Drosera Derbyensis - por que tão cara?

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Drosera Derbyensis - por que tão cara?

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


O que tem a drosera derbyensis para ser tão cara?
Eu vi um anuncio no Ebay do CZP vendendo um tubo com 2 plantas fruto de cultura de tecido pela bagatela de 45 usd.
Ela é linda, mas o valor é salgado demais.

[thumbnail]https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... is_ne1.JPG[/thumbnail]

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Tem razão Paulo,

Ela é realmente linda e cara. :shock:

E eu que vi uma N.lowii x truncata squat, mas a 300 R$ infelismente está fora do meu orçamento atual.

Abç


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
Realmente ele é uma bela planta, difícil de se encontrar a preços convidativos e tb complicada pra aguentar a viagem que nao seja por EMS.
Já tive uma muda dessas mas a perdi :( aliás há 2 anos eu tinha bastante coisa do complexo e fui perdendo. Hj tenho uma paradoxa sobrevivente.

Paulo, as vzs qdo compramos plantas vindas de TC somos iludidos pelo fato de vir mais de uma planta, porem isso é feito justamente para tentar reparar as perdas durante a viagem e ou aclimatação extra- vitro.

Recebi muitas seeds hj, vou colocar no site e sabendo que você deseja essa menina, vou falar com uns amigos da Europa.

Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, quando o Allen Lowrie (pesquisador australiano) descobriu esta espécie de Drosera em meados dos anos 90, houve um tipo de "caça" a mesma, ou seja, todos queriam ela e pelo que pesquisei muitos não tinham o menor pudor de coletar, primeiro sementes e, quando perceberam que era custoso germinar e manter viva esta PC até a fase adulta, eles passaram a remover a planta inteira :x .

Foi aí que o governo australiano proibiu que esta planta e muitos outras PCs, fossem obtidas na natureza e quem desobedecer a lei paga pesadas multas, além de ser processado por crime ambiental. As espécies que são vendidas hoje em dia provêm daqueles "espertinhos" que as obtiveram antes de ser promulgada a proibição de sua coleta ;) . Sendo eles detentores de tal espécime raro, os mesmos cobram o preço que bem lhes aprouver.

É aquela velha história, todos pagam pela ganância e lucro de poucos :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Então pelo que entendi as que estão vendendo é clone de clone e fico imaginando também além do transporte o transplante.
Carlos,
Não esquenta a cabeça, porque enquanto não houver uma definição de mudança não dá para ter plantas que precisam de muita luz.
Eu tenho algumas droseras que estão lindas, mas para vê-las preciso tirar da estufa. : maluco :

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ainda tem mais um detalhe Paulo, esta PC necessita de plantas não-irmãs para realizar a polinização, ou seja mesmo que você adquira duas delas provenientes de TC (tissue culture), jamais obterá sementes pelo simples fato de serem clones do mesmo vegetal ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Vocês estão corretos, a tendência é que o clone já seja de 5ª geração em diante...o que já gera uma preocupação no transporte já que existem pessoas que não aconselham clonar plantas obtidas de muitas clonagens sucessivas.

Não vou jogar água no seu chopp agora....vou pedir umas fotos de droseras recebidas provavelmente do lugar que você se interessou e te mostro. Elas foram enviadas para os USA, ou seja, chegaram mais rapido do que aqui.

Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Carnivoras_Online escreveu:Vocês estão corretos, a tendência é que o clone já seja de 5ª geração em diante...o que já gera uma preocupação no transporte já que existem pessoas que não aconselham clonar plantas obtidas de muitas clonagens sucessivas.
Eu não tinha aventado a hipótese da progressiva degradação da espécie pelas consecutivas clonagens e, sendo assim, creio que não valha a pena correr o risco de importar tal planta para vê-la morrer do nada sem que se saiba o que se sucedeu com a mesma.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem