Drosera capensis estranha

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Drosera capensis estranha

Mensagem por WFERnando »

Oi gente, tudo bem?

Então gente, de uns dias pra cá venho notando que a minha D.capensis está estranha demais.
Depois que ela tomou chuva, está há dias sem mucilagem, só algumas poucas gotinhas. E o que está me intrigando. Do nada umas folhas apareceram com a pontinha "queimada" e uma nasceu sem os tentáculos :|

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Eu não mudei em nada o cultivo dela, e o único evento que aconteceu de diferente foi a chuva! Ela está sendo mantida com água no pratinho, que troco de 2 em 2 dias, plantada no sphagnum puro e sol direto durante umas 4 horas.
Me ajudem :(


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

Fernando,

Todas as plantas pegam chuva in-habitat, portanto, não se preocupe se sua planta "se molhar" um pouco.

A mucilagem nunca volta por completo apos a folha ser molhada, apenas volta em pouca quantidade... Para uma melhor recuperação, forneça bastante água, e ela faz o resto sozinha ;)

A ponta queimada, e a sem tentáculos, talvez possam ser alguma mutação ou defeito na formação dela, mas também podem ter sido causadas por pragas ou parasitas, tal como o Fungus gnat ou pulgões... veja em suas plantas se voce encontra algum foco deles, caso encontre, tente erradica-los o mais rápido possivel!

Boa sorte com ela, espero que se recupere!
: joia :


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Ontem procurei fungos, essas coisas mas tá tudo normal no substrato e nas folhas, só umas velhas que estão começando a escurecer agora.
Tinha aparecido em uma folha só, agora tem duas com essa ponta queimada.
Devo cortar essas folhas?


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

Bom,
Na verdade, Fungus Gnat não e fungo, ele e uma especie de mosquito minusculo que solta muitas larvas, e estas larvas "comem" as raízes das plantas, debilitando-as...

Eu, corto estas folhas, pois tenho medo de a "queimadura" se espalhe pelo resto da planta...

Minha capensis já teve um problema como este, ela queimava todas as folhas que soltava, mas o jeito, foi paciência... Hoje, ela esta quase abrindo as flores da segunda haste :)


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Oi Fernando e oi Matheus,Fungus gnat só debilitaria uma planta bem jovem,quando adulta ela não ocorrem grandes danos.No geral a ponta das folhas de meu exemplar de D.capensis só queima quando o tempo está muito quente ou a existência de pulgões,que é bem comum nessa especie(sabe se lá porque :roll: ).
Quanto a mucilagem como o próprio Matheus disse não retorna totalmente na D.capensis,mas em D.indica volta completamente mesmo depois de uma chuvarada,desde que a folha seja nova,enfim depende de espécie pra espécie.
t+ : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

gente, reparei agora que as folhas também não estão se desenvolvendo direito :S
[img]http://www.brimg.info/uploads/9/0fb7dea7b4.jpg[/img]

Não se se vocês conseguem ver essa folha que eu foquei, a que está em desenvolvimento...
E tem essa outra também que não abriu completamente, e também está com a ponta queimada [desculpem pelas imagens, estou sem celular]

[img]http://www.brimg.info/uploads/2/fe893b040b.jpg[/img]
Geral da planta...

Tô preocupado :S


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Então Fernando, como o Matheus já adiantou, na natureza as plantas "tomam banho" o tempo todo, en~tão a chuva não é problema, porém se puder evitar a chuva sobre drosera é sempre bom, pois em outras espécies a chuva é fatal (Pelo menos aqui) por exemplo, já perde umas 5 droseras adelae devido a chuva. Já as pontas queimadas tem diversos significados, pode ser adaptação, sol excessivo... Porém é melhor cortar somente a parte queimada da folha e ver no que dá, caso se espalhe corta a folha inteira.
Já o fato da planta nascer sem tentáculos, PODE ser uma mutação ou adaptação, por exemplo aqui uma vez nasceu uma folha de drosera intermédia sem tentáculos, porém com a folha totalmente coberta por uma única "gota" de mucilagem, só toma cuidado com os fungos, que já mataram váras droseras por aqui e a primeira característica é a perda de mucilagem.
Boa sorte aí! T+


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Eu estou com medo de perde-lá :S


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Está com cara de ser culpa do calor, aqui quando está muito calor elas ficam assim, com as folhas menores e até deformam, mas não se preocupe pois ela é bem resistente, pelo menos as minhas são.
Ou talvez seja o substrato, se for substrato velho ela fica feia mesmo, tenho umas num vaso que antigo de uns 3 anos atraz que tão bem mais feias que a tua :mrgreen:

boa sorte


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Não se preocupa não,como o Felipe falou elas são bem resistentes,são consideradas por muitos a drosera mais resistente...Ela não gosta muito do calor porque vive naturalmente numa região subtropical(África do Sul)e prefere temperaturas mais amenas,se bem que ela se adapta ao calor intenso mesmo assim,espere que aos pouco ela melhora.Por acaso você transplantou ela ou comprou/ganhou a pouco tempo ?Pode ser adaptação...
t+ : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem