Dróseras com Dioneias convivem bem?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
vilourenco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 110
Registrado em: 29 Jun 2017, 14:46
Localização: São Carlos-SP
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Dróseras com Dioneias convivem bem?

Mensagem por vilourenco »

Pessoal,

Vale a pena jogar umas sementinhas de dróseras pra viver com as dioneias (já germinadas, jovens)? Tô pensando em deixá-las juntas.

Obrigado


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Acredito que não tenha problema, mas não sei ao certo kkk quanto as dios ja maiores sem problemas : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Dependendo do espaço não é uma boa ideia.
Mesmo sendo apenas de dionaeas já dá problemas no mesmo vaso, porque algumas crescem mais do que outras. Eu já tive problemas com isso.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Rick99 »

Acho melhor evitar, a menos que você ter nha um espaço grande no vaso que dê um espaço legal uma da outra para elas se desenvolverem bem


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Contrariando as opiniões anteriores, venho pra dizer que em 100% dos meus vasos de dio, tenho droseras! tenho como objetivo economizar espaço e prevenir gnat.
Tento ter inclusive utricularias também (essas ainda não consegui colocar em todos mas aos poucos vão se espalhando) para formar um microambiente completo e dessa forma maximizar a proteção.

As raízes das dio são poucas e são verticais. As das droseras são extremamente finas e não ocupam muito espaço no substrato apesar de também serem muito longas. As das utriculárias são bem pequenas e superficiais (pelo menos das que tenho aqui) então não causa conflito por espaço.

Apesar de eu ter aqui, não recomendaria droseras como a finalysoniana, hartmeyrorum e madagascariensis por exemplo pois são espécies que crescem muito e tendem a deitar no substrato... Não que faria algum mal às dio mas de uma forma ou de outra, acabariam competindo com ela (diferente de droseras como intermedia, burmannii, etc. que são pequenas e que não tem força para segurar as presas que seriam pegas pela dio.

Um dos exemplos que tenho:
[thumbnail]https://oi64.offline/152bxb5.jpg[/thumbnail]


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

delagostini escreveu:Contrariando as opiniões anteriores, venho pra dizer que em 100% dos meus vasos de dio, tenho droseras! tenho como objetivo economizar espaço e prevenir gnat.
Tento ter inclusive utricularias também (essas ainda não consegui colocar em todos mas aos poucos vão se espalhando) para formar um microambiente completo e dessa forma maximizar a proteção.

As raízes das dio são poucas e são verticais. As das droseras são extremamente finas e não ocupam muito espaço no substrato apesar de também serem muito longas. As das utriculárias são bem pequenas e superficiais (pelo menos das que tenho aqui) então não causa conflito por espaço.

Apesar de eu ter aqui, não recomendaria droseras como a finalysoniana, hartmeyrorum e madagascariensis por exemplo pois são espécies que crescem muito e tendem a deitar no substrato... Não que faria algum mal às dio mas de uma forma ou de outra, acabariam competindo com ela (diferente de droseras como intermedia, burmannii, etc. que são pequenas e que não tem força para segurar as presas que seriam pegas pela dio.

Um dos exemplos que tenho:
[thumbnail]https://oi64.offline/152bxb5.jpg[/thumbnail]
Concordo 100% ! Depois de anos de cultivo percebi que as droseras e utricularias são excelentes para o combate de gnats e outras pragas no substrato, no meu cultivo deixo elas misturadas com dios e sarras. Tambem percebi melhoras utilizando musgo vivo.


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem