para demonstrar a ideia servirá.
[img]https://oi58.offline/voqv51.jpg[/img]
Na imagem eu não coloquei o cooler mas ficará em uma das laterais da prateleira de cima.


Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,


Esse nesse seu projeto está faltando iluminação, eu venho acertando a minha desde 2010.
No momento ela está como na foto abaixo.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1167[/thumbnail]

Ela é forrada no teto e na parede do fundo com papel alumínio e a parte escura da frente e nas laterais também é papel alumínio.
Hoje ela tem 2 lampadas tubulares de 20w e 3 econômicas de 23w cada. Tem um timer que liga as 7hs e desliga a 21hs.
Do lado direito tem um ventilador que joga o ar quente para fora e tem um termostato que controla isso.

Ela já foi forrada inteira com papel alumínio e um plastico protegendo, mas a temperatura subiu demais e cozinhou as plantas, então deixei uma abertura em baixo de 15cm para que isso não aconteça mais.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
scorpion
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Abr 2015, 15:32
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por scorpion »

Legal, vou usar as informações que você passou em consideração antes de terminar o projeto. O papel alumínio eu já iria usar mas esqueci de mencionar. Quero fazer algo que deixem as pcs bonitas e saudáveis mas a falta de espaço faz com que eu tenha que me virar nos 30 pra montar um projeto bonito e de um tamanho legal.


Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
Procure por meu projeto "estufante" e veja se te atende, confesso que está desatualizado mas ainda serve como inspiração para muitos.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
scorpion
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Abr 2015, 15:32
Localização: Blumenau SC
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por scorpion »

Olá pessoal, nesse momento já tenho a estufa montada(mentalmente) e vou montar fisicamente hoje ou amanhã. Ela terá: 1,10 m de comp x 35cm larg x 35cm alt. Revestirei o fundo(lado interno) com material impermeável pois pretendo deixar uma camada com água e as paredes internas vou revestir com material refletivo para auxiliar a iluminação. Vou fazer algumas entradas e saídas de ar mas estou com dúvida sobre a iluminação, pretendo colocar 2 x 14w + 2 x 23w. Pretendo colocar na estufa: droseras, Dionéias, usar como UTI e para germinação. Será que essa iluminação será suficiente?


Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem